Autor: Moisés Alves Pimentel
Escola de Negócios Europeia de Barcelona - ENEB
Data:07/03/2021
ENUNCIADO
A empresa de calçados esportivos Link tem lojas em todo o país e muitas outras em projeto. Seu produto foi muito popular durante os anos 90 e depois de mais de 20 anos durante os quais a marca era praticamente invisível, dois anos atrás voltou com força após um grande trabalho em todas as áreas da empresa.
O produto tem um design atual, seus materiais são inovadores, seu preço é competitivo, mas muitas pessoas não conhecem a marca e são relutantes em comprar o produto. A competitividade é feroz e a empresa sente a necessidade de fazer com que esses jovens, o público-alvo do produto, conheçam a marca e comprem seus produtos.
Recentemente, eles contrataram um Social Media Manager, que insistiu na importância de ter alguém dedicado exclusivamente ao papel de Community Manager, para trabalhar na web e atrair, usando todas as ferramentas a sua disposição, o público mais jovem.
PEDE-SE 1.
Tendo em conta o enunciado, e que você tenha sido designado como o novo Community Manager da empresa, detalhe o plano que seguiria com a intenção de gerenciar, construir e moderar a comunidade de seguidores da marca e empresa que representa.
1.Introdução
A calçados esportivos Link, com lojas espalhadas em todo o país, ápos restruturar todas as áreas da empresa, visa ampliar o conhecimento de sua marca e alcançar o público jovem com seus produtos.
Com isso a organização conta com design atual, produtos inovadores e preços competitivos para conseguir fazer sua marca tomar força e ser popular como era na decada de 1990.
2.Análise do produto
O público jovem esta conectados nas midias eletronicas e por isso se faz necessário o investimento nas mídias sociais para divulgar a marca e fazer conhecida entre o público-alvo.
Após avaliação e acompanhamento no departamento de marketing da empresa pode-se observar que a organização não atua de forma direta nas redes sociais e o seu site não é atualizado a tempo, não possuindo blog, mídias sociais que possa ajudar a divulgação da marca.
A sua concorrência é feroz e bem mais estruturada no quesito mídias social, como Facebook, Instagram, Pinterest e outras. Ela foi escolhida de forma aleatória de acordo com as primeiras que apareceram no site de busca do Google.
Foram separadas três concorrentes com que são:
- Netshoes.com.br;
- Centauro.com.br;
- Jorgebischoff.com.br.
As três concorrências atuam nas mídias sociais, possuindo paginas no Facebook, Instagran, youtube e outras. Atua-se com informações da empresa, produto e digas de produtos, relacionado à saúde, diversão, esporte para o seu público-alvo.
Pode-se observar que existem muitas empresas conhecidas ou não que atuam de forma agressiva no uso das mídias sociais para divulgação da marca e aumentar as vendas.
O seu produto é voltado para um público que interessa em esportes, lazer, diversão e já possui como consumidor um nicho mais adultos que já conhecia a marca.
O consumidor mais antigo já conhece a marca e sabe da qualidade, preços e a seriedade da Link com seus produtos e por isso que continuam a comprar seus produtos deste a década de 1990.
A organização agora deseja alcançar um público jovem, com sua proposta de desgin inovador e preços competitivos, através das mídias sociais e estilo próprio, devido seu design inovador, procura falar em seu site, blog, etc de assuntos voltados a esporte, lazer, saúde.
E periodicamente realizar auditória interna para avaliar e medir o sucesso da implantação da nova estratégia de atuação nas plataformas sociais e avaliar recursos internos e econômicos para canalizar futuros investimentos ainda maiores nas mídias sociais.
Análise DAFO
3.Objetivos
- Relançamento da marca, voltada para o público jovem;
- Fortalecer a marca;
- Aumentar a vendas;
- Melhor o contato, serviços e fidelização com os clientes;
- Posicionamento nas redes sociais para aproximar do seu público-alvo ;
- Aumentar o número de visitantes no web site;
- Conhecer melhor o consumidor;
- Proporcionar atenção ao usuário e coleta de feedbacks.
4.Redes Sociais
A principio a empresa investirá na em rede sociais, juntamente com o departamento de marketing e o Community Manager. Será escolhido três diferentes plataformas para divulgar a marca e alcançar o público mais jovem, com linguagem característica para este público.
A criação de um blog com assuntos interativos para saúde, lazer, esportes, celebridades para fortificar os produtos da Link com a comunidade. É através dele que abrirá portas para explorar a marca, levando informação para o leitor.
Conforme o site da Neilpatel podemos destacar algumas características positivas com o uso do blog que são:
- Mais de 409 milhões de pessoas acessam mais de 20 bilhões de páginas mensalmente;
- 77% dos usuarios de internet leem blogs regularmente;
- Mais de 4 milhões de blog posts são criados todos os días.
Também será criado uma página profissional no Facebook, onde 96% acessam por meio de smartphones ou tablets. A comunicação será adequada para esta plataforma devido o atuação ser mais emotiva entre os usuarios.
E ao curtir a página o usuario tornará seguidor e com isso possibilitará de sempre ver as publicações da marca ou empresa.
O mesmo é uma das redes sociais mais acessada por todo mundo, principalmente pelo público jovem, de acordo com dados apresentados pela blog Twist.systems abaixo:
- É a rede social mais utilizada mundialmente, som mais de 2 bilhões de cadastrados, dos quais 57% são homens e 43% mulheres.
- 32% entre 13 e 17 anos de idade;
- 6% têm entre 13 e 17 anos de idade;
- 27%, entre 18 e 24;
- 16%, entre 35 e 44;
- 10%, entre 45 e 54;
- 6%, entre 55 e 64;
- 4%, acima de 65 anos.
E o Instagram por ser uma rede social inteiramente visual, atuará mais com concurso, humanizando a marca com situações especiais da organização, colaboradores, etc. O Instagram hoje é a principal rede de compartilhamento de fotos hoje são mais de um bilhão de contas cadastradas, dos quais:
- 49,7% são homens e 50.3% mulheres;
- 33%, entre 18 e 24 anos;
- 6% dos cadastrados possui idade entre 13 e 17 anos;
- 16%, entre 35 e 44 anos;
- 9%, entre 45 e 54 anos;
- 3%, entre 55 e 64 anos; -
2%, acima de 65 anos.
5.Estratégias e ferramentas
Será criado um site da empresa que mostrara as qualidades da organização, bem como apresentar os produtos. O mesmo podera ser atualizado de acordo com os periíodo sacional ou quando forem fornecidos novos produtos e alterações de valores.
A organização criarar perfil da empresa em três diferentes plataformas de redes sociais profissionais, um blog (para divulgação de assuntos direcionados ao novo perfil, como esporte, saúde, alimentação e as novas tendências de calçados para diferentes modalidades), Facebook e Instagran.
As informações das midias socias e o acompanhamento serão administrados pelo Social Media Manager e a equipe de marketing, onde farão todas as observações necessaria para o desenvolvimento da marca junto ao público e a estratégia de SEO.
A equipe de profissionais envolvidas deveram ter habilidades e conhecimento de marketing digital que ajudará no desenvolvimento de:
- Criação e estruturação do site;
- Criação e design do bloque corporativo, banners para a campanha;
- Acompanhamento das redes sociais profissionais;
- Posicionamento e estratégia SEO;
- Desenvolvimento de videos;
- Key performance indicators (KPIs);
- A línguagem utilizada das midias socias voltada mais para o linguagem jovem, cores, interesse de bandas, esportes e outras associada aos produtos e marca da Link.
A equipe com o uso das plataformas poderá abrir campanhas e concurso sazonal mostrando os produtos de acordo com as estações do ano, dia dos namorados, amigos, natal, etc.
Os comentarios e emails serão utlizados para direcionar soluções e aprociomar mais com o público e a fidelização com os clientes.
6.Monitoramento
O monitoramento da marca será através de diferentes ferramentas e de acordo com o uso e do que a equipe considerar mais funcional para a análise.
No Facebook os indicadores para medir a efetividade poderá ser:
- Alcance da página e seu crescimento;
- Número de seguidores e seu crescimento;
- O comentarios dos visitantes.
No Instagram poderá ser:
- Alcance alcançado pela conta,
- Número de comentários e curtidas nas publicações.
E no Blog através de:
- Comentários;
- Emails;
- Números de acessos.
E o uso de ferramentas mais profissionais como:
- Google Analytics, que compila e interpreta os dados e estatísticas;
- Google AdWords para anuniar e pagar promoções com uso de banners, imagens, textos ou vídeos;
- WordPress para criação de blogues;
- Klout para monitora e medir a presença da marca Link nas redes sociais;
- Hootsuite para gestão das redes sociais, com objetivo de centralizar toda a atividade da empresa na midia social.
2. Quais qualidades deve ter um bom Community Manager?
Para ser um bom Community Manager deve possuir certas qualidades conforme o blogue postcron e iebschool, que são:
- Ter habilidades de escrita, e saber redigir ajudar alcançar o público-alvo com uma campanha mais eficaz, com reação desejada no público, cliques, likes, shares pode ser uma boa alternativa de avaliar sua acertividade;
- Ter conhecimentos sobre o SEO, é essencial para um posicionamento nos metabuscadores;
- Ter habilidades para escolher, criar e editar imagens de Social Media, pois o público espera ter acesso a um excelente material visual;
- Ter Capacidade de gerenciamento de projetos, gerar campanha, atribuir responsabilidades e saber trabalhar com prazos;
- Ter conhecimento do Analytics, deve saber interpreter dados, números e conhecimento das ferramentas métricas;
- Ter capacidade comunicativa, dando para trabalhar com a equipe como estar sensível as criticas e atuações do usuário nas midias;
- Ter Empatia, saber colocar na posição dos outros isso ajudara na busca de melhor solução para nas necessidades e problemas;
- Ser professional versátil, ter conhecimento em Jornalismo, Marketing, Publicidade, Relações Públicas, saber lidar com novas tecnologias e ferramentas de gerenciamentos;
- Ter dedicação ao projeto, saber gerenciar qualquer tipo de ameaça e desafios;
- Ter uma visão completa do Mercado e seus concorrentes, estar sempre ligados nas noticias do setor, ações dos concorrentes, etc.
Das 10 qualilidades referenciadas, eu necessito desenvolver as seguintes:
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