Autor: Moisés Alves Pimentel
ENEB - Escola de Negócio de Barcelona
Data: 17/03/2021
Estudo de caso
Can Coll é um hotel rural localizado em Montseny, na Catalunha. Trata-se de um
estabelecimento que está em operação há mais de 40 anos. Começou como uma
pequena casa rural com cinco acomodações que oferecia aos clientes a
possibilidade de participar dos trabalhos no campo, como, por exemplo, cultivar a
terra, coletar frutas e legumes e cuidar dos animais, entre outros exemplos.
Hoje tem um total de 50 quartos e, além de oferecer atividades de campo, tem um
departamento dedicado à organização de excursões e atividades recreativas.
Oferece cafés da manhã, almoço e jantar para os hóspedes do hotel e também
possui um spa.
Além de ser um estabelecimento antigo, possui um elevado número de clientes
habituais que cresce todos os anos. O tipo de clientes que recebe é muito variado;
famílias com crianças, casais, aposentados e grupos de amigos.
Para oferecer aos seus clientes um serviço completamente personalizado de acordo
com seus gostos e interesses, Can Coll quer conhecer em detalhe a sua carteira de
clientes atual, por isso deve realizar uma análise aprofundada da informação que
possui desses 40 anos de funcionamento.
Aqui, temos que ter em conta não só os dados recolhidos pelo estabelecimento, mas
os dados e informações que podemos obter através das redes sociais. Assim que,
informamos que além do site, Can Coll possui Facebook e Instagram.
Para analisar os dados, Can Coll solicita ajuda de alguns analistas de dados.
PEDE-SE
Tendo em conta o aprendizado adquirido ao longo do curso e o enunciado
apresentado justifique:
1. Será benéfico para Can Coll levar a cabo um projeto de Big Data. Tenha em
conta as características e particularidades do Big Data e os benefícios que se
pode conseguir. Justifique também se seria proveitoso para o negócio utilizar
o Business Intelligence.
A ENEB define que Big Data como informações contendo grande volume e
velocidade de variados dados ao sistema de informação e sabendo interpreta-los
ajudará na obtenção de conhecimentos e tomada de decisões.
A Neilpatel complementa que o business intelligence contribui diretamente para o
planejamento estratégico empresarial, dando velocidade e qualidade ao processo de
tomada de decisões, otimizando e alavancando eficiência operacional.
Trabalhar com análise de dados nem sempre é fácil, ainda mais quando se usa
muitas variáveis e fontes, por isso é necessário à compreensão e interpretação por
pessoas profissionais qualificados para gerir tais informações e dados uteis para a
organização.
Baseado nesta informação, eu analista de dados da Can Coll, proponho uma lista de
benefícios gerados pelo uso de Big Data e Business Intelligence à companhia, taís
como:
- trabalhar na coleta de informações diversas ao longo dos anos;
- analisar diversos tipos de dados, provenientes de fontes diversificadas (mídias
sociais, web, e-mails, áudio, vídeo, etc);
- poder analisar a consistência dos dados (fontes, internos, externos, etc);
- coleta e organização de dados para análise e direcionar ações;
- ajuda na tomada de decisões com evidências e dados;
- direciona os objetivos, curto, médio ou longo prazo;
- leva a um controle de desempenho;
- amplia o controle sobre riscos;
- otimiza processos;
- melhora as rotinas internas;
- possibilita achar falhas no processo;
- reduz gastos;
- facilita a identificação de oportunidades;
- captar informação da empresa e transformar em inteligência de negocio;
- controla melhor a empresa, sem achismo;
- identificar e avaliar se determinadas ações gerara valor a empresa;
- processar e analisar conjuntos de dados, proveniente de fontes estruturadas, não
estruturas e semi-estruturados.
- ajudar a criar objetivos e trabalhar com metas para alcançar crescimento.
2. O principal objetivo dos proprietários de Can Coll é conhecer a sua atual
carteira de clientes para poder oferecer um serviço personalizado. Que tipo de
dados serão necessários? Tendo em conta a tipologia de dados, quais seriam
os que você usaria?
O conjunto de dados de uma organização é uma ferramenta poderosa para
direcionar as ações de uma empresa. A ENEB no texto Big Data & Business
Intelligence relata que existem diferentes tipos de dados e os mesmo podem ser:
- Dados estruturados – são aqueles que possuem estruturas bem definidas,
rígidas, consistem em registro de tabelas, ficheiros XML, avaliações criadas, etc.
- Dados não estruturados – Não possuem estruturas bem definidas, alinhadas
padronizadas. São dados provenientes de multimídias, pdf, word, imagens, e-mails,
redes sociais,etc.
Os dados não estruturados correspondem a 80% dos dados que são trocados,
devido às tecnologias rotineiras como mensagens de texto, áudios, vídeos, etc.
como salienta o blog da zendesk.
Baseado neste contexto e a possibilidade de gerar mais informações que direcionara
o negócio da Can Coll serão escolhidos os dados não estruturados para gerir o
Business Intelligence da organização.
3. Tendo em conta os dados que considera necessário analisar, estabeleça
uma série de objetivos a alcançar.
Objetivos a alcançar
- Melhorar a qualidade de serviço prestado;
- Aumentar a fidelização com os clientes;
- Aumentar a carteira de clientes e consequentemente as vendas;
- Criar novas oportunidades de negócios;
- Explorar a mídia digital, aumentando o número de visitantes na pagina;
- Ter dados reais para canalizar recursos e ações;
- Tornar a gestão de informações mais eficiente;
- Aumentar a popularidade através das mídias sociais.
4. Qual banco de dados você utilizaria para armazenar a informação que se
pretende analisar? Justifique a sua resposta.
A empresa possui muitos documentos, tabela, texto e outros documentos no
desenrolar dos 40 anos de existência, que pode ajudar um plano de negócio para a
organização.
A organização trabalhara com bases de dados documentais, utilizando estrutura
simples como JSON ou XML (devido a vários documentos que a empresa possui ao
longo dos 40 anos) e banco de dados orientados em colunas, pois deseja
trabalhar com as informações provenientes das redes sociais para ajudar a criar um
plano de estratégia complexo e eficaz.
Com armazenamento dos dados ao longo de linhas diferentes este banco de dados
pode tolerar inconsistência de curto prazo em réplicas, com grandes volumes de
dados, como centenas de Terabytes (ENEB).
O armazenamento em colunas separadas permite a capacidade de compressão dos
dados, onde cada coluna irá conter o mesmo tipo de dado. Esta forma possibilitara um nível de compressão entre 60 a 70% mais eficiente que nos banco orientados a
linhas.
As principais técnicas aplicadas a banco de dados em coluna são particionamento,
indexação, compressão e diferentes estratégias para realização de joins
(Wordpress).
O uso deste tipo de bancos de dados permitira a redução do espaço de
armazenamento o desempenho das operações de consulta (devido ao menor
tráfego de dados entre o disco e a memória) e agiliza o tempo de resposta de
operações de cálculo e/ou agregações massivos da abordagem tradicional
(Devmedia).
Existem um serie de bancos de dados orientados a colunas disponíveis por
diferentes fornecedores pagos e até mesmo de livre distribuição que ajudará a
analisar os dados e orientar ao implemento de futuras estratégias como:
- Apache Cassandra: banco de dados criado pelo Facebook que agora é de
livre distribuição. É recomendável para gerenciar quantidades massivas de
dados. A versão da Enterprise de Cassandra é Datastax Enterprise. Dados
suportados: ASCII, bigint, BLOB, Boolean, counter, decimal, double, flota, int,
text, timestamp, UUID, VARCHAR and varint.
- Apache Hbase: suporta grandes quantidades de acesso de leitura e
gravação em tempo real a grandes quantidades de dados. É executado pelo
sistema de arquivos Hadoop.
O Apache Cassandra informa Cin:
- surgiu em 2008, pelo Facebook;
- Dynamo + BigTable ;
- Alta escalabilidade e disponibilidade, sem um ponto único de falha ;
- Organizados em linhas, colunas, famílias de colunas e keyspaces.
Arquitetura
- Distribui os dados entre os nós;
- Qualquer nó pode aceitar qualquer solicitação (leitura ou escrita);
- Escolha do nível de consistencia;
- Fácil para adicionar ou remover nós;
- varias e grande empresas utilizam o Apache Cassandra.
5. Finalmente, adotando uma visão com um enfoque empresarial e de
marketing, e executando um projeto de big data que permita conhecerem em
primeira mão o negócio antes da existência dos clientes, proponha mudanças
ou atividades uma vez conhecidos os clientes, com o objetivo de oferecer um
serviço personalizado.
Conforme a necessidade apresentada pela direção da Can Coll de oferecer serviços
personalizados de acordo com gostos e interesses de seus clientes segue o plano
de estratégia visando à melhoria e atuação junto às mídias sociais.
Missão
Oferecer serviço de qualidade, visando o conforto, diversão e preço justo.
Visão
Ser referência regional em hospedagem rural com alta qualidade nos serviços
prestados.
Valores
- Compromisso com os clientes;
- Qualidade dos serviços;
- Experiência e inovação;
- Respeito.
Após analizar DAFO da organização a meta será criar soluções e desenvolvimento
para fortificar as vantagens e reduzir e/ou anular as fraquezas competitivas da
empresa.
Criação de estratégia para a Organização
Estratégia Defensiva
A Can Coll investirá em mão de obra especializada, organizando o departamento de
Marketing e gerenciamento de dados, para crescer nas mídias sociais, explorar o
marketing digital e se aproximar mais do seu público, através das mídias sociais.
E para mitigar e anular as ameaças a principio a organização trabalhara com
consultores externos nas áreas de Community Manager, Posicionamento Web e
marketing para adquirir conhecimento no campo das mídias.
Estratégia Ofensiva
A empresa continuará investindo na melhoria de suas instalações e o
desenvolvimento dos funcionários para manter a qualidade dos serviços prestados
para seus clientes.
A direção da Can Coll vê grandes oportunidades de crescimento através das mídias
sociais e marketing digital, onde divulgará seu produto, criando vendas online em
parceria com outras empresas que utilizam metabuscadores e consequentemente
aumentará a confiança e transparência de seus serviços com os seus antigos e
novos clientes.
Estratégia de sobrevivência
A direção da empresa concentrará seus esforços nos pontos forte da organização e
buscará consultoria externa para ajudar implementar as mudanças e com
consequência buscar ferramentas para reduzir os custo, aumentando a margem de
lucro e mais competitividade diante de seus concorrentes.
Estratégia de Reorientação
A empresa visando grande oportunidade de crescimento através das mídias sociais,
investirá em parceria com outras empresas que faz uso de metabuscadores para
divulgar e participar de forma mais agressiva e alcançar este público que cresce a
cada dia na exploração das mídias online.
A Can Coll ao seguir estas estratégias terá grandes possibilidades de crescimento e
em menos de 12 meses, ela poderá analisar dados mais concretos proveniente
mídias sociais.
Bibliografia
Big Data & Business Intelligence – ENEB.
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