Autor: Moisés Alves Pimentel
Escola de Negócios Europeia de Barcelona - ENEB
Data:28/02/2021
ENUNCIADO
Dr. Strauss é um novo motor de busca para hotéis que acaba de nascer. Da mesma
forma que outros motores de busca, oferece aos usuários a opção de comparar
hotéis filtrando a busca por diferentes parâmetros e reservar diretamente o quarto.
Eles estão cientes da enorme concorrência no setor e da existência de algumas
empresas bem conhecidas na comparação de hotéis. Portanto sabem que é
essencial trabalhar no posicionamento web para ocupar um lugar privilegiado nos
motores de busca e ser encontrado rapidamente nas pesquisas do Google.
O orçamento para posicionamento web será alto. Eles sabem que vai ser um grande
trunfo e necessitam um profissional para investir tal capital da melhor maneira
possível. Você será a pessoa responsável.
ELABORAÇÃO
1. Investigue 3 empresas com um perfil semelhante ao descrito no enunciado.
Analise suas estratégias de posicionamento e compare os resultados.
As três empresas escolhidas (Trivago, Expedia e Booking) são organizações que
normalmente utilizam de mídia digital, como facebook, instagram e outras, para
divulgar seu produto.
Após escolher e efetuar o levantamento de dados das três empresas com os
mesmos perfis de atuação da Dr. Strauss, utilizando a ferramenta de análise da
Metricspot, foi consequentemente foi criada uma tabela observando os seguintes
itens:
- Autoridade SEO;
- SEO básico;
- Conteúdo;
- Usabilidade;
- Aspectos técnicos.
Também será analisado o tempo, tamanho do download bem como a posição no
ranking global pela Alexa.
São empresas que trabalham no ramo de hospedagem de hotéis, casas,
apartamentos e outros. Onde normalmente em seu site de busca disponibiliza o
lugar para onde deseja viajar, entra e saída, números de pessoas e o tipo de
viagem, se a negócio ou lazer.
Ao fazer a busca aparecerá o numero de alojamentos encontrados bem como
características pertinentes ao hotel, quarto e serviços a serem contratados.
Das três empresas apresentadas a Booking.com se destaca no Ranking Alexa, em
148º colocação e a única das três a utilizar palavras-chave meta e a meta descrição,
já que as outras não apresentam o uso destes artifícios em sua pagina para atrair
clientes.
As estimativas de tráfego para este site são muito boas de acordo com o ranking
Alexa e o tempo de download pode melhorar.
A trivago.com e expedia.com não apresentam palavras-chaves e meta descrição
segundo a ferramenta utilizada para avaliação, deixando as mesmas em baixa
posição comparada com a booking.com, mas o tempo de download da mesma é
muito bom, comparada com o da booking.com.
O tempo de carregamento das paginas é considerada muito bom, pois esta abaixo
dos 2 segundos.
2. Faça um projeto completo para o Dr. Strauss com o plano de
posicionamento web e um orçamento.
Análise DAFO
A Dr.Strauss terá que enfrentar um grande desafio, pois o negocio online já possui
muitos concorrentes e com boa reputação no mercado. E deve melhorar suas
fraquezas com uma boa estratégia de marketing e o uso de excelentes ferramentas
e profissionais para alavancar o negocio.
E focada no crescimento do mercado e as diferentes plataformas de acesso que a
Dr. Strauss utilizara da sua força maior que é um orçamento elevado para
posicionamento da marca no mercado.
https://www.drstrauss.com
drstrauss.com - As melhores oportunidades de hotéis e alojamentos
Compare e encontre o melhor preço garantido em hotéis para todos os
diferentes grupos e orçamentos.
Título da página - drstrauss.com - As melhores oportunidades de hotéis e
alojamentos.
De todos os fatores On-Page, o título da página, definido pela title tag (<title>), é o mais importante ponto a se trabalhar em uma página. É quase uma unanimidade que este seja o fator mais importante em um site. Salvo o conteúdo, que não será tratado aqui como um fator, já que é o mínimo esperado de um site, a title tag merece toda a atenção do SEO.
Palavras-chave e Nome do Site
Palavras-chaves meta: hospedagem, acomodação, pacotes, desconto, promoção e turismo.
O título da pagina sempre aparecera com alguma palavra-chave pertinente ao conteúdo do site para associar a palavra de busca com o nome do site.
Quantidade de Caracteres
Os caracteres utilizados para o título das páginas estarão dentro das recomendações apresentada, não excedendo o número de 58 caracteres, pois quando aparecer no site de busca o mesmo aparecera de forma completa, sem cortes.
Velocidade de carga da Página
O site apresentará informações uteis, de forma a alcançar o seu objetivo de vendas e alcançar posição de destaque nos metabuscadores, com isso a drstrauss trabalhara com profissionais especialistas em SEO para conseguir alcançar seus objetivos.
Foi necessário utilizar a ferramenta da Ubersuggest para analisar a rentabilidade de palavras-chaves e suas relevâncias nos sites de busca.
1- Numero de procura durante um mês
2- Mais alto numero de maior competividade
3- Mais alto numero de maior competividade
4- Se alguém esta pagando um alto CPC (cost per click), a palavra chave é
mais valiosa.
Para otimizar a eficiência do site quando colocação nos metabuscadores,
carregamento de paginas, conteúdo, aspectos técnicos será observado com critério
os pontos abaixo, pois a meta da drStrauss é atingir um das primeiras posições nos
site de busca.
AUTORIDADE SEO
A autoridade de um site é definida pelos fatores externos que afetam sua
classificação nos motores de busca. Melhorar os fatores que determinam a autoridade de um domínio exige tempo e dedicação, e os resultados dos esforços de
marketing online geralmente só são visíveis depois de alguns meses.
SEO BÁSICO
Nesta seção são analisados os principais fatores On-Page que influenciam o ranking
de um site. Esses fatores, embora exijam algum conhecimento técnico para serem
otimizados, são fáceis de corrigir e podem melhorar significativamente o SEO em
curto prazo.
CONTEÚDO
No longo prazo, o conteúdo de um site determina o tráfego que ele recebe. Não só a
quantidade de conteúdo que um site possui é importante: há também outros fatores
importantes como a frequência com que é atualizado, se é otimizado e, acima de
tudo, sua qualidade e originalidade.
USABILIDADE
Receber tráfego é importante, mas ainda mais é incentivar os visitantes a
permanecer no site e gerar conversões. A este respeito, é fundamental que o
desempenho do site seja ideal. Também é importante tornar a navegação o mais
fácil possível e ter uma marca consistente.
ASPECTOS TECNICOS
Embora o código-fonte não seja visível para o usuário, ele tem importância na
velocidade e no desempenho do site, e os motores de busca o consideram ao
classificar um site, informação retirada do site da Metricspot.
Para criar uma campanha de adwords serão observados 10 passos como sugere o
blog da Lahar:
- Analisar a concorrência observando como o concorrente trabalha com o texto,
ideias, e palavras-chave.
- Planejador de palavras-chave fazer uso de alguma ferramenta para analisar o
volume de busca utilizando palavras adequadas e com impacto para o negocio.
- Planejar uma campanha e orçamento no Adwords planejar de forma correta
com o uso de palavras-chaves e gerenciar o orçamento para os anúncios de
publicidade online.
- Escolha uma localidade e horário de exibição verificando qual a sua zona de
atuação, se é local, por pais ou internacional.
- Defina as suas estratégias observando publico-alvo, concorrente, o que quero
atingir, objetivo da campanha.
- Tipos de CPC é o valor que estarei disposto a pagar, máximo, médio ou real.
- Leilões do Google Adwords, forma justa de determinasr uma competição.
- Índice de qualidade anúncios de melhor qualidade resutaram eum preços mais
baixos e melhores posições de anúncio.
- Refinar a campanha – otimizar ações , analisar e refinar mais os anúncios e as
palavras-chave.
- Planejar com cuidado
3. Realize uma pesquisa sobre o crescimento das técnicas de posicionamento
WEB, SEM, SEO e mídias sociais nos últimos 5 anos.
O meio digital permite o usuário a buscar informações mais rápidas para
diferenciadas áreas. E com um mercado cada vez mais competitivo e usando a web, as empresas procuram artifícios mais rápidos para gerar informações e
consequentemente alavancar vendas e credibilidade com seus clientes.
Devido a centenas de milhares de opções por parte das indústrias hoteleiras se faz
necessário à compreensão e o uso dos metabuscadores que podem ser utilizados
como estratégia de vendas para o ramo.
Os metabuscadores são mecanismos de pesquisa exclusivos que aproveitam o
índice criado por outros motores de busca para colher, avaliar, validar, agrupar e
exibir ao usuário os melhores resultados, em geral em termos de preços, de acordo
com o produto ou serviço pesquisado (Blog OMnibees).
Os motores de busca começaram a surgir quando o número de recursos
na Web adquiriu proporções tais que impediam a sua coleta por meios manuais e a
busca apenas através da navegação. A maioria deles derivou do trabalho de
estudantes de pós-graduação, professores, funcionários do departamento de
sistemas de empresas ou outras pessoas interessadas na Web. Muitos não
obtiveram continuidade, à medida que a tarefa a ser executada passou a exigir
maiores recursos humanos e técnicos. Os que sobreviveram foram adquiridos por
empresas ou financiados por propagandas, investidores e recursos de pesquisa
(Cendon, 2001).
Graças à criação e a evolução da SEO (Search Engine Optimization) que é uma
ferramenta de otimização dos motores de busca, que foi possível o desenvolvimento
dos metabuscadores.
A ENEB no seu texto descreve que o SEO inicia-se na década de 90 com o
aparecimento dos motores de buscas W3Catalog, Lycos, Aliweb, Web crawler,
Altavista e Yahoo! E no final da década de 90 aparece o Google que ser torna um
buscador por excelência e cria novos algoritmos em base as palavas-chaves,
número de links ou diferentes critérios de cálculo de importância da pagina.
A SEO tem com objetivo melhorar a presença de uma página nos buscadores, que
utiliza técnicas para aperfeiçoar o uso e aumenta a relevância e visibilidade como
explica o texto da ENEB.
Linkexperts (2017) explica que as estratégias de SEO consistem em aplicar um
conjunto de técnicas em seu conteúdo e site para coloca-lo em melhores posições
no mecanismo de busca (Google, Bing, Yahoo, etc) e com isso trazendo visitantes
qualificados gratuitamente para seu site.
A SEO utiliza táticas dos tipos:
- Otimizar títulos, imagens e textos usando naturalmente a palavra chave
escolhida durante o decorrer do conteúdo.
- Estruturar uma página de conteúdo com carregamento rápido, adaptável para
dispositivos mobile e sem erros de desenvolvimento.
- Configurar o código do seu site para que o Google possa ler seu conteúdo
mais facilmente.
- Inserir links internos para outras páginas do seu site e conseguir links de
referências de sites externos para ajudar no rankeamento do Google.
- E muito mais!
O mesmo blog diz que os resultados de investimento em SEO não são de curto
prazo, pois os metabuscadores faz uma seria de avaliações do tipo quanto tempo o
usuário fica conectado, numero de visitantes na pagina, compartilhamento nas redes
sociais, etc.
O blog da neilpatel também complementa dizendo que o SEO inclui inúmeras táticas
para satisfazer as expectativas do visitante e, ao mesmo tempo, passar pelos
criterios do buscador.
São estes os principais critérios de elementos do SEO:
- Palavras-chave, que resumi a essência do texto e daquilo que você deseja captar
através da intenção de busca do usuário, tendo como características (volume de
busca, dificuldade de ranqueamento, etapa do funil, posicionamento atual do site);
- Estrutura do texto, é importante usar as chamadas Heading Tags (hi, h2, h3,
etc.); também ter vários links internos que complementam o contéudo e externos
para fontes de autoridade e outras mídias;
- Qualidade da página e do contéudo, deve-se adotar HTTPS para garantir a
segurança do site e melhorar a experiência do usuário, bem como o carregamento
da página rápido e organizado;
- Backlinks, têm grande influência sobre o ranqueamento, quanto mais autoridade e
relevância o sites tiverem, mais valioso será o backlink;
- Tráfego, o tráfego orgânico, formado por visitantes com grande potencial para se
tornarem leads e futuras conversões ( a primeira posição do Google leva 20,5% dos
cliques, a segunda 13,32% e a terceira 13,14% de acordo com a pesquisa realizad
pela ignite Viibiliy;
- Links Patrocianados – Resultados Pagos, que têm sua visibilidade determinada
apenas pelo valor investido na mídia, os links patrocinados passam por uma espécie
de leilão. Não conta somente o valor pago, mas também a qualidade do seu site e
conteúdo.
O SEM (search Engine Marketing) e uma ferramenta que engloba a estratégia de
SEO. O SEM é uma área do marketing com estratégias focados em conceitos de
aquisição de um funil de vendas, como diz o blog da linkexperts. E o mesmo
promovem o site ou blog dentro dos mecanismos de buscas através de otimização
como o SEO.
O SEM funcionara por completo somente se tiver uma boa estratégia de SEO,
mídias pagas e marketing de mecanismos de buscas por trás. E o mesmo site
continua informando que o SEM é uma estratégia de marketing digital que otimiza sites e conteúdos para chegar nos primeiros lugares de resultados do google, ou
outros metabuscadores.
O SEM iniciou nos anos 1990 conforme a necessidade do crescimento dos números
de sites e como consequência foi necessário criar alguma ferramenta para ajudar o
usuário a localizar os conteúdos desejados.
Neste mesmo ano Alan Emtage criou Archie, um buscador que utilizava palavraschave que veio a facilitar as buscas e mais tarde foi criados novos mecanismos
como:
- WebCrawler (1994)
- Altavista (1995)
- Yahoo! (1995)
- Ask.com (1996)
- Yandex.ru (1997)
- Google (1998)
- Baidu (2000)
- Bing (2009).
E graças a Adwords (google Ads) a plataforma google construiu um grande império
online e é absoluto entre os buscadores em torno de 6 bilhões de buscas diárias
tornando o SEM um dos principais pilares do marketing (Blog da neilpatel).
Mas o avanço não parou por ai, com o aparecimento de novas plataformas de
acesso, como o smartphones e tablete a SEO deve que adeguar sua ferramenta
para evoluir no acesso das mesmas.
A ENEB em seu texto informa que o site se adapta ao tamanho e conquista uma
gestão muito eficiente do espaço disponível. Que o acesso é diferente do
computador e acesso de banda larga limitado e a interação do usuário com a plataforma também é limitada, fazendo com que a SEO utilize de outros artifícios
para facilitar a navegação do usuário através dos smartphones.
E por isso que a pagina da web utilizara três opções diferentes:
- Páginas Web com design adaptativo;
- Páginas Web específicas para celulares;
- Apps (aplicativos).
As novas tecnologias tem favorecido o crescimento da web. E a evolução da web no
decorrer das últimas décadas possibilitou e vai ainda mais criar novas oportunidades
e modalidades de acesso para o usuário. A cada evolução uma surpresa na
interação usuário e web.
Como consequência poderá esperar para o futuro próximo, participação e interação
em realidades virtual através da tecnologia de 3D que esta tomando crescimento e
conquistando seguidores em todo mundo.
Okada & Souza (2011) informa que a web 1.0 foi o inicio da implantação e
popularização da rede em si, seguindo a web 2.0 o que o mundo vive hoje, centrada
nos mecanismos de busca como Google, wikipedia, you tube, etc e por fim a web
3.0 que pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente na Internet.
Okada & Souza (2011) continua a afirmar que a transição da web1.0 (estática) de
1990 a 2000; para a social web (2.0), anunciando a era da busca (keyword search),
de 2000 a 2010; evoluindo para a web 3.0 semântica tagging e busca de linguagem
natural, de 2010 a 2020 e, por fim, evoluindo para a web 4.0 inteligente de 2020 a
2030.
Também não poderia deixar de fora o avanço das redes sociais, pois é devido a eles
que a SEO e SEM ganharam mais visibilidades.
A ENEB no seu texto Posicionamento web ressalta que se deseja um bom
posicionamento nas redes, jamais devemos negligenciar as redes sociais.
Mattos (2019) do blog twist relata que há 4.3 bilhões de pessoas conectadas à
Internet no mundo. Ainda maior é o número de pessoas que têm um aparelho
próprio de celular, estimado em 5.1 bilhões ― destes, 3.2 bilhões são usuários
ativos em redes sociais, de um total de 3.4 bilhões de pessoas que as utilizam.
Segue abaixo sete das maiores plataformas de mídias sociais utilizadas no mundo.
Vimos que devido interação da web, SEO, SEM e as mídias sociais a vários
potenciais de atuação, dando para os usuários em participar deste universo cada
vez mais atrativo, quando para as empresas que desejam expandir seu negocio,
valorizando sua marca e atingindo ranques de destaque nos metabuscadores.
4. Escolha uma empresa que considere pertinente e esteja bem posicionada.
Analise o seu caso em relação aos aspectos que afetam o SEO.
A Amazon sem sombra de duvida é uma das empresas mais reconhecida no mundo,
ocupando e servindo mais regiões globais do que qualquer outra empresa e a
mesma de tornou sinônimo de compras on-line conforme o blog Pulsar.
E de acordo com o mesmo texto o seu sucesso se da devido à seleção de seus
produtos, a abordagem centrada no cliente e os preços.
Para a Semrush a Amazon se tornou o Google dos produtos. É o líder do mercado
conta com 180 milhões de visitantes por mês somente na Alemanha. Com mais de
40.000 comerciantes presentes no mercado da Amazon e para que eles consigam
uma boa colocação chegando na primeira pagina pode aumentar consideravelmente
o volume de negócios.
A marketing digital E-launch comenta que a estratégia de marketing da Amazon é
focada quase que exclusiva em marketing digital. E seus produtos são separados
por nichos, categoria dos mais vendidos, lista de desejos e sugestões que eleva o
interesse do público e facilita a compra.
Utilizando a ferramenta de análise da Metricspot, foi possível chegar nas
informações seguinte:
O blog da Proun salienta a importância de observar dez fatores que podem contribuir
para o sucesso de sua pagina na Web que são:
- O Domínio e a extensão do domínio influirão positivamente na posição;
- Keywords, palavras-chaves para a estratégia de posicionamento em buscadores;
- Categorías;
- URLs que não seja superior a 110 caracteres;
- Meta etiquetas, títulos e suas descrições;
- Headings, é aconselhável incluir H1 as Keywords mas importantes e variações
para os restos dos títulos;
- Conteúdo e imagens;
- Linkbuilding Interno;
- Design responsivo;
- Código, otimizar e comprimir o código fonte, CSS e Javascript.
Além do mais a empresa sabe gerenciar sua marca. Hoje a empresa é considerada
como uma empresa no comercio online mais conceituada, e cada vez mais atraindo
novos clientes para seus produtos.
Bibliografia Cendon, B.V. Ferramentas de busca na Web. Ci. Inf., Brasília , v. 30, n. 1, p. 39-
49, Apr. 2001.
Okada, S.I, Souza, E.M.S. Estrátegias de Marketing Digital na Era da Busca.
Revista Brasileira de Marketing, vol. 10, núm. 1, Janeiro-abril, 2011, pp. 46-72
Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil.
Posicionamento Web – ENEB
google.com, pub-4262202157173490, DIRECT, f08c47fec0942fa0
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