domingo, 29 de agosto de 2021

Como fazer um Ecommerce

 Autor: Moisés Alves Pimentel

ENEB - Escola de Negócio de Barcelona

Data: 30/04/2021


ENUNCIADO


Mimitos é uma loja para bichos de estimação que dispõe de diferentes estabelecimentos em Madrid, Barcelona, Valência e Sevilha.

 Trabalham com as melhores marcas do mercado para animais e dispõe de todo o tipo de alimentação, acessórios, brinquedos, produtos de limpeza, entre outros, para todos os tipos de animais.

 Além disso, desenvolveram sua própria linha de complementos e brinquedos sempre levando em conta a máxima qualidade para a segurança e felicidade do animal.

 Diante do êxito, Mimitos decidiu dar um passo a mais e criar uma loja on-line para satisfazer ao maior números de clientes e poder chegar mais longe.


SE PEDE

 1.    Enumere e avalie quais benefícios obterá Mimitos com a criação de uma página web e plataforma de venda online.

 Com o desenvolvimento da tecnologia, os smartphones, tablete e os aplicativos possibilitaram a ampliação do comércio e ampliando o negócio para além das fronteiras normais de atuação.

 Nos últimos anos da década de 90 e após a mudança de século, como informa a ENEB no seu texto, devido a aparição do Google, PayPal, as mídias sociais e outros, trouxe transformações que revolucionaram o eCommerce.

 

O eCommerce ou comércio eletrônico se define como o processo de compra, venda ou intercâmbio de bens, serviços e informação através das redes de comunicação: Internet, cabo ou TV interativa (ENEB, p.9).

 

E têm como principais características:

 

ü  Alcance global: Não existem fronteiras nem limites nacionais;

ü  Onipresença: Disponível em qualquer lugar devido ao dispositivo com internet;

ü  Multiformato: Permite o uso de textos, áudios e vídeos;

ü  Tecnologia social: Os usuários podem produzir e interatuar através das redes sociais.

ü  Requisitos: Padrões tecnológicos que permite a leitura dos códigos que forma uma web em qualquer lugar do mundo.

ü  Personalização: A tecnologia oferece a possibilidade de entregar mensagens personalizadas em função do perfil de cada usuário ou grupo.

 

Ao observar estas características a Mimitos pôde descobrir que a organização poderá extrair grandes vantagens em direcionar o seu negocio online, sem grandes esforços ou maiores investimentos tais como:


Outras vantagens (ENEB):

 

- Sem contas a pagar ou receber.

- Não requere um local físico.

- Sem custos fixos.

- O investimento inicial é menor que no comércio tradicional.

- Pode ser levado a cabo a partir de qualquer lugar do mundo.

- A loja permanece aberta os 365 dias do ano, 24 horas por dia.

- O cliente pode comprar de qualquer lugar do mundo.

- As entregas dependem do serviço de entrega e das condições de cada empresa.

 2.    Realize uma análise DAFO de Mimitos que ajude a diagnosticar a situação atual da empresa dentro do setor. 



Estratégia Defensiva

 A empresa pode direcionar uma estratégia defensiva criando mecanismos para reduzir a suas fraquezas e consequentemente ajudar a enfrentar suas ameaças.

 A organização pode investir em mão-de-obra especializada, treinamento do departamento de marketing em mídias digitais e ecommerce, ou contratar uma consultoria para ajudar o desenvolvimento da estratégia.

 

 Estratégia Ofensiva

 A empresa possui excelência de qualidade da sua linha, isso graças à responsabilidade e o envolvimento com bons fornecedores.

  E por estar localizada em 4 grandes centros da Espanha a empreasa pode criar uma parceria maior com os mesmo, valorizando o comércio local e o crescimento em conjunto com pequenos fornecedores, aumentando com isso a parceria e desenvolvimento do comércio local e em troca receberia fornecedores com compromisso de crescimento, fornecimento de bons produtos e possibilidade de redução de custos.

 

Estratégia de Sobrevivência

 Apesar das ameaças existentes que pode afetar o crescimento da organização, a Mimitos concentrara nos seus pontos fortes para proteger seu investimento e nortear estratégias.

 A empresa pode trabalhar em conjunto com seus fornecedores e colaboradores na diminuição de gastos e redução de custos, aumentando assim a faixa de competitividade e preços mais justos.

Estratégia de Reorientação

 Ao se posicionar com o uso das mídias sociais para fortalecer a marca e alcançar novos clientes, a empresa poderá através das vendas online, obter crescimento e redução de custo, pois não precisará de lojas fixa ou grandes investimentos para ingressar e aumentar seus investimentos no universo digital.

 A mesma funcionará 24 horas por dia e sete dias na semana, e poderá conquistar clientes de outros lugares, proporcionando facilidades de pagamento e uma interação com o novo público, através das mídias sociais e comentários disponíveis no site de da empresa.

 

 3.    Você é o responsável por criar a página de Mimitos. Apresente um plano onde se detalhe: Quais passos seguir? O que deverá ser levado em conta? Quais ideias de fidelização serão propostas para a empresa? fidelização serão propostas para a empresa?

 

Crie um guia dos passos a seguir e as recomendações diante de qualquer eleição que se tenha que tomar, justificando as ações e decisões tomadas. Não se esqueça das necessidades da empresa e suas características para realizar um bom projeto.

 A Mimitos é uma loja com vários anos de experiência que atua na área de animais de estimação, e possui artigos que vai de alimentação até brinquedos voltados para a felicidade do seu animal doméstico.

 O poder dos millennials tem modificado o ato de comprar, em 2017 representaram em torno de 50% o consumo global devido a atuação e hábitos de consumo e o uso das plataformas sociais (ENEB, anexos, p.124).

Com a tendência de humanização dos pets na atualidade, o mercado para produtos voltado ao animal doméstico vem crescendo com diferentes assessórios e brinquedos para os adoráveis pets.Assim a organização oferecerá em sua loja virtual os seus artigos existentes na loja bem como seus brinquedos personalizados e de qualidade que promete ser grande diferencial para o público.

 A empresa desistiu continuar com o sistema de estoque centralizado devido as vantagens de:

 


E por apresentar estas características e possuir lojas físicas e experiência a criação de uma loja virtual, a organização não necessitara de grandes esforços para uma rentabilidade em pouco tempo (ENEB) e a mesma seguirá os seguintes passos:

 

Ø  Criar uma website onde hospedará o estabelecimento;

Ø  Configurar o formato visual da página e o catálogo on-line, expondo produtos e serviços com seus respectivos preços;

Ø  Estabelecer um sistema de pagamento mediante cartão, PayPal ou similares, além de formulários, entre outros, e especificar as formas de envio;

Ø  Em função do volume de artigos, se pode acrescentar um buscador para facilitar a navegação e distribuir os produtos por categorías;

Ø  Incluir promoções e ofertas para incentivar a compra.

A organização optou em fazer o uso do servidor virtual privado ao verificar as suas vantagens como:

 Ø  Baixo custo;

Ø  Escalabilidade não necessitando desconectar o sistema para realizar configuração com equipamento  em funcionamento;

Ø  Controle para realizar as modificações necessárias;

Ø  Recursos dedicados a grande quantidade de RAM, CPU e unidade de disco em qualquer momento;

Ø  Instalação de hardware no rack é rápida;

Ø  Mais resistência do servidor virtual privado.



Além de observar todas as características essenciais para o desenvolvimento de um site, jamais deve deixar de lado o design limpo e claro como sugere a (ENEB) e outros valores que aportarão valor ao nosso site como:

 Ø  Mapa do site: permite conhecer rapidamente todo serviço;

Ø  Informação de contato: telefone, correio, endereço, localização;

Ø  Redes Sociais, como Facebook, Instragram e outros que ajudaram a criar intergeração e possibilitar compreender o perfil do nosso público e fazer conhecida a marca da empresa;

Ø  Assinatura que permitem a fidelização por meio das newlettlers;

Ø  Conteúdo adicional, como links de interesse, fóruns, notícias, etc.

 O O que leva o crescimento da empresa é a preocupação com a carteira de clientes. É por isso é de suma importância à preocupação de fazer uso de ferramentas que certifique a fidelização de clientes.

 O texto da ENEB sugere a preocupação com os e-mails, marketing one-to-one, os newsletters ou serviços de respostas automáticas, para poder compreender as necessidades dos clientes.





 4.    Tomando como base as empresas Amazon e Ebay, investigue sobre os aspectos que afetam seus sistemas de segurança e aspectos legais para a venda online. Detalhe e compare os resultados de sua busca.

 O sucesso do crescimento do comércio on-line se da devido à segurança de várias ferramentas que levam a confiabilidade do usuário ao efetuar uma compra.

 A ENEB informa que os protocolos de seguranças constituem uma série de normas e aspectos legais que levam a uma comunicação on-line protegida. Este tipo de ferramentas tem como a finalidade de garantir que as informações dos usuários não sejam acessadas por outras pessoas.




As Amazon e Ebay através dos seus mecanismos de controle e aspectos legais procuram criar proteção em seus sites com a finalidade de garantir maior segurança e conforto para o clienteao realizar suas compras.

 Ambas trabalham com o protocolo TLS, protocoloco de transações eletrônicas seguras (SET), sistemas de codificação, algorítimo de código sim´petrico e assimétrico, assinatura e certificados digitais e outros aspectos legais envolvendo a ecommerce.


 5.    No seu ponto de vista, qual será o futuro do eCommerce?

 Como o crescimento das mídias sociais a facilidade de acesso ao mundo virtual devido às novas tecnologias e plataformas, possibilitou o crescimento das relações comerciais nos últimos anos.

 Nos últimos anos como sugere a ecommercebrasil, muitos lojistas foram obrigados a digitalizar suas vendas, e consequentemente levou o aparecimento de novos empreendedores em busca de oportunidade no mundo online, o que contribuiu com o aumento das vendas.

 A SmartHint expõe o que será a eCommerce no futuro e mostra os seus benefícios para os empreendedores e os consumidores, tais como:



O que é certo como o avanço em conjunto com novas tecnologias o mercado ecommerce crescerá e possibilitará novas formas de interação do público-alvo com os produtos promovendo facilidade nas escolhas, compras, pagamentos e recebimento dos produtos.


 6.    Escolha uma empresa que considere relevante no comércio online e explique em que ponto se encontra e para onde se dirige.

 A empresa AliExpress é formada por pequenas empresas na China e em outras locais como Cingapura. A plataforma oferece produtos aos compradores através de vendedores independentes. 

É uma empresa do grupo chinês Alibaba, fundada em 1998, como o propósito de explorar oportunidades no e-commerce. Em 2010 a empresa crio um marketplace global, que permite os consumidores mundial a comprarem diretamente dos fabricantes (Remessa Online).

 A AliExpress surgiu como um portal de compra e venda (business-to-business), mas se expandiu para serviços (business-to-consumer, consumer-to-consumer, computação em nuvem e de pagamento).

 AliExpress é frequentemente usado por lojas de comércio eletrônico que usam um modelo de negócios de dropship ( é uma forma de negócio de varejo que o vendedor após aceitar os pedidos, os transfere para o fabricante, atacadista e os mesmos se encarregam de enviar para o cliente).

 O site oferece um programa popular de marketing de afiliados , onde os parceiros são recompensados por enviar visitantes ao site com uma comissão sobre as vendas, como informa a wikipedia.

 O site pode ser comparado como um grande shopping onde possui varias lojas e consequentemente  proprietarios diferentes. Ao efetuar uma compra o usuario deve sempre ficar atento na qualificação da loja para certificar que esta fazendo uma compra segura. Isso graças a procentagem de qualificações positivas e feedback positivo que cada vendedor recebe na página.

 O site oferece toda segurança para realização da compra, como cadastro, forma de pagamento com diferentes opções, leis de proteção ao consumidor, informação na tela de confirmação da compra e e-mail confirmando o pedido como todas as informações relacionadas ao mesmo.

 O crescimento da Aliexpress em torno do mundo é graças às estratégias de marketing e vendas que estão ocultas no Aliexpress. As estratégias de marketing e vendas são geradas em:





Fonte: DécadaStudio

A preocupação com o sucesso da AliExpress não estão somente nas mãos delas, e sim nos seus vendedores, fornecedores e clientes. Desta forma pode-se observar o empenho nas promoções e ações de marketing usando estratégias para alavancar o crescimento das vendas da empresa.

 Desta forma ao preocupar com os aspectos legais e segurança dos compradores e as estratégias de marketing a AliExpress mostra que todos podem sair ganhando com preços competitivos, qualidade e faturamento.


Bibliografia

  Ecommerce – ENEB 

7  Etapas da Criação de um site.

<https://gw2d.com.br/artigos/7-etapas-da-criacao-de-um-site>

 21 Melhores Softwares CMS para Criar Um Website (e Gerenciar o Contéudo de Forma Eficiente).

<https://kinsta.com/pt/blog/softwares-cms/>

 Ali Express

<https://en.wikipedia.org/wiki/AliExpress>

 Aliexpress para compra produtos e revender

<https://www.remessaonline.com.br/blog/aliexpress-comprar-para-revender/>

 As 17 maiores vantagens de um e-commerce.

<https://www.escoladeecommerce.com/artigos/as-12-maiores-vantagens-de-um-e-commerce/>

 Como comprar no AliExpress

<https://canaltech.com.br/internet/como-comprar-no-aliexpress/>

 Estratégias de marketing e vendas no Aliexpress.

<https://www.decadastudio.com/2021/01/18/estrategias-de-marketing-y-ventas-en-aliexpress/>

 Etapas para Desenvolviemento de uma Loja Virtual.

<https://www.agenciaeplus.com.br/etapas-para-desenvolvimento-de-uma-loja-virtual/>

 Netshoes: a gigante do e-commerce[CT Entrevista]

<https://www.youtube.com/watch?v=oa6xW0MWYxM>

Novas Tendências geram Oportunidades para o Mercado Pet.

<https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/mercado/31066/novas-tendencias-geram-oportunidades-para-o-mercado-pet.html>

 O Futuro do Ecommerce: 10 tendências para os Próximo Anos.

<https://www.smarthint.co/futuro-do-ecommerce/>

 O que é o Comércio Eletrônico (E-commerce)?

<https://www.youtube.com/watch?v=OrDcVj1hTGc>

 O que um site deve ter? Confira 11 elementos essenciais.

<https://flammo.com.br/blog/o-que-um-site-deve-ter/>

 Saiba como será o Furturo do e-Commerce em 2021.

<https://www.google.com/search?client=avast-a-2&q=qual+sera+o+futuro+do+ ecommerce&oq=qual+sera+o+futuro+do+ecommerce&aqs=avast..69i64j69i59i450l8.18j0j7&ie=UTF-8>

 Sistemas de pagamento e sistema de segurança nos e-commerce.

<https://campus.eneb.pt/videos.php?as=directos&i=16>


google.com, pub-4262202157173490, DIRECT, f08c47fec0942fa0

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