domingo, 16 de maio de 2021

O que é Community Manager e como fazer - Estudo de caso

Autor: Moisés Alves Pimentel

Escola de Negócios Europeia de Barcelona - ENEB

Data:07/03/2021


ENUNCIADO

 A empresa de calçados esportivos Link tem lojas em todo o país e muitas outras em projeto. Seu produto foi muito popular durante os anos 90 e depois de mais de 20 anos durante os quais a marca era praticamente invisível, dois anos atrás voltou com força após um grande trabalho em todas as áreas da empresa. 

O produto tem um design atual, seus materiais são inovadores, seu preço é competitivo, mas muitas pessoas não conhecem a marca e são relutantes em comprar o produto. A competitividade é feroz e a empresa sente a necessidade de fazer com que esses jovens, o público-alvo do produto, conheçam a marca e comprem seus produtos. 

Recentemente, eles contrataram um Social Media Manager, que insistiu na importância de ter alguém dedicado exclusivamente ao papel de Community Manager, para trabalhar na web e atrair, usando todas as ferramentas a sua disposição, o público mais jovem.


PEDE-SE 1. 

Tendo em conta o enunciado, e que você tenha sido designado como o novo Community Manager da empresa, detalhe o plano que seguiria com a intenção de gerenciar, construir e moderar a comunidade de seguidores da marca e empresa que representa. 


1.Introdução 


A calçados esportivos Link, com lojas espalhadas em todo o país, ápos restruturar todas as áreas da empresa, visa ampliar o conhecimento de sua marca e alcançar o público jovem com seus produtos.

Com isso a organização conta com design atual, produtos inovadores e preços competitivos para conseguir fazer sua marca tomar força e ser popular como era na decada de 1990.


 2.Análise do produto 

O público jovem esta conectados nas midias eletronicas e por isso se faz necessário o investimento nas mídias sociais para divulgar a marca e fazer conhecida entre o público-alvo. 

Após avaliação e acompanhamento no departamento de marketing da empresa pode-se observar que a organização não atua de forma direta nas redes sociais e o seu site não é atualizado a tempo, não possuindo blog, mídias sociais que possa ajudar a divulgação da marca. 

A sua concorrência é feroz e bem mais estruturada no quesito mídias social, como Facebook, Instagram, Pinterest e outras. Ela foi escolhida de forma aleatória de acordo com as primeiras que apareceram no site de busca do Google.

Foram separadas três concorrentes com que são: 

- Netshoes.com.br;

 - Centauro.com.br; 

- Jorgebischoff.com.br. 

As três concorrências atuam nas mídias sociais, possuindo paginas no Facebook, Instagran, youtube e outras. Atua-se com informações da empresa, produto e digas de produtos, relacionado à saúde, diversão, esporte para o seu público-alvo. 

Pode-se observar que existem muitas empresas conhecidas ou não que atuam de forma agressiva no uso das mídias sociais para divulgação da marca e aumentar as vendas. 

O seu produto é voltado para um público que interessa em esportes, lazer, diversão e já possui como consumidor um nicho mais adultos que já conhecia a marca. 

O consumidor mais antigo já conhece a marca e sabe da qualidade, preços e a seriedade da Link com seus produtos e por isso que continuam a comprar seus produtos deste a década de 1990. 

A organização agora deseja alcançar um público jovem, com sua proposta de desgin inovador e preços competitivos, através das mídias sociais e estilo próprio, devido seu design inovador, procura falar em seu site, blog, etc de assuntos voltados a esporte, lazer, saúde. 

E periodicamente realizar auditória interna para avaliar e medir o sucesso da implantação da nova estratégia de atuação nas plataformas sociais e avaliar recursos internos e econômicos para canalizar futuros investimentos ainda maiores nas mídias sociais. 


Análise DAFO




3.Objetivos 

- Relançamento da marca, voltada para o público jovem;

 - Fortalecer a marca; 

- Aumentar a vendas; 

- Melhor o contato, serviços e fidelização com os clientes;

 - Posicionamento nas redes sociais para aproximar do seu público-alvo ; 

- Aumentar o número de visitantes no web site; 

- Conhecer melhor o consumidor; 

- Proporcionar atenção ao usuário e coleta de feedbacks. 


4.Redes Sociais 

A principio a empresa investirá na em rede sociais, juntamente com o departamento de marketing e o Community Manager. Será escolhido três diferentes plataformas para divulgar a marca e alcançar o público mais jovem, com linguagem característica para este público.

A criação de um blog com assuntos interativos para saúde, lazer, esportes, celebridades para fortificar os produtos da Link com a comunidade. É através dele que abrirá portas para explorar a marca, levando informação para o leitor. 

Conforme o site da Neilpatel podemos destacar algumas características positivas com o uso do blog que são: 

- Mais de 409 milhões de pessoas acessam mais de 20 bilhões de páginas mensalmente;

 - 77% dos usuarios de internet leem blogs regularmente; 

- Mais de 4 milhões de blog posts são criados todos os días. 

Também será criado uma página profissional no Facebook, onde 96% acessam por meio de smartphones ou tablets. A comunicação será adequada para esta plataforma devido o atuação ser mais emotiva entre os usuarios.

 E ao curtir a página o usuario tornará seguidor e com isso possibilitará de sempre ver as publicações da marca ou empresa. 

O mesmo é uma das redes sociais mais acessada por todo mundo, principalmente pelo público jovem, de acordo com dados apresentados pela blog Twist.systems abaixo:

 - É a rede social mais utilizada mundialmente, som mais de 2 bilhões de cadastrados, dos quais 57% são homens e 43% mulheres. 

- 32% entre 13 e 17 anos de idade;

 - 6% têm entre 13 e 17 anos de idade; 

- 27%, entre 18 e 24; 

- 16%, entre 35 e 44; 

- 10%, entre 45 e 54;

 - 6%, entre 55 e 64; 

- 4%, acima de 65 anos.

E o Instagram por ser uma rede social inteiramente visual, atuará mais com concurso, humanizando a marca com situações especiais da organização, colaboradores, etc. O Instagram hoje é a principal rede de compartilhamento de fotos hoje são mais de um bilhão de contas cadastradas, dos quais:

 - 49,7% são homens e 50.3% mulheres; 

- 33%, entre 18 e 24 anos; 

- 6% dos cadastrados possui idade entre 13 e 17 anos; 

- 16%, entre 35 e 44 anos; 

- 9%, entre 45 e 54 anos; 

- 3%, entre 55 e 64 anos; -

 2%, acima de 65 anos.


5.Estratégias e ferramentas 

Será criado um site da empresa que mostrara as qualidades da organização, bem como apresentar os produtos. O mesmo podera ser atualizado de acordo com os periíodo sacional ou quando forem fornecidos novos produtos e alterações de valores. 

A organização criarar perfil da empresa em três diferentes plataformas de redes sociais profissionais, um blog (para divulgação de assuntos direcionados ao novo perfil, como esporte, saúde, alimentação e as novas tendências de calçados para diferentes modalidades), Facebook e Instagran. 

As informações das midias socias e o acompanhamento serão administrados pelo Social Media Manager e a equipe de marketing, onde farão todas as observações necessaria para o desenvolvimento da marca junto ao público e a estratégia de SEO. 

A equipe de profissionais envolvidas deveram ter habilidades e conhecimento de marketing digital que ajudará no desenvolvimento de:

- Criação e estruturação do site;

- Criação e design do bloque corporativo, banners para a campanha; 

- Acompanhamento das redes sociais profissionais; 

- Posicionamento e estratégia SEO; 

- Desenvolvimento de videos; 

- Key performance indicators (KPIs); 

- A línguagem utilizada das midias socias voltada mais para o linguagem jovem, cores, interesse de bandas, esportes e outras associada aos produtos e marca da Link. 

A equipe com o uso das plataformas poderá abrir campanhas e concurso sazonal mostrando os produtos de acordo com as estações do ano, dia dos namorados, amigos, natal, etc. 

Os comentarios e emails serão utlizados para direcionar soluções e aprociomar mais com o público e a fidelização com os clientes.


 6.Monitoramento 

O monitoramento da marca será através de diferentes ferramentas e de acordo com o uso e do que a equipe considerar mais funcional para a análise. 

No Facebook os indicadores para medir a efetividade poderá ser: 

- Alcance da página e seu crescimento; 

- Número de seguidores e seu crescimento; 

- O comentarios dos visitantes.


 No Instagram poderá ser: 

- Alcance alcançado pela conta, 

- Número de comentários e curtidas nas publicações.


E no Blog através de:

 - Comentários; 

- Emails;

 - Números de acessos. 

E o uso de ferramentas mais profissionais como: 

- Google Analytics, que compila e interpreta os dados e estatísticas; 

- Google AdWords para anuniar e pagar promoções com uso de banners, imagens, textos ou vídeos; 

- WordPress para criação de blogues; 

- Klout para monitora e medir a presença da marca Link nas redes sociais;

- Hootsuite para gestão das redes sociais, com objetivo de centralizar toda a atividade da empresa na midia social. 


2. Quais qualidades deve ter um bom Community Manager? 

Para ser um bom Community Manager deve possuir certas qualidades conforme o blogue postcron e iebschool, que são:

 - Ter habilidades de escrita, e saber redigir ajudar alcançar o público-alvo com uma campanha mais eficaz, com reação desejada no público, cliques, likes, shares pode ser uma boa alternativa de avaliar sua acertividade; 

- Ter conhecimentos sobre o SEO, é essencial para um posicionamento nos metabuscadores; 

- Ter habilidades para escolher, criar e editar imagens de Social Media, pois o público espera ter acesso a um excelente material visual; 

- Ter Capacidade de gerenciamento de projetos, gerar campanha, atribuir responsabilidades e saber trabalhar com prazos;

- Ter conhecimento do Analytics, deve saber interpreter dados, números e conhecimento das ferramentas métricas; 

- Ter capacidade comunicativa, dando para trabalhar com a equipe como estar sensível as criticas e atuações do usuário nas midias; 

- Ter Empatia, saber colocar na posição dos outros isso ajudara na busca de melhor solução para nas necessidades e problemas; 

- Ser professional versátil, ter conhecimento em Jornalismo, Marketing, Publicidade, Relações Públicas, saber lidar com novas tecnologias e ferramentas de gerenciamentos; 

- Ter dedicação ao projeto, saber gerenciar qualquer tipo de ameaça e desafios;

 - Ter uma visão completa do Mercado e seus concorrentes, estar sempre ligados nas noticias do setor, ações dos concorrentes, etc. 

Das 10 qualilidades referenciadas, eu necessito desenvolver as seguintes:




3. Escolha um blog, uma conta de Instagram e um perfil de Pinterest que você ache interessante.




As três diferentes plataformas ajudam a levar informação da marca e alcançar seu público, através de interessões especificas criadas por cada ferramenta.

4. Investigue uma empresa que se caraterize pelo uso da figura do Community Manager, mantendo seus seguidores ativos e gerando conteúdo. Explique o caso e analise suas peculiaridades.

 A empresa Magazine Luiza S/A foi escolhida por ser uma empresa de capital aberto que cresceu nas ultimas décadas, possuindo mais de 1000 lojas, presentes em 18 estados brasileiro. 

O seu modelo de negócio hoje, como diz a wikipedia, caracteriza como uma plataforma digital com pontos físicos. Sua operação de e-commerce ganhou 12 vezes o troféu Diamante no prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico B2C. 

A empresa em 2015 entra no ciclo da transformação digital, com lançamento da nova versão do aplicativo Magazine Luiza para mobile e implantação do Mobile Vendas em 180 lojas. 

Nos últimos anos a organização adquire ondas empresas, como a Startup de logística Logbee, a Netshoes e a Markeplace de livros. 

Nas ultimas décadas a empresa entrou no mercado de plataforma digital e após esta estratégia não para de crescer. A loja continua com suas lojas físicas espalhadas pelo país, e o modelo de lojas virtuais. 

Os produtos são exibidos pelos vários recursos de multimídia e há uma grande integração total das operações físicas e digitais. Lançou parcerias, criou avatar que ajudou a aumentar as vendas online em 56%, que ensinava e orientava os novos usuários a compra. 

No ano de 2015 lançou os aplicativos de compra e implementou parte da estratégia digital da empresa, estimulando as lojas a terem suas próprias fanpages no Facebook e autonomia para produzirem conteúdo, se aproximando com a comunidade.

Em 2016 lançou sua operação de marketplkace, vendendo no site e no aplicativo, produtos de cerca de 200 outras empresas elevando o número de itens ofertados nos dois canais online superaram 500.000. 

Nos dia do Namorados em 2017 criou uma conta no Tinder - aplicativo de relacionamento – tal ação dava descontos especiais para os match com o Avatar, em menos de 12 horas o perfil havia registrado mais de 150 mil matches. 

As vendas e-commerce cresceram 47% em relação ao ano anterior e na Black Friday de 2017 foi o aplicativo mais baixado do Brasil. 

Com o objetivo de desenvolver produtos e serviços, o Magazine Luiza criou em 2012, o laboratório de Tecnologia e Inovação. Tem como foco projetos de inovação para todos os canais de venda da companhia. 

Um dos principais projetos desenvolvidos pelo Luizalabs foi o Bob, uma aplicação de Big Data capaz de personalizar e melhorar a experiência de compra por meio de cruzamento de dados. 

Outro projeto criado pelo laboratório é o Magazine Você. Criado em 2012, o site permite a qualquer pessoa criar uma loja virtual, vender diversos produtos e receber uma comissão por cada venda concretizada. 

A iniciativa foi considerada por economistas como prática com tendência a se ampliar. Ao lançar a iniciativa de "social commerce", Magazine Você tornou-se reconhecida internacionalmente no painel de inovação da NRF (National Retail Federation), feira do varejo que acontece anualmente em Nova Iorque. Teve também um artigo publicado na revista Information Technology: New Generations (ITNG) de 2012, conferência internacional sobre Tecnologia da Informação e Novas Gerações.

O Quero de Casamento é mais um produto criado pelo Luizalabs e funciona como uma lista de presentes online permitindo que os noivos troquem todos os seus presentes por créditos, que podem ser usados na compra de produtos em qualquer loja rede, através do seu canal de e-commerce ou pelas compras no canal de televendas (wikipedia.org/wiki/Magazine_Luiza).




google.com, pub-4262202157173490, DIRECT, f08c47fec0942fa0


segunda-feira, 3 de maio de 2021

Como fazer um posicionamento da Web, SEM, SEO e Social Media - Estudo de caso

 Autor: Moisés Alves Pimentel

Escola de Negócios Europeia de Barcelona - ENEB

Data:28/02/2021


ENUNCIADO


 Dr. Strauss é um novo motor de busca para hotéis que acaba de nascer. Da mesma forma que outros motores de busca, oferece aos usuários a opção de comparar hotéis filtrando a busca por diferentes parâmetros e reservar diretamente o quarto.

 Eles estão cientes da enorme concorrência no setor e da existência de algumas empresas bem conhecidas na comparação de hotéis. Portanto sabem que é essencial trabalhar no posicionamento web para ocupar um lugar privilegiado nos motores de busca e ser encontrado rapidamente nas pesquisas do Google. 

O orçamento para posicionamento web será alto. Eles sabem que vai ser um grande trunfo e necessitam um profissional para investir tal capital da melhor maneira possível. Você será a pessoa responsável.


ELABORAÇÃO 

1. Investigue 3 empresas com um perfil semelhante ao descrito no enunciado. Analise suas estratégias de posicionamento e compare os resultados.

 As três empresas escolhidas (Trivago, Expedia e Booking) são organizações que normalmente utilizam de mídia digital, como facebook, instagram e outras, para divulgar seu produto.

 Após escolher e efetuar o levantamento de dados das três empresas com os mesmos perfis de atuação da Dr. Strauss, utilizando a ferramenta de análise da Metricspot, foi consequentemente foi criada uma tabela observando os seguintes itens:

 - Autoridade SEO; 

- SEO básico;

 - Conteúdo;

 - Usabilidade; 

- Aspectos técnicos.

 Também será analisado o tempo, tamanho do download bem como a posição no ranking global pela Alexa.

 São empresas que trabalham no ramo de hospedagem de hotéis, casas, apartamentos e outros. Onde normalmente em seu site de busca disponibiliza o lugar para onde deseja viajar, entra e saída, números de pessoas e o tipo de viagem, se a negócio ou lazer.

 Ao fazer a busca aparecerá o numero de alojamentos encontrados bem como características pertinentes ao hotel, quarto e serviços a serem contratados. 



Das três empresas apresentadas a Booking.com se destaca no Ranking Alexa, em 148º colocação e a única das três a utilizar palavras-chave meta e a meta descrição, já que as outras não apresentam o uso destes artifícios em sua pagina para atrair clientes.

As estimativas de tráfego para este site são muito boas de acordo com o ranking Alexa e o tempo de download pode melhorar.

 A trivago.com e expedia.com não apresentam palavras-chaves e meta descrição segundo a ferramenta utilizada para avaliação, deixando as mesmas em baixa posição comparada com a booking.com, mas o tempo de download da mesma é muito bom, comparada com o da booking.com. 

O tempo de carregamento das paginas é considerada muito bom, pois esta abaixo dos 2 segundos.


2. Faça um projeto completo para o Dr. Strauss com o plano de posicionamento web e um orçamento.

Análise DAFO



A Dr.Strauss terá que enfrentar um grande desafio, pois o negocio online já possui muitos concorrentes e com boa reputação no mercado. E deve melhorar suas fraquezas com uma boa estratégia de marketing e o uso de excelentes ferramentas e profissionais para alavancar o negocio.

 E focada no crescimento do mercado e as diferentes plataformas de acesso que a Dr. Strauss utilizara da sua força maior que é um orçamento elevado para posicionamento da marca no mercado.


 https://www.drstrauss.com 

drstrauss.com - As melhores oportunidades de hotéis e alojamentos Compare e encontre o melhor preço garantido em hotéis para todos os diferentes grupos e orçamentos.


Título da página - drstrauss.com - As melhores oportunidades de hotéis e alojamentos.

De todos os fatores On-Page, o título da página, definido pela title tag (<title>), é o mais importante ponto a se trabalhar em uma página. É quase uma unanimidade que este seja o fator mais importante em um site. Salvo o conteúdo, que não será tratado aqui como um fator, já que é o mínimo esperado de um site, a title tag merece toda a atenção do SEO.


Palavras-chave e Nome do Site

Palavras-chaves meta: hospedagem, acomodação, pacotes, desconto, promoção e turismo.

O título da pagina sempre aparecera com alguma palavra-chave pertinente ao conteúdo do site para associar a palavra de busca com o nome do site.


Quantidade de Caracteres

Os caracteres utilizados para o título das páginas estarão dentro das recomendações apresentada, não excedendo o número de 58 caracteres, pois quando aparecer no site de busca o mesmo aparecera de forma completa, sem cortes.


Velocidade de carga da Página

O site apresentará informações uteis, de forma a alcançar o seu objetivo de vendas e alcançar posição de destaque nos metabuscadores, com isso a drstrauss trabalhara com profissionais especialistas em SEO para conseguir alcançar seus objetivos.

Foi necessário utilizar a ferramenta da Ubersuggest para analisar a rentabilidade de palavras-chaves e suas relevâncias nos sites de busca.



1- Numero de procura durante um mês 
2- Mais alto numero de maior competividade 
3- Mais alto numero de maior competividade 
4- Se alguém esta pagando um alto CPC (cost per click), a palavra chave é mais valiosa.

Para otimizar a eficiência do site quando colocação nos metabuscadores, carregamento de paginas, conteúdo, aspectos técnicos será observado com critério os pontos abaixo, pois a meta da drStrauss é atingir um das primeiras posições nos site de busca. 


AUTORIDADE SEO

 A autoridade de um site é definida pelos fatores externos que afetam sua classificação nos motores de busca. Melhorar os fatores que determinam a autoridade de um domínio exige tempo e dedicação, e os resultados dos esforços de marketing online geralmente só são visíveis depois de alguns meses. 


SEO BÁSICO

 Nesta seção são analisados os principais fatores On-Page que influenciam o ranking de um site. Esses fatores, embora exijam algum conhecimento técnico para serem otimizados, são fáceis de corrigir e podem melhorar significativamente o SEO em curto prazo.


 CONTEÚDO

 No longo prazo, o conteúdo de um site determina o tráfego que ele recebe. Não só a quantidade de conteúdo que um site possui é importante: há também outros fatores importantes como a frequência com que é atualizado, se é otimizado e, acima de tudo, sua qualidade e originalidade.


 USABILIDADE

 Receber tráfego é importante, mas ainda mais é incentivar os visitantes a permanecer no site e gerar conversões. A este respeito, é fundamental que o desempenho do site seja ideal. Também é importante tornar a navegação o mais fácil possível e ter uma marca consistente. 


ASPECTOS TECNICOS 

Embora o código-fonte não seja visível para o usuário, ele tem importância na velocidade e no desempenho do site, e os motores de busca o consideram ao classificar um site, informação retirada do site da Metricspot. Para criar uma campanha de adwords serão observados 10 passos como sugere o blog da Lahar:

- Analisar a concorrência observando como o concorrente trabalha com o texto, ideias, e palavras-chave. - Planejador de palavras-chave fazer uso de alguma ferramenta para analisar o volume de busca utilizando palavras adequadas e com impacto para o negocio. 

- Planejar uma campanha e orçamento no Adwords planejar de forma correta com o uso de palavras-chaves e gerenciar o orçamento para os anúncios de publicidade online.

 - Escolha uma localidade e horário de exibição verificando qual a sua zona de atuação, se é local, por pais ou internacional.

- Defina as suas estratégias observando publico-alvo, concorrente, o que quero atingir, objetivo da campanha.

- Tipos de CPC é o valor que estarei disposto a pagar, máximo, médio ou real. 

- Leilões do Google Adwords, forma justa de determinasr uma competição.

- Índice de qualidade anúncios de melhor qualidade resutaram eum preços mais baixos e melhores posições de anúncio. 

- Refinar a campanha – otimizar ações , analisar e refinar mais os anúncios e as palavras-chave. 
- Planejar com cuidado 


3. Realize uma pesquisa sobre o crescimento das técnicas de posicionamento WEB, SEM, SEO e mídias sociais nos últimos 5 anos. 

O meio digital permite o usuário a buscar informações mais rápidas para diferenciadas áreas. E com um mercado cada vez mais competitivo e usando a web, as empresas procuram artifícios mais rápidos para gerar informações e consequentemente alavancar vendas e credibilidade com seus clientes. 

Devido a centenas de milhares de opções por parte das indústrias hoteleiras se faz necessário à compreensão e o uso dos metabuscadores que podem ser utilizados como estratégia de vendas para o ramo. 

Os metabuscadores são mecanismos de pesquisa exclusivos que aproveitam o índice criado por outros motores de busca para colher, avaliar, validar, agrupar e exibir ao usuário os melhores resultados, em geral em termos de preços, de acordo com o produto ou serviço pesquisado (Blog OMnibees).

Os motores de busca começaram a surgir quando o número de recursos na Web adquiriu proporções tais que impediam a sua coleta por meios manuais e a busca apenas através da navegação. A maioria deles derivou do trabalho de estudantes de pós-graduação, professores, funcionários do departamento de sistemas de empresas ou outras pessoas interessadas na Web. Muitos não obtiveram continuidade, à medida que a tarefa a ser executada passou a exigir maiores recursos humanos e técnicos. Os que sobreviveram foram adquiridos por empresas ou financiados por propagandas, investidores e recursos de pesquisa (Cendon, 2001).

Graças à criação e a evolução da SEO (Search Engine Optimization) que é uma ferramenta de otimização dos motores de busca, que foi possível o desenvolvimento dos metabuscadores.

 A ENEB no seu texto descreve que o SEO inicia-se na década de 90 com o aparecimento dos motores de buscas W3Catalog, Lycos, Aliweb, Web crawler, Altavista e Yahoo! E no final da década de 90 aparece o Google que ser torna um buscador por excelência e cria novos algoritmos em base as palavas-chaves, número de links ou diferentes critérios de cálculo de importância da pagina.

A SEO tem com objetivo melhorar a presença de uma página nos buscadores, que utiliza técnicas para aperfeiçoar o uso e aumenta a relevância e visibilidade como explica o texto da ENEB.

 Linkexperts (2017) explica que as estratégias de SEO consistem em aplicar um conjunto de técnicas em seu conteúdo e site para coloca-lo em melhores posições no mecanismo de busca (Google, Bing, Yahoo, etc) e com isso trazendo visitantes qualificados gratuitamente para seu site. 

A SEO utiliza táticas dos tipos: 

- Otimizar títulos, imagens e textos usando naturalmente a palavra chave escolhida durante o decorrer do conteúdo. 

- Estruturar uma página de conteúdo com carregamento rápido, adaptável para dispositivos mobile e sem erros de desenvolvimento. 

- Configurar o código do seu site para que o Google possa ler seu conteúdo mais facilmente. 

- Inserir links internos para outras páginas do seu site e conseguir links de referências de sites externos para ajudar no rankeamento do Google.

- E muito mais! 

O mesmo blog diz que os resultados de investimento em SEO não são de curto prazo, pois os metabuscadores faz uma seria de avaliações do tipo quanto tempo o usuário fica conectado, numero de visitantes na pagina, compartilhamento nas redes sociais, etc.

 O blog da neilpatel também complementa dizendo que o SEO inclui inúmeras táticas para satisfazer as expectativas do visitante e, ao mesmo tempo, passar pelos criterios do buscador. 

São estes os principais critérios de elementos do SEO:

- Palavras-chave, que resumi a essência do texto e daquilo que você deseja captar através da intenção de busca do usuário, tendo como características (volume de busca, dificuldade de ranqueamento, etapa do funil, posicionamento atual do site);

 - Estrutura do texto, é importante usar as chamadas Heading Tags (hi, h2, h3, etc.); também ter vários links internos que complementam o contéudo e externos para fontes de autoridade e outras mídias; 

- Qualidade da página e do contéudo, deve-se adotar HTTPS para garantir a segurança do site e melhorar a experiência do usuário, bem como o carregamento da página rápido e organizado;

 - Backlinks, têm grande influência sobre o ranqueamento, quanto mais autoridade e relevância o sites tiverem, mais valioso será o backlink;

 - Tráfego, o tráfego orgânico, formado por visitantes com grande potencial para se tornarem leads e futuras conversões ( a primeira posição do Google leva 20,5% dos cliques, a segunda 13,32% e a terceira 13,14% de acordo com a pesquisa realizad pela ignite Viibiliy; 

- Links Patrocianados – Resultados Pagos, que têm sua visibilidade determinada apenas pelo valor investido na mídia, os links patrocinados passam por uma espécie de leilão. Não conta somente o valor pago, mas também a qualidade do seu site e conteúdo. 

O SEM (search Engine Marketing) e uma ferramenta que engloba a estratégia de SEO. O SEM é uma área do marketing com estratégias focados em conceitos de aquisição de um funil de vendas, como diz o blog da linkexperts. E o mesmo promovem o site ou blog dentro dos mecanismos de buscas através de otimização como o SEO. 

O SEM funcionara por completo somente se tiver uma boa estratégia de SEO, mídias pagas e marketing de mecanismos de buscas por trás. E o mesmo site continua informando que o SEM é uma estratégia de marketing digital que otimiza sites e conteúdos para chegar nos primeiros lugares de resultados do google, ou outros metabuscadores. 

O SEM iniciou nos anos 1990 conforme a necessidade do crescimento dos números de sites e como consequência foi necessário criar alguma ferramenta para ajudar o usuário a localizar os conteúdos desejados.

 Neste mesmo ano Alan Emtage criou Archie, um buscador que utilizava palavraschave que veio a facilitar as buscas e mais tarde foi criados novos mecanismos como:

- WebCrawler (1994) 
- Altavista (1995) 
- Yahoo! (1995) 
- Ask.com (1996) 
- Yandex.ru (1997) 
- Google (1998) 
- Baidu (2000) 
- Bing (2009). 

E graças a Adwords (google Ads) a plataforma google construiu um grande império online e é absoluto entre os buscadores em torno de 6 bilhões de buscas diárias tornando o SEM um dos principais pilares do marketing (Blog da neilpatel).

Mas o avanço não parou por ai, com o aparecimento de novas plataformas de acesso, como o smartphones e tablete a SEO deve que adeguar sua ferramenta para evoluir no acesso das mesmas. 

A ENEB em seu texto informa que o site se adapta ao tamanho e conquista uma gestão muito eficiente do espaço disponível. Que o acesso é diferente do computador e acesso de banda larga limitado e a interação do usuário com a plataforma também é limitada, fazendo com que a SEO utilize de outros artifícios para facilitar a navegação do usuário através dos smartphones.

E por isso que a pagina da web utilizara três opções diferentes: 

- Páginas Web com design adaptativo;
- Páginas Web específicas para celulares; 
- Apps (aplicativos). 

As novas tecnologias tem favorecido o crescimento da web. E a evolução da web no decorrer das últimas décadas possibilitou e vai ainda mais criar novas oportunidades e modalidades de acesso para o usuário. A cada evolução uma surpresa na interação usuário e web. 

Como consequência poderá esperar para o futuro próximo, participação e interação em realidades virtual através da tecnologia de 3D que esta tomando crescimento e conquistando seguidores em todo mundo. 

Okada & Souza (2011) informa que a web 1.0 foi o inicio da implantação e popularização da rede em si, seguindo a web 2.0 o que o mundo vive hoje, centrada nos mecanismos de busca como Google, wikipedia, you tube, etc e por fim a web 3.0 que pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente na Internet.



Okada & Souza (2011) continua a afirmar que a transição da web1.0 (estática) de 1990 a 2000; para a social web (2.0), anunciando a era da busca (keyword search), de 2000 a 2010; evoluindo para a web 3.0 semântica tagging e busca de linguagem natural, de 2010 a 2020 e, por fim, evoluindo para a web 4.0 inteligente de 2020 a 2030. 

Também não poderia deixar de fora o avanço das redes sociais, pois é devido a eles que a SEO e SEM ganharam mais visibilidades. 

A ENEB no seu texto Posicionamento web ressalta que se deseja um bom posicionamento nas redes, jamais devemos negligenciar as redes sociais. 

Mattos (2019) do blog twist relata que há 4.3 bilhões de pessoas conectadas à Internet no mundo. Ainda maior é o número de pessoas que têm um aparelho próprio de celular, estimado em 5.1 bilhões ― destes, 3.2 bilhões são usuários ativos em redes sociais, de um total de 3.4 bilhões de pessoas que as utilizam. 

Segue abaixo sete das maiores plataformas de mídias sociais utilizadas no mundo.



Vimos que devido interação da web, SEO, SEM e as mídias sociais a vários potenciais de atuação, dando para os usuários em participar deste universo cada vez mais atrativo, quando para as empresas que desejam expandir seu negocio, valorizando sua marca e atingindo ranques de destaque nos metabuscadores. 

4. Escolha uma empresa que considere pertinente e esteja bem posicionada. Analise o seu caso em relação aos aspectos que afetam o SEO. 

A Amazon sem sombra de duvida é uma das empresas mais reconhecida no mundo, ocupando e servindo mais regiões globais do que qualquer outra empresa e a mesma de tornou sinônimo de compras on-line conforme o blog Pulsar. 

E de acordo com o mesmo texto o seu sucesso se da devido à seleção de seus produtos, a abordagem centrada no cliente e os preços. 

Para a Semrush a Amazon se tornou o Google dos produtos. É o líder do mercado conta com 180 milhões de visitantes por mês somente na Alemanha. Com mais de 40.000 comerciantes presentes no mercado da Amazon e para que eles consigam uma boa colocação chegando na primeira pagina pode aumentar consideravelmente o volume de negócios.

A marketing digital E-launch comenta que a estratégia de marketing da Amazon é focada quase que exclusiva em marketing digital. E seus produtos são separados por nichos, categoria dos mais vendidos, lista de desejos e sugestões que eleva o interesse do público e facilita a compra. 

Utilizando a ferramenta de análise da Metricspot, foi possível chegar nas informações seguinte: 



O blog da Proun salienta a importância de observar dez fatores que podem contribuir para o sucesso de sua pagina na Web que são: 

- O Domínio e a extensão do domínio influirão positivamente na posição; 

- Keywords, palavras-chaves para a estratégia de posicionamento em buscadores; 

- Categorías;

 - URLs que não seja superior a 110 caracteres; 

- Meta etiquetas, títulos e suas descrições; 

- Headings, é aconselhável incluir H1 as Keywords mas importantes e variações para os restos dos títulos;

 - Conteúdo e imagens; - Linkbuilding Interno;

- Design responsivo; 

- Código, otimizar e comprimir o código fonte, CSS e Javascript. 


Além do mais a empresa sabe gerenciar sua marca. Hoje a empresa é considerada como uma empresa no comercio online mais conceituada, e cada vez mais atraindo novos clientes para seus produtos.




Bibliografia 

Cendon, B.V. Ferramentas de busca na Web. Ci. Inf., Brasília , v. 30, n. 1, p. 39- 49, Apr. 2001. 

Okada, S.I, Souza, E.M.S. Estrátegias de Marketing Digital na Era da Busca. Revista Brasileira de Marketing, vol. 10, núm. 1, Janeiro-abril, 2011, pp. 46-72 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil. 

Posicionamento Web – ENEB


























google.com, pub-4262202157173490, DIRECT, f08c47fec0942fa0

domingo, 2 de maio de 2021

O que é Marketing Estratégico - Estudo de caso

Marketing Estratégico

Autor: Moisés Alves Pimentel

Escola de Negócios Europeia de Barcelona - ENEB

05/01/2021


ENUNCIADO 

Elephant (empresa fictícia) é uma empresa dedicada à venda e distribuição de vinho com denominação de origem Ribera del Duero. Foi fundada no ano de 1999 e desde então sempre se observou um aumento nas vendas.

 Elephant tem um produto de alta qualidade, vencedor de alguns prêmios dentro do setor e pretende se tornar uma referência dentro do público jovem.

 A empresa criou uma plataforma de vendas on-line e propõe uma nova estratégia de vendas com base nesse canal, a fim de alcançar uma quota de mercado mais ampla e estender o leque de suas lojas para a experiência virtual.


PEDE-SE 


Elabore um plano de marketing para a proposta do Elephant, apresentando a estratégia e ações que formarão a rota de implementação do negócio online no mercado espanhol. 


1. Análise da situação externa.

O mercado de vinho espanhol vem sempre se reestruturando e se adaptando com o passar dos anos. A Espanha possui relação antiga na produção de vinho, onde há registros que aproximadamente 4.000 ou 3.000 a.C, já se cultiva tal pratica na região. A cultura do vinho sobreviveu a tempos difíceis na idade Média com as invasões dos bárbaros e Árabes.

 Deste a década de 1990 o setor passa por profundas transformações visando a modernização no processo, com regulamentação em todo segmento do setor levanto o setor a possuir mais prestigiosos vinhos do mundo. 

O País esta atualmente como o terceiro maior produtor do mundo e com vinhedos distribuídos por todo seu território, com volume anual de 39,6 milhões de hectolitros.

Por essa razão temos um link variado de diferentes uvas utilizadas na produção, com composição e qualidade variadas (Wine Lovers, 2019). 

De acordo com a Revista adega uol, o setor vitivinícola espanhol é regido por normas claras para a qualificação de seus produtos, as quais são registradas perante à União Europeia. A principal divisão é entre os vinhos de Denominación de Origen Protegida (DOP) e os de Indicación Geográfica Protegida (IGP). Quaisquer vinhos que não se enquadrem nos critérios DOP ou IGP só podem ser rotulados como “Vino”.

 Os vinhos devem seguir especificações especificas tipo de variedades de uva, modo de cultivo, localização tempo de envelhecimento e um patamar mínimo de qualidade de acordo com Denominacion de Oriegem (DO) com seu próprio Conselho regulador.

 Devido ao clima e o solo calcário-arenoso faz de Ribera del Duero um lugar com ótima produção de vinhos de boa qualidade, melhores tintos e rosados. Traz em suas características, vinhos mais tintos e com tanimos mais adstringentes como salienta Eduardo Milan ( 2016). 

Além do próprio mercado espanhol a empresa Elephant enfretará outros mercados concorrentes, como Portugal, França, Alemanha, Itália, Grécia, Áustria entre outros. 

O mercado atravessara um período conturbado de acordo com Hora (2019), não somente por causa do Brexit, mas também pelo fato do governo norte-americano criar novas sanções com sobre alimentos, vinhos e outros produtos europeus.

 Mas o mercado de vinho espanhol conta a seu favor com qualidade e o preço dos seus produtos que estão dentro dos mais conceituados com um preço médio relativamente baixo como explica Coelho (2019).

Devido a estes novos desafios e com a concorrência no mercado de vinhos crescendo, visa aproveitar novos nichos de vendas para alcançar diversificados e potenciais clientes. 

De acordo com a vectoritcgroup o comércio eletrônico espanhol oferecem dados positivos de crescimento no comercio online, em 2016 foi de 15%, em 2017 18%. 

As vendas online é um excelente seguimento para alcançar novos clientes, nos últimos anos, como relata Pereira (2020), o comércio eletrônico representa 4,4% do mercado em Espanha o segmento ultrapassou os 22 milhões de euros no primeiro semestre de 2019.


2. Análise da situação interna. 

A Elephant quer concentrar uma parte de suas vendas via online e alcançar o público jovem, visto que a população jovem vem crescendo no uso diário de vinho e consequentemente é um público mais voltado para a era digital. 

Este novo perfil de consumidor apesar de novo é extremamente exigentes e críticos conforme a vinho em prosa (2013), e consequentemente será um grande desafio para um atendimento personalizado. 

Na geração passada o vinho fazia parte da alimentação, agora entre os jovens o consumo esta associado a lazer e a consumo ocasional de acordo com a ibravin.org (2014). 

De acordo com a publicação da viver saudável (2020) no período de confinamento houve um aumento no consumo de vinho. O estudo mostra que os supermercados foram o lugar de principal aquisição com seguido pelo comercio online e que normalmente os jovens das zonas rurais passam a consumir bebidas alcoólicas mais cedo.


A Elephant tem como forças externa a facilidade de comercializar com vários países na zona do euro e quebra de barreiras comerciais com outras nacionalidades e vários acordos bilaterais com outras nacionalidades. 

Mas também tem que se preocupar com as ameaças, pois além da grande concorrência dos produtores europeus, a empresa pode passar por grandes desafios devido às novas sanções econômicas do governo norte-americano ao comércio de vinho como explica a Hora (2019), Brexit e o crescente mercado latino americano no setor de vinhos.

 A grande característica interna da empresa é por possuir conhecimento tecnológico na produção de vinho, com solo de alta qualidade, tecnologia avançada no cultivo e fabricação além de profissionais altamente qualificados no ramo, fazendo com que a alta qualidade do nosso produto adquire prêmios reconhecidos.

Um dos grandes desafios da Elephant é poder amenizar os pontos fracos, e procurar chegar mais próximo da realidade do nosso público alvo. Pois somos uma empresa relativamente nova no mercado com 20 anos de existência e possuir grande concorrência interna e externa. 



3. Determinação dos objetivos do plano

 O objetivo é expandir as vendas dos produtos da Elephant alcançando maior parte do mercado de vinhos tintos e rosados aumentando as vendas dentro e fora da Espanha.

 A empresa já possui uma plataforma de vendas on-line e agora com lockdown a empresa procura melhorar o acesso do público-alvo para alcançar um mercado ainda maior.

 A Elephant quer aproveitar o avanço digital principalmente entre os jovens, e o fácil acesso através das diferentes plataformas, alcançar esta nova geração de consumo com seus produtos que já possui certificação de qualidade reconhecida.

 Com isso criar um novo produto com embalagem e visual jovem, valorizando o produto e fortificando a marca no segmento. 


4. Elaboração e seleção das estratégias 

A Elephant nos últimos anos vem elaborando um estudo com a finalidade de ampliar suas fronteiras e conquistar novos nichos de comércio. O grupo já atua nas vendas diretas com algumas lojas em pontos estratégicos da Espanha e agora deseja conquistar uma parte crescente do mercado digital como avalia Mellis ( 2017).

Quintinho (2020) expõe que devido à pandemia do coronavirus, o número de compras pelos jovens menos de 30 anos deve uma alta de 38% entre os meses de abril e maio deste ano no Brasil de acordo com a Wine Market Council realizada nos Estados Unidos os adultos entre 21 e 38 anos, no total da produção, 42% forma consumidos por esta faixa de idade.

Vários fatores podem estar influenciando os jovens a admirar mais o uso do vinho, dentro do qual Vidigal (2016) salienta que por ser uma bebida saudável e ser recomentada por médicos, com propriedades que diminui a pressão arterial, riscos cardíacos, colesterol ruim. 

A revista viver saudável informa que os jovens e os habitantes das zonas urbanas que trabalham no setor terciário tendem a beber vinho rapidamente após a compra devido à falta de espaço na habitação. 

E devido a estes estudos e com grande qualidade na produção de tintos e rosados a Elephant criara uma linha de produto para o publico jovem, para ser consumido mais rapidamente e em qualquer lugar, pois normalmente o público jovem tem comportamento diferenciado de consumo em relação ao público mais velho. 

A organização usará a ferramenta de 4 P’s do Marketing (produto, preço, praça/distribuição e promoção). 


Produto 

A empresa já possui um bom produto com certificação reconhecida pelo mercado de vinho e por estar em uma região que produz ótima produção de vinhos de boa qualidade, melhores tintos e rosados.

 Serão criados dois novos produtos para linha rose e tinto, com a mesma qualidade, sabor e teor alcoólico, o diferencial será o volume de 500 ml para ser consumido mais rápido e em qualquer lugar. Com uma linguagem mais direcionada ao público jovem.

Preço 

A empresa procurara conciliar preço e qualidade com ações mais direcionadas na internet a fim de reduzir custos finais do produto e uso de promoções de acordo com período sazonais. 

O preço médio varia entre 15 a 20 euros no mercado para uma garrafa de 750 ml, a proposta da Elephant é criar uma linha para com um valor em torno de 6 euros para garrafa de 500 ml.


 Praça/Distribuição 

Além de continuar com a distribuição no mercado já explorado, em lojas locais e distribuidoras parceiras, a empresa com o aumento das vendas online procurara novas parcerias que ajudara a entrega do produto com um tempo reduzido de espera. 


Promoção 

Além de possuir uma interação via os canais de compra e online com a nossa loja virtual, a Elephant explorara novas parcerias com empresas voltadas ao publico jovem para divulgar o nosso produto. 

- Utilizaremos as mídias sociais para divulgação do produto; 

- Uso de estratégia de preços, com promoção para primeira compra, e descontos de acordo com o número de garrafas compradas; 

- além de promoção em períodos estratégicos, valentines’s day, dia do amigo, final de ano, etc.


5. Proposta de um calendário


 detalhado e timming para cada ação. As ações do marketing foram inseridas na tabela abaixo com suas respectivas estratégias. Não foi pautado um grau de prioridade, pois a Elephant acredita que todas as etapas são de suma prioridade para o sucesso da organização. 




6. Elaboração detalhada do orçamento das ações necessárias para a aplicação da proposta.


 A organização ao analisar as pesquisas e ver a atuação de investimento de outras empresas no segmento de vendas online propôs investir em torno de 15% a 20% do faturamento em campanhas de marketing para plataforma online. O investimento soma os custos com:

 - mão de obra (equipe e terceiros): 10% a 20%; 

- Tecnologia : 15% a 25%; 

- Mídia (anúncios/promoções/ publicidades): 50%.


7. Definição dos métodos de medição e de controle que serão utilizados para determinar se as ações e atividades propostas são ou não benéficas para a empresa.

 Será um desafio para a empresa em ingressar no mercado online, e consequentemente canalizar suas vendas nesta nova plataforma. Ela continuara com o seu sistema de vendas tradicional e ampliara as vendas para a plataforma digital com o objetivo de alcançar novos mercados, principalmente com o publico mais jovens. 

Durante a implantação do projeto e a criação de nova linha de venda, a direção propõe acompanhando direto através de reuniões semanais, onde os departamentos envolvidos apresentaram os resultados, desafios e melhoria da estratégia.

 Nos primeiros meses ocorreram reuniões extraordinárias conforme a prioridade, verificando adequação de projeto, produto, preço e mão de obra.

 Serão criados indicadores de desempenho tais como:

 - Índice de ativação; 

- Ciclo de vendas; 

- Novos x Clientes existentes;

 - Taxa de desconto, de vendas.


Bibliografia

 Marketing – ENEB. 


google.com, pub-4262202157173490, DIRECT, f08c47fec0942fa0