segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

O que é PNL - Programação neurolinguística

Estudo de caso O principal objetivo deste trabalho é colocar em prática os recursos aprendidos. Para superá-lo, é essencial trabalhar em uma situação real, visto que é a melhor maneira de conseguir um bom uso da matéria, bem como essencial para obter o nível de aprendizado ideal. 

PNL - Programação Neurolinguistica - ENEB

Moisés Alves Pimentel

22/11/2020

 1. Escolha do tema: Comunicação.

 1. Justifique detalhadamente as razões para a eleição

O fato de ter selecionado este tema é porque uma boa comunicação abre portas e ajuda a mitigar futuros problemas pelos simples fatos de não usá-la ou ignorá-la em qualquer momento da vida humana.

 Eu trabalhava em uma excelente empresa há uns anos atrás e com um salário de dar inveja a muitos. Já fazia parte da empresa a mais de 10 anos e gozando de certas facilidades e boa convivência com os demais colaboradores da empresa.

 Os serviços e a posição que eu ocupava eram realizados de forma eficaz e eu sempre procurava resolver qualquer problema que aparecia no processo e consequentemente era sempre elogiado pelos meus colegas de trabalho e superiores.

 Até que eu resolvi fazer outra graduação em uma área diferente da que eu atuava. Nos últimos anos da graduação eu fui encurralado pelo dever de fazer o estágio obrigatório da faculdade senão eu não graduaria e consequentemente o período de estágio entrava em confronto com o meu horário de trabalho.

 O meu gerente numa reunião falou que não abriria mão do horário de trabalho, para qualquer funcionário que desejasse fazer algo que não fosse de interesse da empresa.

 Eu tomei isso como verdade e fiquei tímido e com medo de receber um não por parte da gerência ao solicitar a chegada de 4 horas mais tarde duas vezes na semana num período de 6 meses.

Devido a isso e aproveitando certa posição de privilégio que eu possuía na empresa, resolvi chegar atrasado neste período sem comunicar nada a gerência. 

Conclusão o departamento de recursos humanos entrou em contato com o meu gerente e comunicou que eu estava sempre chegando atrasado e consequentemente ele não sabia.

 Ele não quis saber dos meus motivos e comunicou que eu estava sendo desligado da empresa.


 2. Defina o problema.

 A imaturidade e da minha necessidade de realizar o estagio, me levou a ignorar o ponto de vista dos meus superiores e infligir regras da empresa. Se eu tivesse conversado com os meus superiores e o recurso humano provavelmente eles compreenderiam minha situação e aceitaria a minha solicitação.

 O medo de receber uma resposta negativa da liderança me cria bloqueio na comunicação quando eu necessito de solicitar algo.


 3. Faça uma abordagem teórica do tema escolhido. 

A comunicação às vezes é um entrave para muitos e por não saber utiliza-la traz interpretações erradas do que deseja comunicar.

 O texto da endomarkenting.tv diz que em uma organização a comunicação é fundamental o bom relacionamento e integração entre os colaboradores, auxiliando no sucesso dos projetos e entendimento das informações.

O mesmo texto também salienta que para que a comunicação venha a ter o efeito esperado, ela deve ser clara. Não necessariamente passar uma informação para frente, mas fazer a mesma a ser entendida. 

O blog wagglbrasil relata que uma comunicação adequada na empresa pode levar ao incentivo e dedicação por parte dos colaboradores e que a mesma proporciona clareza na transmissão da mensagem levanto ao entendimento e compreensão das tarefas solicitadas.

 A endomarketing.tv define que para ter sucesso em uma comunicação, deve-se ter conhecimento da mensagem, do receptor e auto conhecimento de si mesmo para ter sucesso naquilo que deseja transmitir. 

Por estas razões que eu resolvi escolher a comunicação como parte do meu problema, pois se eu souber trabalhar corretamente minhas falhas e direcionar minha comunicação com as ferramentas necessárias, eu futuramente conseguirei ser um bom comunicador e saberei enfrentar as adversidades e entraves da minha forma de comunicar. 

A importância de se comunicar é de suma importância para conseguir alcançar aquilo que eu desejo e consequentemente evitar problemas futuros como no meu exemplo que levou a perda do meu trabalho. 


2. Defina o Estado Presente (EP) e o Estado Desejado (ED):

 EP – Eu me vejo com certa dificuldade em aproximar de meus superiores e solicitar algo ou expor para eles algum tipo de situação conflituosa. Eu acabo ficando frustrado e criando um conflito interior. 

ED – Poder chegar confiante e expor o que desejo e argumentar sem alterar o tom de voz ou ficar frustrado com respostas negativas. 


3. Definição de objetivos:

 Formule um objetivo primário

 “Quero conseguir comunicar de forma clara perante meus supervisores e sem importar com o estresse de receber uma não como resposta.”


 Três objetivos secundários: 

- “Sempre quando necessitar solicitar algo, marcar uma reunião ou enviar uma mensagem solicitando um tempo para expor o que desejo, período de um mês trabalhando as crenças limitantes”.

 - “Procurar sempre falar a verdade e expor os fatos realmente como são, inicio imediato, usando a técnica de ancoragem”.

 -“Evitar a procrastinação e conseguir estar relaxado ao solicitar algo, no período de 2 semanas usando a técnica ponte para o futuro”. 



4.Caso prático
 Escolha pelo menos 4 técnicas de PNL

Ponte para o futuro 

Para constelação clinica conseguimos construir um objetivo específico e claro com o uso desta técnica. Esta técnica leva a condução do individuo aquilo que ele deseja, ou seja, é um recondicionamento com finalidade de levar a mudanças positivas da vida.

 Ela interliga o estado presente a um almejado, onde o individuo se vê crescendo progressivamente até alcançar a meta. 

A ENEB descreve que o individuo deve-se projetar com ideias positivas para o futuro, se imaginando e acreditando o que veria a frente. Se em vez de ser um explorador, a pessoa seria o guia desta técnica. 

A inlpcenter informa que a técnica instala expectativas positivas no mindset, para que o individuo possa experimentar os resultados positivos que deseja que aconteçam no futuro.

 O uso desta técnica possibilita a criação futura de um estado desejado em que o individuo gostaria de alcançar e viver realizado profissionalmente ou pessoalmente.


 Estratégias de Crenças 

O texto da ENEB comenta que as pessoas comportam em sintonia com o sistema de crenças internas, e não fazemos isso conscientemente. É uma formulação linguística que aparecem como generalização sobre causas, significados e limites, ligadas a níveis de ambiente, comportamento, habilidades, identidade ou espiritualidade. 

Segundo o mesmo texto as crenças têm a ver com o grau que elas nos afetam e a natureza da emoção e conduta que geram.

Pode ser crenças capacitadoras, aquelas que sugerem experiências positivas e concedem licenças, motivações, impulsos e incentivos. Ou crenças limitantes que sugerem experiências negativas, impedindo uma análise objetiva da realidade e onde a pessoa é levada pelo preconceito.

 A ENEB acredita que as crenças limitantes têm consequências muito negativas para a pessoa, pois geram uma diminuição dos reforços e o aumento do sentimento de falha. E são acompanhadas pelo uso da linguagem especifica do tipo: eu não posso, eu não sou capaz, nunca vou conseguir, etc..

 Estratégias de crença são as maneiras em que podemos manter e sustentar uma crença. Têm uma estrutura composta de imagens, sons ou sensações que operam em grande parte de forma inconsciente. Além disso, são uma série de procedimentos de prova que usamos para decidir se algo é credível ou não. 

As estratégias de crença funcionam automaticamente e podem se tornar elementos limitadores para a realização dos objetivos. A natureza automática e quase inconsciente dessas estratégias faz com que possam intervir negativamente, limitando a definição dos objetivos. Por isso são importantes as preguntas e a decomposição caso o objetivo esteja mal definido (ENEB).

 A abortagem desta técnica ajudara a mitigar ou anular as crenças limitantes do que eu acho ou acredito que venha prejudicar a minha evolução profissional e ou pessoal.


 Ancoragem 

A ancoragem foi observada pela primeira pelo cientista russo Ivan Petrovich onde o mesmo vez teste com cães associando estímulos e pode observar que os cães salivavam de acordo com os estímulos estabelecidos nos teste. E mais tarde O’Connor e Seymour diz que qualquer representação, interna ou externa, desencadeia outra representação ou série de representações. Este estímulo que está associado e traz estado psicológico, em PNL é chamado de âncora (ENEB). 

No texto da constelação clinica comenta que a ancoragem serve para direcionar o comportamento de modo mais positivo a um estado almejado. Ela através de um canal emotivo mais positivo e encorajador nos faz enfrentar algum momento anterior conturbado.

 O mesmo texto sugere que através de palavras ou gestos podemos rememorar qualquer situação de estado emocional construtivo. De forma que qualquer momento aparecer algum desânimo ou medo, pode-se acionar a âncora. E consequentemente cria-se um atalho que favorecera as ações positivas.

A ENEB adiciona que os tipos de âncoras estão associados às diferentes modalidades como, visuais, auditivas, olfativas, gustativas, visuais, auditivas, olfativas, gustativas, cinestésicas. E que as mesmas são criadas através da repetição ou por emoção. 

O ancoragem possibilitará a criação de um ponto de escape que facilitará a enfrentar momentos de conflitos onde através da técnica colocarei as minhas emoções pautadas em boas experiências ou lembranças sem traumas. 


Swish


 A ENEB explica que a técnica swish consiste passar a imagem do sujeito do estado atual para outra imagem que ele construirá previamente do estado desejado. Esta técnica é muito poderosa e utilizada para superar medos. 

O texto da golfinho.com também concorda que a técnica substitui o pensamento ou a reação indesejada por uma mais útil e mais adequada. Essa técnica é valiosa para controlar os próprios pensamentos, estados e comportamentos. 

Esta técnica possibilitará dissolver sentimentos adversos, medo, insegurança, pensamentos indesejados e substituir por algo útil e mais adequado. 


i. Justificativa da eleição.

 Foi selecionada 4 técnicas com a finalidade de trabalhar e ajudar na comunicação.

 O Swish é uma excelente ferramenta para trabalhar com as fobias, ajudando a vencer obstáculos que o medo venha prejudicar a condução da minha comunicação com meus superiores e até mesmo colegas de trabalho.

 O uso desta ferramenta possibilitar em desenvolver a minha capacidade de manter no controle dos momentos estressantes e projetando para o comportamento que eu desejo.

 A técnica de ancoragem ajudara a criar condições favoráveis e possibilitar a eliminação de crenças limitantes e implementação de novos hábitos criando motivação.

 A técnica Ponte para o futuro ajuda a criar uma imagem do que realmente desejo para o meu futuro, o que desejo ser, aonde desejo chegar, interligando o meu estado presente ao almejado.

 Estratégias de Crenças ajudara a trabalhar com as crenças limitantes que impede o desenvolvimento e o alcance de objetivos positivos.




c. Aplicação prática:
 i. Explicação técnica da aplicação. 

A aplicação das técnicas e as sessões foram realizadas em um ambiente tranquilo, longe de interferências externas que poderia prejudicar o desenvolvimento das técnicas e a concentração dos objetivos estabelecidos. 

Na primeira sessão foram criados os objetivos de forma bem específicos, bem como traçados visando o potencial de realização e a certificação se é possível de ser atingidos. E os mesmo serviram de norte para alcançar as metas desejadas e controle dos meus sentimentos.

 Nas duas primeiras sessões será utilizada a ponte para o futuro, neste momento possibilitara ver o meu estado atual com certas limitações, receios, medos, inseguranças para um “eu” do futuro livre destas amarras. 


Eu em pé visualizarei o meu estado atual, com minhas limitações, e inseguranças e longo em seguida darei três passos para frente e imaginarei o “eu” desejado tomando minhas decisões e observando os efeitos destas decisões sendo favorável a minha imagem.

 Neste momento eu me visualizo um indivíduo que domina a comunicação, que saiba interagir com a liderança e os demais colegas de trabalho. E consequentemente nesta parte o “eu” desejado fala com o “eu” anterior que fale a pena mudar e alcançar o objetivo. 

Depois de estar bem reforçada esta ideia nas duas sessões e já colocando em prática no cotidiano serão adicionadas outras ferramentas que ajudara a alcançar o objetivo.

 Nas outras duas sessões, continuarei com a ponte para o futuro, mas introduzirei a técnica do Swish. Será trabalhada com imagem dissociada de substituição, onde estarei vendo eu como um indivíduo positivo, que sabe articular bem as palavras, comunicativo, enérgico e seguro. 

Encontrarei um gatinho para o humor indesejado e visualizarei como é minha postura, a forma de agir, o olhar e o estresse ao me comunicar e consequentemente colocarei na mesma imagem num canto inferior a imagem pequena do que eu desejaria para minha vida, o eu vencedor, sem estresse, articulador e interessante.

 Após a seleção farei que as imagens mudem simultaneamente até que a do estado desejado fique grande e nítida e o estado indesejado menor e consequentemente até desaparecer. 

Ao concluir esta imagem limparei a mente pensando em outra coisa, ou visualizando uma cor favorita, etc. esta prática do Swish será realizada 5 a 7 vezes.

 Nas futuras sessões serão trabalhadas as crenças limitantes, tudo aquilo que eu acredito, mas que de certa forma me impede de alcançar uma vida profissional de sucesso devido aos medos e fobias mediantes a mesma. 

Neste estagio será trabalhada as palavras de limitações, de acordo como texto da ENEB as crenças são generalizações das nossas ações, sobre o que fazemos ou planejamos. 

Durante o uso da técnica analisarei de forma crítica os tipos de condicionamentos que foram criados que me impedem de alcançar o eu de sucesso. Eu preciso carregar este fardo, será que algo que aconteceu anterior são sentimentos absolutos que eu necessito carregar.

 Com os olhos fechados será visualizado o que eu quero mudar na minha vida com todo poder e vontade e com o uso da respiração e vou senti-las formando e com outra respiração forte vou sentir as limitações se dissolvendo e vou dizendo dissipa da minha mente as situações limitantes. 

Nesta sessão vou dissolvendo todos os limites do que foi imposto por situações adversas e vou destruindo todas as crenças limitantes, porque eu posso muito mais do que estou limitando a mim. 

Escolher com quem anda fazer parte de um grupo de sucesso, de pessoas que acreditam no seu potencial. 

Nas ultimas sessões foram trabalhados com a técnica de ancoragem onde foi emparelhado de estimulo neutro com sensações.

 Em um ambiente tranquilo foi criado associação de imagens de uma pessoa que já me passou segurança, de sucesso, que comunica bem e ou situações que me fizeram seguro no passado. 

Ao reviver este momento fisiologicamente sentirei a emoção vivida e em determinado momento eu instalo a ancora, ou através de um tato, cheiro, cor, etc. e logo em seguida passo a sugestão, que esta emoção vai aumentar você sente melhor.

Faço a pergunta se é bom sentir esta emoção, e se sim, eu posso ficar com ela todo o tempo. 

Crio diferentes ancoragens e diferentes sessões e faço repetição em torno de 5 vezes para que tal experiência fique registrada. E consequentemente na ultima sessão avaliação geral dos objetivos e observação se foram realmente alcançados. 


ii. Elaboração de um diário. 


Na primeira sessão foi o desafio de criar os objetivos de maneira mais clara e objetiva e sempre observando se são objetivos realmente alcançáveis, possíveis. Houve momento que insatisfação e insegurança para traçar os objetivos. 

No 2° e 3° sessão foram os dias de começar a fazer a ligação das emoções com o uso das técnicas. O momento de confrontar o EP com ED. Nestes dois dias comecei a formar e criar o meu eu desejado de sucesso, sem estresses, realizado. 

No inicio surgiu insegurança se a técnica era a correta, se realmente serviria para mim, mas com o uso dela e a repetição da visualização o sentimento de realização e possibilidades começou a serem formados.

 No 4° e 5° sessão depois de ler muito a respeito e comentar com pessoas com os mesmos objetivos e fazendo a técnica de Swish a imagem de segurança e tranquilidade no ED começou a se concretizar e aumentar a força de segurança e conquista.

 No 6º e 7º sessão já com o uso das duas primeiras técnicas mais o uso da terceira de crenças limitantes, pude desconstruir várias frases e momentos que marcaram minha negação de conquista, e aprendi a ver as crenças limitantes como crenças de oportunidades. 

No 8° e 9° sessão com o uso da ancoragem me fez ver a importância dos sentimentos, cheiro, cor, etc para ancorar e desencadear o ED e fazer ele se tornar realidade. As emoções aumentaram após o uso de cada técnica e abriu novas perspectivas de futuro.


 d. Resultados e conclusões 


As técnicas de Programação Neurolinguisticas me ajudaram a criar meios e a chegar a soluções para os problemas e dificuldades geradas durante determinado momento de minha trajetória. 

As técnicas não fazem a mudança por si mesma se o sujeito da ação não aplicar e acreditar nos seus efeitos. E a repetição constantemente de tal técnica até a dissolução do problema é o segredo da PNL.

 Neste trabalho eu apresentei somente 4 técnicas mas é sempre bom utilizar técnicas diferentes e avaliar qual delas tem maior eficácia para determinado individuo.

 Hoje em poucas semanas já sinto a diferença e minha comunicação e forma de expor ideias e se interagir com os meus supervisores e colegas de trabalho melhorou muito e estou me sentido mais confiante ao solicitar.


Bibliografia


 Andreas, Steve et al. PNL – A Nova Tecnologia Do Sucesso – Editora Campus - 10ª Edição 1995.

 Galvão, H.M, Capucho, H.G, Alvareli, L.V. Programação Neurolinguistica: Um Diferencial Para Formação De Gestores. XIVSEGeT Ética e Gestão 26 e 27 Outubro 

Programação Nerolinguística da ENEB 

A Importância da Comunicação Eficaz Nas Organizações




google.com, pub-4262202157173490, DIRECT, f08c47fec0942fa0


Nenhum comentário: