sábado, 23 de outubro de 2010

Papel do Tutor

A informação, a cada dia que passa esta mais próxima do individuo. Com o avanço de diversos meios de comunicação e várias ferramentas de aprendizagem, parece ser tranqüilo atingir o conhecimento. Bem só parece, sabemos que o aprendizado não funciona desta forma. Não acontece da noite para o dia, nem de forma instantânea. Ele tem que passar por um processo de interpretação para se transformar em conhecimento.

Mediante a isto, que é de suma importância o papel do tutor na trajetória do aprendizado do EaD. O aluno não pode ficar limitado no copiar e memorizar, ele tem que interagir com o meio de ensinamento, o tutor auxilia a isto, a interagir com todo meio disponível para aprimorar o conhecimento, tutor-aluno, aluno-grupo.

Segundo (Marcos Silva, 2000), o professor disponibiliza um campo de possibilidades, de caminhos que se abrem quando elementos são acionados pelos alunos. Ele garante a possibilidade de significações livres e plurais e, sem perder de vista a coerência com sua opção crítica embutida na proposição, coloca-se aberto a ampliações, a modificações vindas da parte dos alunos.

Por isso podemos dizer que o tutor neste processo norteará a fase de aprendizagem do aluno, fazendo uso de diversos modelos de aprendizagem e metodologia, moldando o conhecimento e trocando experiência entre o grupo de forma assertiva e com coerência de raciocínio.

Paulo freire diz que o professor deverá ensinar a pensar certo, sendo a prática educativa em si um testemunho rigoroso de decência e pureza. Os educadores devem criar condições à construção do conhecimento, como parte de um processo em que o professor e aluno não se reduzam a condição de meros objetos um do outro e sim sirva de mecanismo conjunto na elaboração e aplicação do conhecimento, fase esta, que é primordial para o crescimento conjunto.

O tutor é peça primordial neste processo de ensino e aprendizagem, ele tem que ser capacitado, conhecedor das ferramentas de interação, do conteúdo, ele tem que ser dotado de saberes que conduza o grupo ao conhecimento coletivo, levando o mesmo a troca de experiências e interação. Ele tem que possuir uma visão de um todo neste processo de aprendizagem para evitar fragmentação do ensino.

A interação do tutor deve seguir as seguintes funções:

• Função pedagógica - diz respeito ao fomento de um ambiente social amigável essencial à aprendizagem online. Deve ser facilitador.

• Função gerencial - envolve normas referentes ao agendamento do curso, ao seu ritmo, aos objetivos traçados, à elaboração de regras e à tomada de decisões, cobrança das tarefas, da participação do aluno nos fóruns de discussão e no corrigir das atividades pontuado-as de forma coerente ao que foi solicitado.

• Função técnica - depende do domínio técnico do tutor, sendo então capaz de transmitir tal domínio da tecnologia aos seus alunos.

• Função social - significa facilitação educacional. O tutor é responsável por facilitar e dar espaço aos aspectos pessoais e sociais da comunidade online.

Em suma, o papel do tutor no EaD é primordial em toda a fase do processo educacional, pois ele direcionará ao grupo ao melhor caminho do aprendizado.



Bibliografia:

SILVA, Marco. Pedagogia do Parangolé – Novo Paradigma em educação presencial e online. Disponível em: http://www.icoletiva.com.br/secao.asp ?tipo= artigos&id=29. Acessado em: 21.10.2010.

PRADO, M.E.B.B. Eduacação a Distância: Os ambientes virtuais e algumas possibilidades Pedagógicas. PGM 3 – EaD: Integrar saberes e tecer redes. Disponível em: http://atuar.multiply.com/journal/item/5/5. Acessado em: 21.10.2010.

JAEGER, Fernanda Pires E ACCORRSI, Aline. Tutoria em Educação a Distância. PUCRS. Disponível em: http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp? Documento _ID=86. Acessado em: 21.10.2010.

LEAL, Regina Barros. A importância do tutor no processo de aprendizagem à distância. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/947Barros.PDF. Acessado em: 21.10.2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Resumos comentados. Disponivel: http://www.passeiweb. com/ na _ ponta_lingua/livros /resumos_comentarios /p/pedagogia_da_ autonomia#. Acessado em: 30.08.2010.

MACHADO, Liliana Dias e MACHADO, Elian de Castro. O Papel da Tutoria em Ambientes de EAD. Abril, 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm. Acessado em: 21.10.2010.

Nenhum comentário: