quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ligações Iônicas e Moleculares

1 – INTRODUÇÃO


Substâncias Iônicas são aquelas formadas por íons (cátions e ânions) ligados entre si por forças de natureza elétrica.

Substâncias moleculares ou covalentes são formadas a partir do compartilhamento de elétrons ente os átomos dos elementos que estão se ligando. Apesar de que, as moléculas podem apresentar pólos elétricos, devido à diferença de eletronegatividade dos elementos; neste caso, são denominadas moléculas polares.

Quando não há diferença de eletronegatividade ou quando a resultante dessas diferenças é nula, a molécula é denominada apolar.

As substâncias moleculares têm suas moléculas atraídas entre si por forças denominadas de intermoleculares. Essas forças, dependendo da polaridade da molécula são denominadas dipolo induzido-dipolo induzido (Van der Waals); dipolo permanente-dipolo permanente ou simplesmente dipolo–dipolo e ligação de hidrogênio.

Nas temperaturas de fusão e ebulição das substâncias são determinadas por suas forças interatômicas (iônicas) ou intermoleculares (covalentes) substâncias moleculares e iônicas, fatores influem nos PF e PE.

A solubilidade de uma substância está relacionada à semelhança das forças atuantes nas mesmas (iônicas ou intermoleculares). Embora não seja possível prever com precisão absoluta quando uma substância é solúvel em outra, podemos estabelecer genericamente que:

A dissolução ocorre com facilidade, quando as forças de ligação entre as moléculas do solvente, de um lado, e entre as partículas do soluto, de outro, são do mesmo tipo e magnitude. Semelhante dissolve semelhante.


2 - OBJETIVO:

Constatar, na prática, diferenças entre o comportamento de substâncias iônicas e moleculares.


3 – MATERIAIS:

- Pipeta - Pisseta
- Cloreto de Sódio (NaCl); - Água deionizada
- Cloreto de Zinco (ZnCl2); - Álcool etílico P.A. (C2H5OH)
- Naftaleno Sólido ( C8H8); - Pinça de madeira
- Bico de Bunsem - Óleo Comestível
- Sacarose (C12H22O11) - Hexano
- Tubos de ensaio estante


4 – PROCEDIMENTOS:

a) substâncias iônicas e moleculares frente ao aquecimento:

1 – adicione uma pequena quantidade de naftaleno (ponta de uma espátula) a um tubo de ensaio. Aqueça o tubo com o auxílio de uma pinça de madeira, até observar alguma mudança no estado físico do naftaleno.

2 – Em três tubos de ensaio, adicionar respectivamente sacarose, cloreto de zinco (ZnCl2) e cloreto de Sódio (NaCl) ( todos no estado sólido). Aquecer, com o auxílio de uma pinça de madeira, cada um dos tubos até observar mudança do seu estado físico.





b) Polaridade e Solubilidade:

1) Em três tubos de ensaio adicionar, respectivamente, 1,0 ml de água, 1,0 ml de álcool etílico e 1,0 ml de hexano. A cada um dos tubos adicionar 2 gostas de óleo comestível, agitar intensamente e observar os resultados.

2) Repetir o procedimento anterior, substituindo o óleo comestível por quantidades pequenas e equivalentes de: Cloreto de sódio e Naftaleno.


5 – MEDIDAS E RESULTADOS

Mudança no estado físico

Naftaleno - Evapora facilmente
Sacarose - Demora um pouco mais para evaporar, mudando de coloração.
Cloreto de ZInco - Evapora em temperatura mais elevada.
Cloreto de Sódio - Possuem altos pontos de fusão e de ebulição Evapora em temperatura mais elevada.


SOVENTE SOLUBILIDADE COMPARATIVA


O NaCl é soluvel somente em água, enquanto que o naftaleno e o óleo são soluveis somente no hexano.

6 - ANÁLISES DOS RESULTADOS E CONCLUSÕES


Na primeira experiência pode-se constatar que o naftaleno por ser uma molécula covalente apolar, evapora facilmente, enquanto a sacarose demora uma pouco mais para evaporar ocorrendo mudança de cor e o cloreto de zinco e cloreto de sódio por formar ligação iônica evaporam em temperatura mais elevada. Possuem altos pontos de fusão e de ebulição

Na segunda experiência constatando a polaridade e solubilidade das substâncias, pode-se observar que, o óleo (apolar) somente foi dissolvido no hexano (apolar), enquanto que na água (polar) e álcool etílico (polar) formou uma mistura bifásica, não se dissolvendo.

O NaCl (polar) somente dissolveu na água (polar), formando uma mistura bifásica no hexano (apolar) e álcool etílico (polar), ele não foi dissolvido no álcool etílico por ser um cristal iônico.

O Naftaleno (apolar) somente é dissolvido no Hexano (apolar), enquanto que na água (polar) e álcool etílico (polar) formou uma mistura bifásica, não dissolvendo.

Com isso, conclui-se que na primeira experiência as substâncias que possuem ligações covalentes, são mais fáceis de serem quebradas necessitando de baixas temperaturas para que ocorra tal quebra. Enquanto que as substâncias que possuem ligações iônicas, para que ocorra a quebra total será necessário elevada temperatura para tal acontecimento.

Na segunda experiência confirma-se o que foi aprendido na teoria, que semelhante dissolve semelhante. Onde pode constatar que moléculas polares dissolvem somente moléculas polares, e moléculas apolares só dissolvem moléculas apolares.




7 – QUESTIONÁRIO

Considerando o aquecimento das substâncias no time I, explique, levando em conta o tipo de ligação química, o tipo de força intermolecular ou interatômicas que justifique a diferença de comportamento observada.

O naftaleno por ser uma molécula covalente apolar, evapora facilmente, enquanto a sacarose possui ligação covalente, demora uma pouco mais para evaporar ocorrendo mudança de cor e o cloreto de zinco e cloreto de sódio por formar ligação iônica evaporam em temperatura mais elevada. Possuem altos pontos de fusão e de ebulição

O álcool etílico é uma molécula polar ou apolar? Como você explica os resultados de solubilidade obtidos?

Polar, devido à presença de ligação de hidrogênio.

Foi possível fundir o composto NaCl? Justifique

Não, por ser produto de ligação iônica ele possui alto ponto de fusão e ebulição, com isso funde-se a temperatura mais elevada.

Explicar o comportamento observado no procedimento II da prática, levando em conta o tipo de ligação química, a polaridade ou não das substâncias usadas e suas forças intermoleculares.

Na segunda experiência constatando a polaridade e solubilidade das substâncias, pode-se observar que, o óleo (apolar) somente foi dissolvido no hexano (apolar), enquanto que na água (polar) e álcool etílico (polar) formou uma mistura bifásica, não se dissolvendo.

O NaCl (polar) somente dissolveu na água (polar), formando uma mistura bifásica no hexano (apolar) e álcool etílico (polar), ele não foi dissolvido no álcool etílico por ser um cristal iônico.


O Naftaleno (apolar) somente é dissolvido no Hexano (apolar), enquanto que na água (polar) e álcool etílico (polar) formou uma mistura bifásica, não dissolvendo.

Confirma-se que semelhante dissolve semelhante. Onde pode constatar que moléculas polares dissolvem somente moléculas polares, e moléculas apolares só dissolvem moléculas apolares.


Se utilizássemos como solventes: água, álcool metílico (Ch3OH), benzeno (C6H6) e sulfeto de Carbono (CS2) e como solutos: gasolina, amônia (NH3), enxofre (S) e carbonato de cálcio (CaCO3), quais seriam os resultados encontrados? Por quê?


O benzeno e o sulfeto de Carbono são sóluveis em gasolina, enxofre e carbonato de Cálcio, enquanto a a,ônia é soluvel na a´gua e no alcool metilico.

Porque semelhante dissolve semelhante. Onde pode constatar que moléculas polares dissolvem somente moléculas polares, enquanto que as moléculas apolares só dissolvem moléculas apolares.







8 - Referências Bibliográficas

FONTAN, Ana Paula da Costa Ilhéu. Química Geral I. Teoria 1º Período Ensino Integrado. CEFET-RJ – Unidade de Química. RJ/RJ.

PERUZZO, Francisco Miragaia. Química na abordagem do Coditiano. 3 ed. – São Paulo:Moderna, 2003.

LEMBO, Antonio. Química I. 5 ed. Vol. I. São Paulo/SP. Ed. Ática, 1978.

SANTOS, Wilson Luiz Pereira. Química e Sociedade – Volume único. São Paulo: Nova Geração, 2005.

google.com, pub-4262202157173490, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Nenhum comentário: