terça-feira, 10 de maio de 2011

AFINAL O QUE É WEB 2.0?




Objetivo

Mostrar que a utilização do blog como ferramenta de ensino é viável e assegurar a participação dos alunos através de um software de fácil manuseio e navegação.

O termo Web 2.0 provavelmente já é conhecido por você ou já ouviu falar.

Conceito

"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva"

Tim O'Reilly



As ferramentas, aplicações Web 2.0, vem transformar o meio de transmitir informações, através da evolução de vários softwares podendo proporcionar um intercâmbio e maior interatividade coletiva, exprimindo de certa forma a inteligência coletiva.

A Web 2.0 faz uso de diversas arquiteturas de software, onde as pessoas, através de intercâmbio de sua colaboradores e entre os seus utilizadores pontecializa cada vez mais o meio. Os utilizadores da Web são criadores desses conteúdos textuais, audiovisuais, de software, etc., e são igualmente seus consumidores.

A web 2.0 possui um link variado de caminhos para efetuar tipos diferenciados de métodos na criação de um espaço educativo.

A Web passa a ser encarada como uma plataforma, na qual tudo está facilmente acessível e em que publicar online deixa de exigir a criação de páginas Web e de saber alojá-las num servidor (CARVALHO. 2009),

Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups (aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova aplicação), permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo.”

Seus objetivos são:

- Propiciar aos usuários muita criatividade
- Facilidade na transmissão de informações e colaboração entre os usuários

Web 2.0 e a programação

Começaram a desenvolver softwares que são usados pela Internet e vendidos não em pacotes, mas como serviços, pagos mensalmente como uma conta de água. Além disso, mudou-se a forma de fazer softwares. Para que tudo funcionasse bem na Internet, foi necessária a união de várias tecnologias (como AJAX) que tornassem a experiência do usuário mais rica, com interfaces rápidas e muito fáceis de usar.

A cada etapa de evolução dos softwares, pode observar que quanto mais simples e de forma modular o uso deste tipo de programação se tornava melhor. Onde passou a perceber que as alterações, manutenção e criação ficariam mais fáceis entre os programas..

Segundo estes princípios, os softwares são desenvolvidos de modo que fiquem melhores quanto mais são usados, pois os usuários podem ajudar a torná-los melhores. Por exemplo, quando um usuário avalia uma notícia, ele ajuda o software, a saber, qual notícia é a melhor. Da mesma maneira, quando um usuário organiza uma informação através de marcações, ele ajuda o software a entregar informações cada vez mais organizadas.

Este novo estilo permitiu que qualquer usuário, mesmo o que não tenha nenhuma experiência em criação ou publicar algo na internet, passasse a publicar e participar deste novo modulo de criação.

Isto tudo graças à facilidade no uso destas ferramentas, simples e de fácil uso. Nesta categoria podemos destacar o blogues e wikis.

Notadamente têm-se os blogs e wikis como expoentes desta massificação.

Permitiu ainda o desenvolvimento de interfaces ricas, completas e funcionais, sendo que alguns aplicativos Web, ainda em versão beta, são considerados por muitos como "desktops on-line", proporcionando ao usuário um ambiente de trabalho inteiramente baseado na WWW, acessível de qualquer computador com conexão à Internet.

De forma particular, o AJAX permite ao usuário não esperar que uma página Web se recarregue ou que o processo seja terminado para continuar usando o software. Cada informação é processada separadamente, de forma assíncrona, de forma que não é mais necessário recarregar a página a cada clique.

O compartilhamento de informações deve dar ao usuário a possibilidade de reutilizá-lo.Além do conteúdo editorial e noticioso, na web 2.0 o conteúdo de alguns sites visa gerar comunidades, seja através de sites de relacionamento, seja através de comentários em notícias e blogues.

Os blogs e a própria Wikipedia são frequentemente mencionados como ícones da Web 2.0. Entretanto interfaces colaborativas e participativas sempre existiram desde que a Internet dava seus primeiros passos (no berço das universidades). Listas e fóruns de discussão - até mesmo a Usenet - são exemplos antigos de colaboração e participação. Em 1995 o GeoCities (atualmente pertencente ao Yahoo!) oferecia espaço e ferramentas para que qualquer usuário relativamente leigo construísse seu website e publicasse suas idéias na Internet.

Em cada época podemos ver certos tipos de avanços e hoje temos esta evolução na área da informática que possibilita não somente a construção e elaboração do conhecimento, mas leva muitos outros segmentos, inclusive o do entretenimento.

. Referências:

MARINS Vânia; COSTA. Rosa Maria E.M. da. Aula 4A – Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prãticas. Disponível em: http://www.lanteuff.org/moodle/course/view.php ?id=333.

MARINS Vânia; COSTA, Rosa Maria E.M. da. Aula 4B – Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Interfaces. Disponível em: http://www.lanteuff.org/moodle/course/view.php?id=333.

CARVALHO, Ana Amélia. Manual de Web 2.0 para Professores. Ministério da Educação. ISBN 978-972-742-294-4. Selenova, 2008.

Seabra, Carlos. Tecnologias na Escola. - Porto Alegre: Telos Empreendimentos Culturais, 2010, ISBN – 978-85-99979-03-7

ALVIM, Luisa. Blogues e Bibliotecas: Construir redes na Web 2.0. Disponível em:
http://www.apbad.pt/CadernosBAD/Caderno12007/LAlvimCBAD107.pdf

WEB 2.0 - Wikipedia. Disponivel no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0

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