Responsabilidade Social e Coorporativa - ENEB
Moises Alves Pimentel
15/02/2021
ENUNCIADO
TeaLand S.A. é uma empresa inglesa que começou no mercado como uma média
empresa. Sua atividade principal é a comercialização de chá para diversos países
europeus, obtido dos principais países produtores: China, Índia, Sri Lanka, Quênia,
Indonésia e Turquia. Vendem o chá em diferentes modalidades: a granel, em
envelopes e chá frio como bebida refrescante. Além disso, vendem não somente a
supermercados, como também a empresas e ao setor de hotelaria e
bares/restaurantes.
Estão no mercado há aproximadamente 20 anos, tendo alcançado um crescimento
exponencial nos primeiros 15 anos de existência. Tudo isso devido à qualidade do
seu produto, somado a um excelente e cuidadoso trabalho de marketing,
conseguindo, assim, alcançar o topo nesse setor.
TeaLand não é famosa, contudo, por cuidar de seus funcionários. Em uma pesquisa
de satisfação laboral aplicada há poucos meses as pontuações foram
alarmantemente negativas, e não se sabe como essa informação chegou aos meios
de comunicação, mas a repercussão desse fato foi de tal dimensão que afetou
diretamente as vendas - fato que, por sua vez, fez a empresa não alcançar os
objetivos no último ano.
Nessa pesquisa surgiram as jornadas intermináveis de trabalho, os baixos salários,
dificuldade de conciliar a vida laboral e pessoal, baixa possibilidade de crescimento
na empresa, escassas formações, etc.
Em relação aos consumidores, as últimas pesquisas dos clientes dizem que a marca
é muito respeitada, a satisfação é alta, destacando os aromas dos chás
comercializados. Ressaltam, entretanto, como negativo, a falta de opção do chá
orgânico.
Nos últimos anos, outras marcas - tanto europeias como americanas e asiáticas -
ganharam terreno ao oferecer um produto de qualidade similar, com preços mais
competitivos, ampla gama de variedades orgânicas e um destacável e admirável compromisso com o entorno e a comunidade; colaborando com ONGs, projetos de
sustentabilidade com os países produtores, etc.
Tendo em conta a situação na qual se encontra TeaLand, decidiram contratar os
serviços de uma consultoria especializada em RSC e encomendam o projeto a você.
PEDE-SE
1. Analise a situação inicial: para fazer uma análise completa, sintética e
visual, desenhe uma matriz DAFO;
De acordo com as análises inseridas na tabela os especialistas chegaram num plano
de estratégias que permitirá destacar os negócios para esta a frente da concorrência
nas ações.
O uso das variáveis é uma forma de desenvolver ações que ajudaram a nortear as
estratégias de atuação para garantir a sobrevivência da organização perante o
mercado e os seus competidores.
Pimentel (2020) adverte que compreender e saber lidar com os desafios existentes
de uma organização observando os pontos internos e analisar os fatores externos
ajudara a organização a orientar as ações.
A organização possui pontos favoráveis para o seu desenvolvimento e criar
estratégias de ações contra seus concorrentes.
Pode-se observar que as ameaças são existentes, mas que as mesmas podem ser
contornadas criando incentivos na área social, criando politicas de preços e
explorando o mercado de produtos orgânicos com mais variedades de produtos.
E aproveitando com isso a ampliação da atuação no mercado online através de
venda e fortificar a sua marca em parceria com ONGs no desenvolvimento de ações
para a comunidade onde esta alocada a produção.
2. Formule os objetivos a serem conquistados com o Plano de RSC;
A responsabilidade social é um conjunto de obrigações que a organização tem que
gerenciar diante da sociedade, dos seus funcionários e os clientes. É através dela
que a organização atua de forma ética e alicerçando seus objetivos num conjunto
com os direitos humano e ambiental.
Para Silva (2012) a responsabilidade social é um tema cada vez mais relevante
quando se trata do comportamento empresarial, poís além de beneficar a sociedade
aplica seus objetivos corretamente nas estratégias de mercado.
Neto (2019) diz que a responsabilidade social evolui bastante ao passar dos anos, e
a mesma esta ligada ao sistema económico e as mudanças sócias nos últimos
séculos e que tais discussões relativas aos questões ambientais e trabalhistas
contribuiram para a construção do pensamento do tema nos anos 1960.
O texto de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da ENEB nos direciona, a
saber, que a RSC esta obrigações interna e externa de uma organização. Nas quais
as internas são as preocupações voltada para a qualidade de trabalho (higiene,
segurança, vida social, salários) ligada aos direitos humanos. E a externa com a
defesa de uma responsabilidade ética por parte da empresa em relação à sociedade
e o meio ambiente.
E os Stakeholders que são todos os atores implicados na atividade empresarial ou
que, de alguma forma, são influenciados ou afetados pela mesma (ENEB).
A RSC compactua com a ideia que uma empresa é um sujeito moral ou cidadão
corporativo que gera para sociedade uma série de externalidades positivas, as quais
devem ser maximizadas, e outras negativas que devem ser sem sombra de duvidas
minimizadas (ENEB).
E de acordo com estes principio básicos, resolvemos formular os objetivos a serem
conquistados pela organização com o Plano de RSC de acordo com o BSC
(Balanced Scorecard) e plano de ação.
4.Elabore um Plano Estratégico de RSC:
A elaboração de um plano estratégico de RSC alinhada à criação de sinergias com
diferentes parceiros sociais pode levar a empresa a ganhar muito e melhorar sua
reputação em longo prazo (ENEB).
A organização necessita fazer um diagnóstico e avaliar a sua colocação dentro do
sistema produtivo, ignorar as questões de responsabilidade social e o meio ambiente
pode levar a pouco tempo a empresa a perder clientes e investimentos, contribuindo
com isso com seu fracasso.
O plano de ação deve permear os três níveis, financeiro, ambiental e o social.
Nível financeiro
Visa o lucro mede a rentabilidade, a sustentabilidade dos negócios e o capital
humano. Os indicadores são:
- mão de obra qualificada e treinada;
- Acompanhamento do crescimento da receita;
- Quota do mercado.
Nível ambiental
Visa a tratar de conseguir minimizar os riscos e evitar os impactos ambientais. Os
indicadores são:
- O nível e a quantidade de resíduo produzido da organização;
- Projetos privilegiando a população local;
- Áreas de lazer, esporte e ou escola locais;
- Uso correto de eletricidade, em relação a refrigeração, iluminação, etc;
- Uso de materiais que poluem o meio como gasolina, gases, queimas, toner, etc.
Nível social
Ações conforme as expectativas da sociedade em relação à empresa, hora de
trabalho, salários, segurança e serviços e instalações comunitárias. Os indicadores
são:
- O tipo de mão de obra dos funcionários e suas qualificações;
- carga horaria de trabalho, como o tempo de descanso, férias;
- Plano de carreira, pesquisa de satisfação dos funcionários com relação ao espaço
de trabalho, salários, reconhecimento, linha produtiva, etc.
- Higiene e segurança do trabalho, treinamentos, primeiros socorros, lazer.
Arruda (2015) contribui dizendo que as estratégias possuem seus pilares, que são
ética, integridade, honestidade, partilha social, preservação dos recursos naturais, e
proteção do meio ambiente. E os mesmos estão alicerçados no tripé da
sustentabilidade pessoas, planeta e performance.
Um plano estratégico visa colocar o equilíbrio entre a missão da organização e o que
a sociedade deseja. Por isso a empresa deve:
- Dar lucro aos acionistas
- ser ética nos relacionamentos
- ajudar a desenvolver o país
- aliar crescimento à justiça social
- gerar empregos
- recolher os impostos devidos
- Desenvolver trabalho comunitário
- Derrotar a concorrência sem ferir a ética.
Deve-se criar equipe de RSC de diferentes áreas da empresa e acompanhar os
resultados de forma qualitativa e quantitativa conforme a área de atuação de cada
setor.
Uma consultoria independente para elaboração e criação de um plano estratégico se
faz necessário para ajudar a organização na elaboração de um plano, bem como
uma auditoria independente e periódica para acompanhar e certificar que as etapas
estabelecidas estão sendo cumpridas.
As estratégias de um plano de negocio e social devem ser mesuradas e avaliadas e
posteriormente deixar de forma acessível ao publico interessado.
A equipe de marketing pode usar das informações e evoluções do processo para
agregar valores nas ações de expor o papel de responsabilidade da organização
diante dos seus acionistas, funcionários, clientes e outros interessados, usando
redes sociais, televisão, rádio, etc.
5.Exponha as ferramentas de medição da RSC proposta para TeaLand;
Cortez (2014) informa que nos últimos anos as organizações têm incorporado
diferentes ferramentas para auxiliar a gerir os desafios da RSC, mas muitos líderes empresariais não sabem quais delas escolher para gerir a RSC. E por isso que os
mesmos tem que saber identificar quais são as ferramentas mais aderidas e se as
mesmas atendem ao conceito e ao fenômeno da RSC.
O mesmo autor também complementa que as ferramentas de estrutura normativa
orientam princípios, políticas, programas e condutas corporativas. As ferramentas de
sistema de gestão provêm orientações processuais específicas para implementar e
manter sistemas de gestão, programas e atividades. As ferramentas de diretrizes de
processos estabelecem diretrizes para a avaliação e a comunicação do desempenho
organizacional.
Já conhecida todas as etapas e as ferramentas que melhor se enquadra ao
processo de RSC se faz necessário à medição para certificar se o que foi planejado esta sendo executado e tanto resultados. Segue abaixo algumas destas
ferramentas.
Balanço social – é um instrumento de avaliação continua do comportamento ético
da organização, seu objetivo é medir o impacto das politicas de atuação no âmbito
social através de diversos programas de apoio e organizações sociais em setores
concretos.
Tais politicas aplicadas ajudaram a valorizar os recursos humanos, saúde e
segurança no trabalho, relações com clientes, fornecedores, administração publica e
outros a quem possa interessar. Além de trazer informação e detalhes para
diferentes stakeholders, gerando valor, reconhecimento, sentido de pertencimento e
compromisso (ENEB).
Accountability – Trata-se de um processo enquadrado na contribuição ao
desenvolvimento sustentável, fundamentado na estratégia, politica e prática
empresarial. A empresa define e assume suas responsabilidades com seus
stakeholders atua e informa sua prática a tais grupos de interesses.
Existe uma série de inciativas na execução do Accountability como princípios e
códigos de conduta, índices de avaliação, marcos de accountabiliy reporting,
sistemas de gestão e certificação que ajudarão a empresa na sua elaboração
(ENEB).
A norma social Accountability SA 8000 é um dos padrões de certificação aceitos no
mundo, a norma aborda diversos temas tais como discriminação; jornada de
trabalho; liberdade de associação e negociação coletiva; práticas disciplinares;
remuneração e sistemas de gerenciamento; saúde e segurança do trabalho; trabalho
escravo e infantil.
Accountability AA 1000 é um documento elaborado pelo Institue of Social and
Ethical AccontAbility (ISEA) que gera transparencia e confiabilidade para os
stakeholders (Arruda, 2015).
Auditoria financeira – é uma ferramenta tradicional de medição, ajuda no controle
de erros e irregularidades, no controle da atividade dos gestores da organização e
na opinião sobre a informação financeira fornecida pelas organizações.
Normalização e certificação.
A norma de certificação se define como o “documento estabelecido por consenso e
aprovado por um organismo reconhecido que prove, para uso comum e repetitivo,
regras, diretrizes ou características para atividades, dirigido a alcançar o nível ideal
de ordem de um conceito dado (ENEB).
ISO 14001 – sistema de gestão ambiental, tal certificação permite demostrar o
compromisso com a proteção do meio ambiente, reforçando a imagen da
organização e acompanhando a evolução do mercado sem prejudicar o meio
ambiente.
OHSAS 18001 sistema de gestão da segurança e da saúde do trabalho sua
certificação permite às organizações gerir os riscos operacionais e melhorar o seu
desempenho. As normas ajuda na orientação a prevenção de accidentes, a redução
de riscos e o bem-estar de seus colaboradores (Cortez, 2014).
Investimento socialmente responsável (ISR)
Aquele que incorpora considerações éticas, sociais ou meio ambientais às
financeiras, na tomada de decisão de investimento, tanto pela empresa como pelos
agentes inversores externos (ENEB).
Indicadores Ethos: Os indicadores são apresentados em forma de questionário de
avaliação da empresa dividido em sete temas: Valores e transparência; Público
interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Consumidores/clientes; Comunidade;
Governo e sociedade.
6.Reflexão final: faça uma reflexão final valorativa e conclusiva acerca da RSC
na atualidade.
Uma vez inserida no seu meio de produção, as organizações com visão de futuro de
crescimento, sustentabilidade e responsabilidades, estão sendo chamadas a
participar da conservação do meio ambiente e do desenvolvimento da sociedade
que a cerca.
É por isso que uma empresa não pode enxergar a RSC como uma obrigação ou
gasto extra para a empresa, mas em longo prazo a organização pode descobrir que
a ação empregada pode gerar melhoria no clima da empresa, motivação dos
funcionários e boa imagem em relação à sociedade (stakeholders) e
consequentemente crescimento da marca e dos negócios.
As atividades de uma empresa sempre trazem impactos negativos envolvendo tudo
em torno da organização. É como no caso da TeaLand SA através de estudos pode
observar tais impactos estão inseridos em todo seu processo, deste a produção até
o consumo final tais como plantio, relações trabalhista e meio ambiente.
A TeaLand SA após o estudo pode descobrir que a prática RSC agregara valor a
empresa, pois pode considerar tanto como um marketing quanto estratégia de
recursos humanos, focalizando o bem estar dos colaboradores e seus dependentes
e social na inserção da comunidade no desenvolvimento da cidadania e no exercício
da consciência ecológica.
Bibliografia
Arruda, G.A.C. Estratégias Empresarias de Responsabilidade Corporativa: O
Encontro da Busca de Geração de Valor Econômico com a Vertente Social.
Universidade Católica Portuguesa, 2015.
Cortez, R.C. et al. Ferramentas de Responsabilidade Social: uma análise
comparativa a partir das dimensões e modelos de RSC. XXXVIII Encontro da
ANPAD Rio de Janeiro/RJ. Setembro de 2014.
Estratégia Empresarial – ENEB
Fonseca, D.E.M. A Importancia Do Conceito De Responsabilidade Social Das
Empresas. Comunicación nr. 37, 2017.
Responsabilidade Social Corporativa – ENEB
Neto, E.D.S. Responsabilidade Social: descrição da percepção dos consumidores no
Bairro do Bessa, na cidade de João Pessoa-PB. João Pessoal – PB – Brasil, 2019.
Pimentel, M.A. Estratégica Empresarial – ENEB. Kildare, Irlanda, 2020.
Silva, A.T. A importância da Responsabilidade Social Para as Organizações.
Fundação Educacional do Municipio de Assis – FEMA – Assis,. 31 p., 2012.
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