terça-feira, 19 de julho de 2011

Descrição e Análise da avaliação de EaD


Moisés Alves Pimentel – Pólo Lagoa Santa
Tutora: Gleilcelene Neri de Brito [TD]


O ato de avaliar é uma tarefa difícil e constante no meio do ensino. Nem sempre é uma tarefa fácil pontuar e avaliar os alunos neste meio. Se avaliação fosse uma ciência, talvez poderíamos descreve-la como um ato ou forma precisa de pontuar determinada tarefa e/ou aluno. Mas sabemos que não bem assim.

Luckesi (2006, sugere que a avaliação seja diagnóstica, ou seja, os dados coletados deverão ser analisados criteriosamente não com o objetivo de aprovar ou reprovar os alunos, mas para os(as) professores(as) reverem o desenvolvimento do aluno, dando oportunidade para que ele avance no processo de construção do conhecimento.

Durante o período de avaliação o professor deve avaliar vários parâmetros para que o aluno não fique prejudicado, com um ou apenas poucas ferramentas de uso, na avaliação.

Quando o professor é experiente no ato de avaliar, ele procura outros meios para pontuar uma tarefa, ou cria situações para que determinada nota chegue o mais próximo da realidade do aluno e dos meios que ele possui.

Sabe-se que não há somente um tipo de inteligência, como se pensava algum tempo atrás. Por isso que os mestres devem procurar e necessitam achar um meio termo para chegar de forma justa, a esta pontuação, valorizando o grau de raciocínio do aluno e do grupo, de forma a alcançar um resultado mais justo.

Se um determinado grupo for avaliado somente pelo um único caminho, o que ocorre em muitas instituições, o conjunto final fica prejudicado, não mostrando o valor real do grupo.

Por isso que o EaD, vem com uma proposta mais justa e porque não dizer inovadora, no processo de avaliar e promover um grau maior de assertividade do grupo. Pois além de pontuar de forma justa, incentiva o grupo a um crescimento coletivo, através da participação em fóruns de debate, chat, WIKI e outros meios, que o EaD faz uso muito bem, de cada ferramenta que utiliza.

O mais interessante que o EaD não só tem a preocupação de pontuar o aluno, mais sim levar o conhecimento e objetivos de cada atividade de forma a homogeneizar o grupo em seus conhecimentos e por conseqüência uma boa pontuação. De forma justa de acordo com cada participação do aluno em suas respectivas etapas.

Pois Hoffmann (2001),afirma:

“se valorizamos os ‘erros’ dos alunos, considerando-os essenciais para o ‘vir a ser’ do processo educativo, temos de assumir também a possibilidade das incertezas, das dúvidas, dos questionamentos que possam ocorrer conosco a partir da análise das respostas deles, favorecendo, então, a discussão sobre essas idéias novas ou diferentes”.

Vejo o EaD como uma boa oportunidade de crescimento, pois através de suas tarefas, ele vem a valorizar cada ideia proposta do aluno, levando e gerando discussão no grupo de forma a valorizar o erro do aluno para promover o saber coletivo.

Tais tarefas promovem e obedecem a um critério de avaliação e prazo de entrega do trabalho, possibilita que ao aluno, criar o seu período de estudo, sempre visando o período final de entrega de cada etapa.

Além de trabalhar com auxilio de ferramentas que vem a manter o aluno mais informado com relação a novos meios de aprendizagem.

Ao fazer o uso da internet bem como softwares diversos que possibilitam o tutor a interagir com o grupo. O EaD desperta no aluno a necessidade de cada vez mais, estar pesquisando novos textos, vídeos, jogos, etc, com a finalidade de compartilhar com os colegas, com suas postagens nos fóruns.

Por fazer parte do meio on-line que o ensino do EaD flui de forma constante, devido à procura e exploração de outros recursos, não somente pelos tutores, mas como também dos próprios alunos. Pois em conjunto ambos promove a construção do saber.

Ao meu ver, enquanto as escolas públicas ficam engessadas em métodos ultrapassados, com salas saturadas, professores desmotivados e alunos desinteressados. O EaD parte para novos mecanismos de construção do saber.

Ele faz uso da atualidade para gerar curiosidade e despertar interesse dos alunos em cada tarefa apresentada. No decorrer de cada módulo utiliza tutores diferentes e tarefas diferenciadas. Deste filme, música, poesia, charges e até jogos, de forma a levar o aluno a interagir com o grupo e conquistar a autonomia em cada etapa do trabalho.

Desenvolve capacidades, habilidades e autopercepção do grupo de forma a gerar autoconfiança e entusiasmo para prosseguir no aprendizado.

Uma das características mais marcante no EaD é a possibilidade de integrar diversos alunos, de várias partes do País, promovendo este intercâmbio cultural de aprendizagem, amizade e conhecimento.

De certa forma o EaD promove não somente uma construção de idéias locais, setorial, mas sim, uma construção do saber firmado numa construção coletiva nacional de um grupo.

Ao meu ver o EaD só tem a melhorar com descoberta de novas tecnologias e ferramentas on-line e com isso aumentará o ganho de cada aluno no aprimoramento do saber, melhorando os índices nacionais de avaliação, a eficiência e a eficácia do ensino.




Referências bibliográficas

1 - CHARLOT, Bernard. Fala, Mestre. In: Revista Nova Escola. Outubro de 2006 LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem escolar. SP: 18ª Edição. Ed. Cortez, 2006.

2 - LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 11. ed. São Paulo: 2001. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_08_p071-080_c.pdf

3 - SILVA, Ângela C. Da. & SILVA, Marilia T. Da. Avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais: rompendo as barreiras da legislação. Fundação Cesgranrio. 05/2008

4 - HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2001.