Supply Chain Management - ENEB
Moisés Alves Pimentel
07/12/2020
CERAMICOSA é uma empresa espanhola onde você trabalha como diretor de logística. A organização dedica-se à fabricação de placas, azulejos e várias estruturas cerâmicas para casas (paredes, pisos, bancadas, etc.). O seu armazém de produção e distribuição está em La Vall d'Uixó (Castellón).
CERAMICOSA experimentou um crescimento exponencial em suas vendas devido às novas tendências decorativas baseadas no uso da cerâmica, cujas propriedades estão relacionadas aos atributos como a elegância, limpeza e a resistência. Além disso, a empresa se caracteriza pela fabricação de cerâmicas de grande qualidade, dos melhores do mercado, com desenhos e gravuras totalmente originais. Tudo isso fez com que a demanda do produto aumentasse consideravelmente nos últimos anos.
A diretora estratégica da empresa decidiu que é hora de exportar essas novas tendências decorativas para vários países da Europa Ocidental, uma vez que crê que gostos e modas em relação aos conceitos estéticos são bastante semelhantes, por isso espera uma recepção muito boa. Para o efeito, assinou um acordo como fornecedores exclusivos de móveis, uma cadeia de lojas de luxo dedicada exclusivamente à venda de acessórios, móveis e instalações domésticas.
A principal característica do Furniturest, que tem pontos de venda em toda a Europa, é que o fato de fornecer material para seus clientes em menos de 24 horas a partir do momento do pagamento. Isso obriga CERAMICOSA a ter processos logísticos muito claros para não incorrer em quebras de estoque em épocas de muita demanda o que seria conduziria a importantes perdas monetárias em sanções, tal como consta no convenio.
Inicialmente vamos distribuir a nossa produção a três sedes:
- Furniturest Estocolmo
- Furniturest Palermo
- Furniturest Viena
Em suma, descobrimos que a CERAMICOSA entra numa fase de exportação completamente nova e altamente condicionada por um contrato de exclusividade bastante restritivo. Por esta razão, se considere que você, como diretor logístico e tendo em conta todos os detalhes mencionados, desenvolva um plano logístico orientado a internacionalização do nosso produto.
1. Focando-nos primeiro na fase de inventário do processo logístico.
Explique por que o controle completo de inventário é particularmente relevante em sua organização.
Para qualquer processo produtivo se faz necessário o conhecimento de todo o processo produtivo, deste a entrada de recursos para a empresa até a saída do produto. E é de suma importância a fase de inventário dentro da organização, pois é através do inventário que a empresa conhecerá seus ativos bem como gerir os recursos de recebimento, produção e entrega de suas mercadorias.
O texto da ENEB diz que o inventário é a quantidade armazenada, controlando os movimentos de entrada, fabricado e saída da organização. E que o bom controle do estoque ajuda a regular a relação entre a oferta e procura pelos produtos fabricados evitando interrupção no processo produtivo.
O blog do Brasão sistemas (2014) define que é uma das coisas mais importantes para a eficiência do negócio. Pois ajuda a evitar o desperdiço alongando os recursos em produtos com grande demanda, redução de custo com grandes depósitos e proporciona uma melhor relação com o cliente.
A CeramicoSA em parceria com a Furniturest terá uma grande desafio de alocar seus recursos com o processo produtivo, com suas vendas exponenciais e a entrada em novos mercados e consequentemente o controle completo do inventário em todo o processo será se suma importância para que os produtos sejam entregues nos prazos estipulados.
- Proponha ações para evitar interrupções do processo produtivo resultante da má gestão de inventários.
Interrupção do processo de produção inicial devido à falta de matérias-primas.
- Se a organização possui um produto de carro chefe e que demanda o uso constante de determinada materias-primas a empresa deve possuir mais de um fornecedor para não ficar refém de um único forncedor e evitando com isso o atraso produtivo por falta da mercadoria.
- Criar mecanismo quando o estoque atingir um valor mínimo de segurança, criado pela administração de inventário, para agiliar o envio de materiaprima.
Interrupção do processo produtivo nas etapas intermediárias. Pode existir um problema entre as diferentes fases de produção.
- Ter um controle de processo em toda parte produtiva para poder avaliar e prever imprevistos, tais como falta de mão- de- obra especializada e treinada, e maquinário ineficiente.
- Possuir uma manuntenção atuante com manuntenção preventiva, corretiva, preditiva e detectiva periódica, evitando a parada de máquinas constantes.
- Ausência de disponibilidade de produtos acabados nos impediria satisfazer adequadamente aos clientes.
- A empresa pode trabalhar com mais de um turno de produção aumentando a produção em pouco tempo e consequentemente evitar a falta dos mesmos.
- Criação de programas de participação de lucros e redução de desperdícios por parte dos colaboradores, gerando com isso motivação por parte de todos.
2. Sabemos que para a exploração adequada da rede de logística de CERAMICOSA, deve ser colocada uma ênfase especial na fase de distribuição.
Quais variáveis devem ser tidas em conta para a correta coordenação do produto? Proponha de forma breve uma ação para garantir a existência dessas variáveis.
- Proponha também diferentes ações que asseguram uma boa gestão para o cliente e que simultaneamente façam da empresa mais competitiva no seu mercado.
A Bsoft (2019) destaca que a armazenagem é um dos passos iniciais para o processo de logística estratégica. E os mesmos estando em locais adequados e classificados possibilitaram a distribuição com mais agilidade.
E baseado nesta informação eu como diretor logístico da CERAMICOSA acredito que esta estratégia de armazéns intermediários e/ou finais ajudará a organização a cumprir os prazos e evitando consequentemente mudas por atrasos e oferecerá vantagens competitivas.
O processo de fabricação da linha da Ceramicosa normalmente é de ciclo demorado e por acompanhar diferentes designs se faz necessário ter um link diversificado de produto.
Devido este link é necessário ter agilidade na parte de armazenagem e de distribuição. E isso facilitará a cadeia logística, pois a Furniturest tem uma politica de entrega em menos de 24 horas de entrega após o pagamento.
- Situe geograficamente os armazéns, tendo em conta a localização de cada loja física (Estocolmo, Palermo e Viena) e considerando que devemos ser capazes de enviar a mercadoria para qualquer ponto dos respectivos países: Suécia, Itália e Áustria, uma vez que os clientes Furniturest podem fazer compras online.
- Proponha uma rota do armazém central para o cliente final tendo em mente que existe este armazém intermediário. Aplique-o aos três cenários.
A filosofia do Just in Time não seria viável para a organização, pois por possuir três grandes mercados em diferentes países poderia levar a falta de algum produto para tais mercados, e consequentemente não atender no prazo de menos de 24 horas de entrega dos produtos.
A filosofia do “Just in time” conforme o texto de ENEB é considerado como os cinco zeros e consequentemente pela distribuição das mercadorias em mercados variados e consequentemente pela falta de experiência, poderia não cumprir um zero atraso.
O texto da sobreadminsitracao (2018) diz que para que o sistema da “just in time” funcione perfeitamente seria necessário um bom treinamento para o pessoal envolvido e que estejam preferencialmente, próximos ao mercado de entrega, pois qualquer falha representaria no atraso da mercadoria.
5. Quanto aos Incoterms:
A empresa resolveu adotar o Incoterms do grupo D que entrega a mercadoria no destino, designa e paga o transporte e assume o risco do transporte principal.
O DDP (Delivered Duty Paid) foi uma boa opção para evitar qualquer responsabilidade para o cliente durante o transporte, deixando somente de sua responsabilidade perdas ou danos das mercadorias quando tenha sido entregue no lugar acordado.
Imagine que você implementou um serviço para que seja o Furniturest que venha a recolher a mercadoria a nosso armazém central, oferecendo nestes casos um desconto de 10% no preço de venda (PVP). Que tipo de Incoterm te interessa mais neste caso?
Neste caso seria o Incoterms do grupo F, a entrega da mercadoria no ponto de embarque, onde o comprador assume os custos de transporte e o risco principal. A modalidade FCA (Free Carrier) deixa somente a obrigação de entregar a mercadoria ao portador no lugar designado ao processo da exportação e o comprador será responsável pelo escolha dos meios de transporte e assumirá os custos e riscos das mercadorias.
6. Decida que sistema de planeamento da rota é o mais apropriado para o tipo de atividade que desenvolve CERAMICOSA.
A ENEB descreve em seu texto que a melhoria no serviço de transporte traz benefícios para o cliente e gerenciando uma boa escolha resultara numa redução de tempo e custo.