Em um ambiente de aprendizagem construtivista faz-se necessário à participação de três elementos essenciais na caracterização do ensino.
A interatividade (envolve um relacionamento entre pessoas de experiências diversas, ferramentas e atividades culturalmente organizadas); a cooperação (relação compartilhada entre os participantes no desenvolvimento e realização das etapas e o tutor); e a autonomia (é a capacidade do aluno de organizar-se, esolher, apropriar-se e reconstruir o conhecimento.).
E na EaD tais característicos fazem presentes, marcando e acentuando a importância de todos elementos para sua completa eficácia. Almeida 2002 diz que: “As interações por meio dos recursos disponíveis no ambiente propiciam as trocas individuais e a constituição de grupos que interagem, pesquisam e criam produtos ao mesmo tempo em que se desenvolvem.
[...] A educação a distância em ambientes virtuais permite romper com as distâncias espaço - temporais e viabiliza a interatividade, recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias”.
É através destas interações que levara o crescimento do grupo e o desenvolvimento do coletivo, e o mais importante será o fato de todos juntos construírem um momento, onde cada aluno seguindo seus critérios de aprendizagem atinja sua autonomia na execução e conclusão das tarefas.
Com isso, deixa-se para trás aquela velha ideia de aluno passivo de um conhecimento que já vem pronto, muitas vezes inacabado, incompleto ou detentor de uma única verdade, único saber, somente receptivo ao ensinamento do mestre. Mas sim transformando em um grupo integrado e participativo, onde a troca de experiência é fundamental no êxito do grupo.
A autonomia não consiste em isolamento à distância, para Piaget (1973), a autonomia está relacionada com o surgimento de relações de cooperação, que se constroem através de interações de reciprocidade, de igualdade entre os indivíduos, onde se faz necessário um conjunto de regras, que serão constituídas, coletivamente, em função de objetivos em comum, permeadas pelo respeito mútuo.
Desse modo, podemos afirmar que o estado de autonomia “plenamente desenvolvido, consiste em uma disposição individual que, nas relações sociais, valoriza a cooperação, o respeito mútuo e os valores compartilhados” .
Neste contexto de crescimento percebemos a importância e sensibilidade do tutor em administrar os grupos e leva-los a participação, permitindo o crescimento sem constrange-los ou inibi-los, compreendendo e fazendo compreender cada face da etapa da aprendizagem da EaD.
A troca de experiências leva uma aprendizagem global, onde todos crescem e constrói o conhecimento coletivo, não somente o tutor, mas cada um no grupo executa de forma simultânea o papel de formador e de formando na busca e construção do saber.
Pode-se concluir que a autonomia é um processo que passo a passo será desenvolvido, construído em conjunto, tendo como participação principal o aluno, onde através da vontade própria, passa-se a envolver e relacionar com diversos aspectos cognitivos, afetivos, transportando do extrínseco para o intrínseco, e quando mais profundo for isso revelara o interesse do aluno e com isso ele passa a decidir sobre o seu próprio caminho.
Bibliografia:
ALMEIDA, M. E. B. Incorporação da tecnologia de informação na escola: vencendo desafios, articulando saberes, tecendo a rede. In Moraes, M. C. (org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: NIED/Unicamp, 2002.
CARVALHO, M.A.P & STRUCHINER, Miriam - Um Ambiente Construtivista De Aprendizagem A Distância: Estudo Da Interatividade, Da Cooperação E Da Autonomia Em Um Curso De Gestão Descentralizada De Recursos Humanos Em Saúde. Disponível em: http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=87 . Acessado em: 09/11/2010.
LIMA, Rosângela Lopes. Tutoria Do Cederj - Capacitação De Profissionais Comprometidos Com O Aprendizado Do Aluno. Universidade Federal Fluminense/CEDERJ.Disponível em: http://www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2002 /ead/eadtxt4b.htm.. Acessado em: 11/11/2010.
ROCHA, Adriana Conde & VILARINHO, Lúcia R.G. EDUCAÇÃO ONLINE: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA? Disponível em: http://www.fe.unb.br/linhascriticas/linhascriticas/n27/educacao.html. Acessado dia: 09/11/2010.
Formação Petagogica. Conhecendo o que é a Educação a Distância. Disponível em: http://portal.nead.unincor.br/index.php/cursos/formacao-pedagogica. Acessado em 09/11/2010.
BRUM, Suzana Mayer & MENDES, Tânia Scuro. Construções da autonomia intelectual de alunos de curso normal superior na forma de ead:um enfoque piagetiano. GT. Disponível em:http://www.google.com.br/search?q=Interatividade,+tutoria+e+a+constru%C3%A7%C 3%A 3o+da+autonomia+do+aluno.&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=jCF&rlz=1R1GGLL_pt-RBR397BR 398&ei=kp_ZTL65I4H78AbB5NngCA&start=10&sa=N . Acessado em: 11/11/2010.
PIAGET, Jean; HELLER J., La autonomia em la Escuela. Traduzido do Francês por Maria Luisa Navarro de Luzuriaga. 5.ed. Buenos Aires: Losada, 1962.
google.com, pub-4262202157173490, DIRECT, f08c47fec0942fa0