domingo, 29 de agosto de 2021

o que é e como fazer um Big Data Marketing

 Autor: Moisés Alves Pimentel

ENEB - Escola de Negócio de Barcelona

Data: 18/04/2021

ENUNCIADO


LiBooks é um negócio de família localizado Barcelona e dedicado à venda de livros de todas as classes: livros didáticos, romances, temáticos, infantis e livros em outras línguas, especialmente inglês e francês. Além disso, aposta nos escritores sem experiência e os ajuda em todo o processo de publicação e venda de seus livros.

 Desde alguns anos, devido à forte concorrência, a empresa tem um serviço de vendas on-line, com um site muito trabalhado e atraente que informa das últimas notícias, inclui entrevistas com escritores e organiza concursos de escrita, dando a possibilidade aos vencedores de publicar seus livros ou histórias. Além disso, tem presença em redes sociais, com um perfil no Facebook e Instagram que os ajuda a estar em contato direto e permanente com seus clientes.

 No entanto, isso não é suficiente, uma vez que deve competir com grandes empresas que podem baixar os preços e realizar campanhas de marketing agressivo. É por esta razão que a empresa decidiu realizar um processo de big data marketing, a fim de oferecer aos seus clientes um serviço totalmente personalizado e diferente em relação às grandes empresas.


ELABORAÇÃO


1.    Selecione uma grande empresa dedicada à venda de livros, como a FNAC ou outra, e analise as práticas e ferramentas de big data marketing utilizadas.

 

A ENEB informa que Marketing é qualquer atividade humana que ocorre em relação aos mercados, com o proposito de satisfazer necessidades e desejos. E para que o mesmo ocorra é necessária:

 

Ø  Deve haver pelo menos duas partes

Ø  Cada parte deve ter algo que tenha valor para a outra

Ø  Cada parte deve ser capaz de comunicar e entregar

Ø  Cada parte deve acreditar que é apropriado ou desejável lidar com a outra.

 

Um marketing bem direcionado deve estar alinhando com o plano estratégico de crescimento da empresa, visando o acompanhamento, crescimento e desenvolvimento das estratégias utilizadas.

 De acordo com a Rockcontent não basta somente criar sua estratégia, deve ter também uma análise criteriosa de seus concorrentes, observando como se comunica com o público, na divulgação e resultados dos produtos.

 A análise dos concorrentes no Plano de Marketing permite:

 

Ø  Buscar insights para as suas estratégias;

Ø  Antecipar-se a tendências de mercado e movimentos dos concorrentes;

Ø  Identificar a sua posição e fatia de mercado;

Ø  Identificar oportunidades de posicionamento e vantagem competitiva.

 Neste primeiro momento foi realizada uma análise comparativa entre a FNAC e a LiBooks respondendo as seguintes perguntas:



2.    Conhecendo as práticas que utilizam as grandes empresas, qual delas recomendaria para LiBooks? Justifique sua resposta e detalhe algumas propostas que realizaria em relação a cada uma dessas práticas.

 Não basta somente conhecer o cliente e seu comportamento para direcionar uma estratégia de Big Data Marketing, como salienta a ENEB, devem conhecer e saber utilizar as ferramentas adequadas pra o processo.



A Neilpatel informa que o uso da tecnologia Big Data serve para gerar valor de negócio através de interpretação de dados e que o mesmo pode trazer benefícios para os negócios, como:

 

Ø  Reduzir falhas de comunicação entre empresas e cliente, possibilitando criar ofertas mais personalizadas e segmentadas;

Ø  Ganhos com o relacionamento com o cliente;

Ø  Torna a tomada de decisões mais assertiva.

 Email marketing – aumentam significativamente a produtividade do negocio, impulsionando as vendas sem desembolsar grandes valores para isso. Também os vários fatores podem influenciar a aceitação desta ferramenta, como a familiaridade com a marca, a atualidade, eventuais benefícios ou o entretenimento (ENEB).

 O e-mail Marketing nos permite medir resultados – mail por mail e campanha por campanha, particulares ou globais. Porque os sistemas de envio fornecem todas as estatísticas necessárias para medir a eficácia das ações (Rockcontent).

 O e-mail marketing é uma ferramenta para promover produtos e serviços, e para envia-los é necessária à autorização dos destinatários de forma explícita, ao se inscrever em uma lista ou implícita quando adquire algum produto (Hotmart).


Mobile Marketing – os dispositivos moveis devido a sua facilidade de portabilidade e o acesso à internet criar possibilidades variadas para alcançar os usuários (ENEB). 

Neilpatel completa dizendo que este tipo de ferramenta para um tipo de estratégia de Marketing jamais pode ser ignorada para crescimento do negócio. Pois o Mobile Marketing é um conjunto de estratégias de Marketing voltadas para dispositivos móveis que interage, engaja e influencia clientes e leads de venda entre a empresa com o usuário através do uso do smartphone.

 Alguns benefícios importantes no uso desta ferramenta:

      Ø  O número de compras através do smartphone vem crescendo;

Ø  Geolocalização mais assertiva;

Ø  Aplicativos são cada vez mais usados;

Ø  A comunicação mais rápida com o público através dos aparelhos móveis.



Social Marketing – através dos dados não estruturados sobre os clientes que são fornecidos pelas redes sociais permitiram a personalizar estratégias para a organização como sugere a ENEB.

 

“É definida como a técnica utilizada pelos meios de comunicação social e influencers para trabalhar nas necessidades de marketing e negócios de uma empresa “(ENEB).


3.    Com o propósito de analisar os resultados obtidos com as ações que você propôs no ponto anterior, quais métricas e relatórios usaria? Justifique a sua resposta.

 A Web Analytics além de ajudar a medir o número de visitantes no site, possibilita a compreensão do comportamento dos usuários de forma a levar a organização a adaptar aos seus interesses (ENEB). 


As Vantagens do uso desta ferramenta são:

 

Ø  Analisar o desempenho de páginas diferentes do website;

Ø  Identificar o caminho percorrido pelo utilizador;

Ø  Otimização do website para os motores de pesquisa (SEO);

Ø  Estratégia de copywriting e marketin de conteúdos;

Ø  Segmentação do público-alvo;

Ø  Definição do Plano de Conteúdos;

Ø  Análise das temáticas mais importantes.

       

 

4.    É igualmente interessante analisar e medir os dados relativos à nossa loja online. Quais ferramentas, métricas e relatórios usaria?


A análise destas métricas facilitara o acompanhamento de resultado e direcionará medidas para potencializar as metas desejadas.

 A análise de dados importantes poderão otimizar a experiência de compras de forma simples e eficiente, pois as informações permitira a entender melhor o interesse e o comportamento dos atuais e potenciais clientes (Híbrido). 



5.Voltando a empresa concorrente analisada anteriormente, existe algum programa de fidelização? Quais características apresenta?

 

A Fnac oferece aos seus clientes a inscrição no seu clube por um preço total de 15€. (Renovável a cada dois anos).

A organização implantou o uso de dois cartões o de parceiros com vantagens exclusivas e o cartão de crédito da Fnac.



6. Recomendaria a LiBooks criar um clube ou programa de fidelização? Por quê? Detalhe que tipo de programa seria, especificando também a política de fidelização em que se basearia, o tipo de recrutamento e os benefícios para os sócios.

 A LiBooks vendo o seu crescimento e querendo se posicionar mais diante de seus clientes deseja implantar um programa de fidelização através de ingresso em seu clube de fidelização realizado através do programa por tipo de captação de quota periódica.

 A organização observa que o programa de fidelização trás uma estreita relação dos clientes com a empresa e proporciona certas vantagens como (ENEB):

 Ø  Forma eficaz de retenção

Ø  Maior poder de negociação

Compreensão dos hábitos dos clientes


A empresa visa crescer e romper as fronteiras da Espanha e por isso ela quer programar um conjunto de estratégias para crescer no negócio através de algumas ações. 


A organização escolheu a FNAC como referência de atuação no ramo e fará um levantamento de dados para ver o comportamento da FNAC no ramo através do uso de algumas ferramentas como:

- Observar o comportamento dos clientes nas mídias sociais e no site da empresa;

Ø -  Realizar visitas nas lojas e site para avaliar o comportamento da FNAC no atendimento ao cliente;

Ø  - Será criado um questionário para orientar a busca.



A LiBooks procurara criar estratégias para mitigar as fraquezas, criando mecanismos juntos seus fornecedores e funcionários para reduzir os seus custos e consequentemente direcionar parte da redução para um marketing mais agressivo.

Ela também através das ameaças e oportunidades procurara observar a atuação de seus concorrentes no mercado e a forma de atuar com seu público e fazer uso das mídias sociais para fortificar a marca em parceria com os novos escritores.

 Será direcionado para o departamento de marketing a responsabilidade de analisar e interpretar as informações (KPI´s).




Bibliografia

 Big Data Marketing – ENEB

 A Importância do Big Data no Mercado.

<https://www.youtube.com/watch?v=VYFL5EjHjGk>

 11 Estratégias de Marketing Digital para você utilizar nas redes sociais da Empresa.

<https://www.publi.com.br/5-estrategias-de-marketing-digital-para-as-redes-sociais/>

 

42 Ferramentas de E-mail Marketing Para Você Conhecer e Testar.

<https://neilpatel.com/br/blog/ferramentas-de-e-mail-marketing/>

 Big Data: O que é, Ferramentas e Como Aplicar na Sua Empresa.

<https://neilpatel.com/br/blog/big-data-o-que-e/>

 BI & Big Data: por um negócio fora da crise -  Oracle Brasil

<https://www.youtube.com/watch?v=zmyPNzPmqLw>

 

Big Data como Transformar um Bando de Dados em Estratégia.

<https://www.youtube.com/watch?v=mPOQTskNEbk>

 Cartão FNAC

<https://www.fnac.pt/Magazine/home_adherents.asp#js-PubliSticky-item>

 Como e porque manter uma análise de dados no e-commerce?

<https://www.hibrido.com.br/analise-de-dados-no-ecommerce/>

 Email Marketing: Os Principais Beneficios e Conselhos de um Bom Disparo.

<https://rockcontent.com/br/blog/email-marketing-beneficios-e-conselhos/>

 FNAC é Confiável? Veja Análise Completa e Definitiva!.

<https://blog.risu.com.br/fnac-e-confiavel/>

Guia do e-mail Marketing: Como Usar essa Ferramenta para se Relacionar com seus leads e Clientes.

<https://blog.hotmart.com/pt-br/como-usar-email-marketing/>

 Mobile Marketing: O que é e 10 ações para usar na sua estratégia.

<https://neilpatel.com/br/blog/mobile-marketing/>

 Plano de Marketing: aprenda todas as etapas e componentes essenciais de um planejamento de sucesso.

<https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-um-bom-plano-de-marketing/>

 Panejamento Estrategico o que é como fazer o seu do zero.

<https://blog.contaazul.com/planejamento-estrategico-o-que-e-como-fazer-o-seu-do-zero>


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