domingo, 16 de maio de 2021

O que é Community Manager e como fazer - Estudo de caso

Autor: Moisés Alves Pimentel

Escola de Negócios Europeia de Barcelona - ENEB

Data:07/03/2021


ENUNCIADO

 A empresa de calçados esportivos Link tem lojas em todo o país e muitas outras em projeto. Seu produto foi muito popular durante os anos 90 e depois de mais de 20 anos durante os quais a marca era praticamente invisível, dois anos atrás voltou com força após um grande trabalho em todas as áreas da empresa. 

O produto tem um design atual, seus materiais são inovadores, seu preço é competitivo, mas muitas pessoas não conhecem a marca e são relutantes em comprar o produto. A competitividade é feroz e a empresa sente a necessidade de fazer com que esses jovens, o público-alvo do produto, conheçam a marca e comprem seus produtos. 

Recentemente, eles contrataram um Social Media Manager, que insistiu na importância de ter alguém dedicado exclusivamente ao papel de Community Manager, para trabalhar na web e atrair, usando todas as ferramentas a sua disposição, o público mais jovem.


PEDE-SE 1. 

Tendo em conta o enunciado, e que você tenha sido designado como o novo Community Manager da empresa, detalhe o plano que seguiria com a intenção de gerenciar, construir e moderar a comunidade de seguidores da marca e empresa que representa. 


1.Introdução 


A calçados esportivos Link, com lojas espalhadas em todo o país, ápos restruturar todas as áreas da empresa, visa ampliar o conhecimento de sua marca e alcançar o público jovem com seus produtos.

Com isso a organização conta com design atual, produtos inovadores e preços competitivos para conseguir fazer sua marca tomar força e ser popular como era na decada de 1990.


 2.Análise do produto 

O público jovem esta conectados nas midias eletronicas e por isso se faz necessário o investimento nas mídias sociais para divulgar a marca e fazer conhecida entre o público-alvo. 

Após avaliação e acompanhamento no departamento de marketing da empresa pode-se observar que a organização não atua de forma direta nas redes sociais e o seu site não é atualizado a tempo, não possuindo blog, mídias sociais que possa ajudar a divulgação da marca. 

A sua concorrência é feroz e bem mais estruturada no quesito mídias social, como Facebook, Instagram, Pinterest e outras. Ela foi escolhida de forma aleatória de acordo com as primeiras que apareceram no site de busca do Google.

Foram separadas três concorrentes com que são: 

- Netshoes.com.br;

 - Centauro.com.br; 

- Jorgebischoff.com.br. 

As três concorrências atuam nas mídias sociais, possuindo paginas no Facebook, Instagran, youtube e outras. Atua-se com informações da empresa, produto e digas de produtos, relacionado à saúde, diversão, esporte para o seu público-alvo. 

Pode-se observar que existem muitas empresas conhecidas ou não que atuam de forma agressiva no uso das mídias sociais para divulgação da marca e aumentar as vendas. 

O seu produto é voltado para um público que interessa em esportes, lazer, diversão e já possui como consumidor um nicho mais adultos que já conhecia a marca. 

O consumidor mais antigo já conhece a marca e sabe da qualidade, preços e a seriedade da Link com seus produtos e por isso que continuam a comprar seus produtos deste a década de 1990. 

A organização agora deseja alcançar um público jovem, com sua proposta de desgin inovador e preços competitivos, através das mídias sociais e estilo próprio, devido seu design inovador, procura falar em seu site, blog, etc de assuntos voltados a esporte, lazer, saúde. 

E periodicamente realizar auditória interna para avaliar e medir o sucesso da implantação da nova estratégia de atuação nas plataformas sociais e avaliar recursos internos e econômicos para canalizar futuros investimentos ainda maiores nas mídias sociais. 


Análise DAFO




3.Objetivos 

- Relançamento da marca, voltada para o público jovem;

 - Fortalecer a marca; 

- Aumentar a vendas; 

- Melhor o contato, serviços e fidelização com os clientes;

 - Posicionamento nas redes sociais para aproximar do seu público-alvo ; 

- Aumentar o número de visitantes no web site; 

- Conhecer melhor o consumidor; 

- Proporcionar atenção ao usuário e coleta de feedbacks. 


4.Redes Sociais 

A principio a empresa investirá na em rede sociais, juntamente com o departamento de marketing e o Community Manager. Será escolhido três diferentes plataformas para divulgar a marca e alcançar o público mais jovem, com linguagem característica para este público.

A criação de um blog com assuntos interativos para saúde, lazer, esportes, celebridades para fortificar os produtos da Link com a comunidade. É através dele que abrirá portas para explorar a marca, levando informação para o leitor. 

Conforme o site da Neilpatel podemos destacar algumas características positivas com o uso do blog que são: 

- Mais de 409 milhões de pessoas acessam mais de 20 bilhões de páginas mensalmente;

 - 77% dos usuarios de internet leem blogs regularmente; 

- Mais de 4 milhões de blog posts são criados todos os días. 

Também será criado uma página profissional no Facebook, onde 96% acessam por meio de smartphones ou tablets. A comunicação será adequada para esta plataforma devido o atuação ser mais emotiva entre os usuarios.

 E ao curtir a página o usuario tornará seguidor e com isso possibilitará de sempre ver as publicações da marca ou empresa. 

O mesmo é uma das redes sociais mais acessada por todo mundo, principalmente pelo público jovem, de acordo com dados apresentados pela blog Twist.systems abaixo:

 - É a rede social mais utilizada mundialmente, som mais de 2 bilhões de cadastrados, dos quais 57% são homens e 43% mulheres. 

- 32% entre 13 e 17 anos de idade;

 - 6% têm entre 13 e 17 anos de idade; 

- 27%, entre 18 e 24; 

- 16%, entre 35 e 44; 

- 10%, entre 45 e 54;

 - 6%, entre 55 e 64; 

- 4%, acima de 65 anos.

E o Instagram por ser uma rede social inteiramente visual, atuará mais com concurso, humanizando a marca com situações especiais da organização, colaboradores, etc. O Instagram hoje é a principal rede de compartilhamento de fotos hoje são mais de um bilhão de contas cadastradas, dos quais:

 - 49,7% são homens e 50.3% mulheres; 

- 33%, entre 18 e 24 anos; 

- 6% dos cadastrados possui idade entre 13 e 17 anos; 

- 16%, entre 35 e 44 anos; 

- 9%, entre 45 e 54 anos; 

- 3%, entre 55 e 64 anos; -

 2%, acima de 65 anos.


5.Estratégias e ferramentas 

Será criado um site da empresa que mostrara as qualidades da organização, bem como apresentar os produtos. O mesmo podera ser atualizado de acordo com os periíodo sacional ou quando forem fornecidos novos produtos e alterações de valores. 

A organização criarar perfil da empresa em três diferentes plataformas de redes sociais profissionais, um blog (para divulgação de assuntos direcionados ao novo perfil, como esporte, saúde, alimentação e as novas tendências de calçados para diferentes modalidades), Facebook e Instagran. 

As informações das midias socias e o acompanhamento serão administrados pelo Social Media Manager e a equipe de marketing, onde farão todas as observações necessaria para o desenvolvimento da marca junto ao público e a estratégia de SEO. 

A equipe de profissionais envolvidas deveram ter habilidades e conhecimento de marketing digital que ajudará no desenvolvimento de:

- Criação e estruturação do site;

- Criação e design do bloque corporativo, banners para a campanha; 

- Acompanhamento das redes sociais profissionais; 

- Posicionamento e estratégia SEO; 

- Desenvolvimento de videos; 

- Key performance indicators (KPIs); 

- A línguagem utilizada das midias socias voltada mais para o linguagem jovem, cores, interesse de bandas, esportes e outras associada aos produtos e marca da Link. 

A equipe com o uso das plataformas poderá abrir campanhas e concurso sazonal mostrando os produtos de acordo com as estações do ano, dia dos namorados, amigos, natal, etc. 

Os comentarios e emails serão utlizados para direcionar soluções e aprociomar mais com o público e a fidelização com os clientes.


 6.Monitoramento 

O monitoramento da marca será através de diferentes ferramentas e de acordo com o uso e do que a equipe considerar mais funcional para a análise. 

No Facebook os indicadores para medir a efetividade poderá ser: 

- Alcance da página e seu crescimento; 

- Número de seguidores e seu crescimento; 

- O comentarios dos visitantes.


 No Instagram poderá ser: 

- Alcance alcançado pela conta, 

- Número de comentários e curtidas nas publicações.


E no Blog através de:

 - Comentários; 

- Emails;

 - Números de acessos. 

E o uso de ferramentas mais profissionais como: 

- Google Analytics, que compila e interpreta os dados e estatísticas; 

- Google AdWords para anuniar e pagar promoções com uso de banners, imagens, textos ou vídeos; 

- WordPress para criação de blogues; 

- Klout para monitora e medir a presença da marca Link nas redes sociais;

- Hootsuite para gestão das redes sociais, com objetivo de centralizar toda a atividade da empresa na midia social. 


2. Quais qualidades deve ter um bom Community Manager? 

Para ser um bom Community Manager deve possuir certas qualidades conforme o blogue postcron e iebschool, que são:

 - Ter habilidades de escrita, e saber redigir ajudar alcançar o público-alvo com uma campanha mais eficaz, com reação desejada no público, cliques, likes, shares pode ser uma boa alternativa de avaliar sua acertividade; 

- Ter conhecimentos sobre o SEO, é essencial para um posicionamento nos metabuscadores; 

- Ter habilidades para escolher, criar e editar imagens de Social Media, pois o público espera ter acesso a um excelente material visual; 

- Ter Capacidade de gerenciamento de projetos, gerar campanha, atribuir responsabilidades e saber trabalhar com prazos;

- Ter conhecimento do Analytics, deve saber interpreter dados, números e conhecimento das ferramentas métricas; 

- Ter capacidade comunicativa, dando para trabalhar com a equipe como estar sensível as criticas e atuações do usuário nas midias; 

- Ter Empatia, saber colocar na posição dos outros isso ajudara na busca de melhor solução para nas necessidades e problemas; 

- Ser professional versátil, ter conhecimento em Jornalismo, Marketing, Publicidade, Relações Públicas, saber lidar com novas tecnologias e ferramentas de gerenciamentos; 

- Ter dedicação ao projeto, saber gerenciar qualquer tipo de ameaça e desafios;

 - Ter uma visão completa do Mercado e seus concorrentes, estar sempre ligados nas noticias do setor, ações dos concorrentes, etc. 

Das 10 qualilidades referenciadas, eu necessito desenvolver as seguintes:




3. Escolha um blog, uma conta de Instagram e um perfil de Pinterest que você ache interessante.




As três diferentes plataformas ajudam a levar informação da marca e alcançar seu público, através de interessões especificas criadas por cada ferramenta.

4. Investigue uma empresa que se caraterize pelo uso da figura do Community Manager, mantendo seus seguidores ativos e gerando conteúdo. Explique o caso e analise suas peculiaridades.

 A empresa Magazine Luiza S/A foi escolhida por ser uma empresa de capital aberto que cresceu nas ultimas décadas, possuindo mais de 1000 lojas, presentes em 18 estados brasileiro. 

O seu modelo de negócio hoje, como diz a wikipedia, caracteriza como uma plataforma digital com pontos físicos. Sua operação de e-commerce ganhou 12 vezes o troféu Diamante no prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico B2C. 

A empresa em 2015 entra no ciclo da transformação digital, com lançamento da nova versão do aplicativo Magazine Luiza para mobile e implantação do Mobile Vendas em 180 lojas. 

Nos últimos anos a organização adquire ondas empresas, como a Startup de logística Logbee, a Netshoes e a Markeplace de livros. 

Nas ultimas décadas a empresa entrou no mercado de plataforma digital e após esta estratégia não para de crescer. A loja continua com suas lojas físicas espalhadas pelo país, e o modelo de lojas virtuais. 

Os produtos são exibidos pelos vários recursos de multimídia e há uma grande integração total das operações físicas e digitais. Lançou parcerias, criou avatar que ajudou a aumentar as vendas online em 56%, que ensinava e orientava os novos usuários a compra. 

No ano de 2015 lançou os aplicativos de compra e implementou parte da estratégia digital da empresa, estimulando as lojas a terem suas próprias fanpages no Facebook e autonomia para produzirem conteúdo, se aproximando com a comunidade.

Em 2016 lançou sua operação de marketplkace, vendendo no site e no aplicativo, produtos de cerca de 200 outras empresas elevando o número de itens ofertados nos dois canais online superaram 500.000. 

Nos dia do Namorados em 2017 criou uma conta no Tinder - aplicativo de relacionamento – tal ação dava descontos especiais para os match com o Avatar, em menos de 12 horas o perfil havia registrado mais de 150 mil matches. 

As vendas e-commerce cresceram 47% em relação ao ano anterior e na Black Friday de 2017 foi o aplicativo mais baixado do Brasil. 

Com o objetivo de desenvolver produtos e serviços, o Magazine Luiza criou em 2012, o laboratório de Tecnologia e Inovação. Tem como foco projetos de inovação para todos os canais de venda da companhia. 

Um dos principais projetos desenvolvidos pelo Luizalabs foi o Bob, uma aplicação de Big Data capaz de personalizar e melhorar a experiência de compra por meio de cruzamento de dados. 

Outro projeto criado pelo laboratório é o Magazine Você. Criado em 2012, o site permite a qualquer pessoa criar uma loja virtual, vender diversos produtos e receber uma comissão por cada venda concretizada. 

A iniciativa foi considerada por economistas como prática com tendência a se ampliar. Ao lançar a iniciativa de "social commerce", Magazine Você tornou-se reconhecida internacionalmente no painel de inovação da NRF (National Retail Federation), feira do varejo que acontece anualmente em Nova Iorque. Teve também um artigo publicado na revista Information Technology: New Generations (ITNG) de 2012, conferência internacional sobre Tecnologia da Informação e Novas Gerações.

O Quero de Casamento é mais um produto criado pelo Luizalabs e funciona como uma lista de presentes online permitindo que os noivos troquem todos os seus presentes por créditos, que podem ser usados na compra de produtos em qualquer loja rede, através do seu canal de e-commerce ou pelas compras no canal de televendas (wikipedia.org/wiki/Magazine_Luiza).




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