Estratégia Empresarial- ENEB
Moisés Alves Pimentel
25/08/2020
BACHI Barcelona (http://www.bachibarcelona.com) é uma empresa que vende bolsas e acessórios para homens e mulheres de gama média-alta. Com apenas 1 ano de idade, este projeto foi criado por duas amigas, Meritxell e Nuria, apaixonadas pela moda e com plena orientação para a satisfação de seus clientes através dos seus produtos.
INTRODUÇÃO
Poder conhecer o potencial de uma empresa, crescer e atingir seu objetivo maior, o de dar lucro é um papel fundamental para qualquer administrador. E para isso com a ajuda dos fundamentos da estratégia empresarial da ENEB estou elaborando um plano estratégico para a empresa Bachi Barcelona conhecer seus desafios e potencial de crescimento perante seus concorrentes.
O objetivo da criação deste plano é poder direcionar para o sucesso, criando possibilidades através de ferramentas de estudo com finalidade de nortear os interesses da Bachi Barcelona com seus alvos estabelecidos.
Neto (2016) afirma que através de uma análise da Visão Baseada em Recursos (VBR) poderá identifica oportunidades que gerara vantagem competitiva sustentável através de análise de dentro para fora do negócio.
1 - Missão, visão e valores de Bachi Barcelona
Missão
Produzir bolsas e acessórios de forma artesanal, para homens e mulheres, com design original e inovador que levam a satisfação, conforto e o bem-estar.
Visão
Ser referência em vendas on-line dentro e fora da Espanha, com produtos de qualidades, únicos e com preço justo. E que venha estabelecer uma relação de respeito e cumplicidade com seus clientes e fornecedores.
Valores
- Ser Qualidade dos nossos serviços; - Comprometimento com nossos clientes; - Gratidão com os clientes e fornecedores; - Envolvimento com uma equipe externa de consultoria; - Enfrentar desafios sem perder a qualidade; - Flexibilidade de acordo.
2 - Análise interna
Como toda empresa a Bachi Barcelona possui forças e fraquezas que ajudara a criar um plano estratégico para direcionar o negócio ao sucesso. E através do mesmo poder criar soluções de desenvolvimento, fortificando as vantagens e reduzindo e/ou anulando as desvantagens competitivas da organização.
A organização conta com profissionais qualificados e motivados, ambas as sócias tem grande conhecimento do setor da moda e são licenciadas em direito, facilitando com isso a administração do negocio na área de conhecimento, tanto da moda como nas questões jurídicas da empresa.
Os desenhos da Bachi Barcelona são todos próprios e feitos à mão, fortificando as qualidades de cada produto.
Embora a Bachi Barcelona possuir um capital humano composta por dois socios, ser nova no mercado com apenas um ano de existência e não possuir conhecimento para entrar no mercado internacional, ela vem alcançando novos clientes, pois possui consultores externos em diferentes áreas de atuação as quais contribui no direcionamento das suas atividades.
A organização não possui financiamento, mas ela tem uma linha de crédito caso venha precisar, que oferece condições vantajosas em termos de comissões e de obrigações bancárias.
A empresa possui uma relação bem próxima com os seus fornecedores ajudando o desenvolvimento local embora com isso gere preços menos competitivos devido a diferentes posturas e direitos trabalhistas de outros países.
A empresa trabalha com serviços de transporte 24-48 horas, mas devido o poder reduzido de negociação às vezes fica difícil de negociar redução de custos.
Toda empresa trabalha com diferentes recursos e nem sempre tais recursos são fáceis de quantificar. Identificar e saber locar cada recurso serão de suma importância para direcionar o futuro da organização.
Schnorrenberger (2008), adverde que compreender estas diferenças entre os recursos tangíveis e intangíveis de uma organização ajudara a direcionar as ações de proximidade da Contabilidade com as percepções do mercado.
E através do levantamento deste estudo, a Bachi Barcelona mostrara seus recursos e seu plano de estratégia competitiva.
A empresa conta como recursos tangíveis, o fato de não possuir nenhum financiamento e poder contar com uma conta de expansão empresarial para Pequena Media Empresa (PME), com condições e obrigações bancárias vantajosas. A organização trabalha com superávit de estoque para todos os produtos estrelas e clássicos.
A Bachi Barcelona procura administrar os seus recursos Intangíveis da melhor forma possível, pois ela tem forte conhecimento na parte de criação, seus desenhos próprios, que são feitos a mão e os trabalhos são artesanais o que contribui para que as peças praticamente sejam únicas com seu design próprio.
As sócias são motivadas pela paixão do que faz e trabalham com fornecedores locais aumentando a reputação local e fazendo com que seus produtos fiquem com qualidade no uso de diferentes materiais.
A organização trabalha com consultores externos em diversificadas áreas, como marketing, Community Manager, Posicionamento Web, contabilidade, fotografia, programação Web ou modelagem.
Utiliza-se para ganhar mercado o uso da Web e introdução dos seus produtos em feiras e eventos em locais estratégicos dentro e fora da Espanha.
• Análise VRIO dos recursos de Bachi Barcelona
4 - Criação de estratégia para a organização
•Estratégia Defensiva
A empresa por ser nova no mercado e enfrentar dura concorrência com outras duas empresa com similaridades, criara ações para aprender a lidar com os desafios do mercado e criar mais experiência no ramo.
Apesar de a organização possuir somente as duas sócias como capital humano e as mesmas não possuir conhecimento do mercado internacional, a Bachi Barcelona, investirá no conhecimento e aprendizagem de regras do mercado internacional, os quais poderão facilitar as mesmas a entrar em outros mercados, aumentando sua fronteira de atuação e até mesmo a procurar novos fornecedores para ajudar a reduzir os custos e fazer seus produtos mais competitivos diante do concorrente.
Devido o aumento do desemprego, a organização pode aproveitar para criar parceria com escolas ou associações e procurar jovens para trabalhos voluntários e aprender uma nova profissão, ajudando a organização com mais capital humano.
•Estratégia Ofensiva
Por possuir profissionais qualificados e uma equipe de consultores externos diferenciados, a empresa criara um plano de ação para investir em parcerias com seus fornecedores e ajudar a divulgação de seus produtos em pontos estratégicos no mercado europeu, mostrando assim a sua qualidade e a qualidades dos produtos utilizados.
E se caso venha conseguir pedido de grandes remessas a organização não terá dificuldades em arrumar fundos, já que ela não possui nenhum financiamento pendente e possuir uma conta de expansão empresarial para PME.
•Estratégia de Sobrevivência
Apesar das ameaças e as particularidades que podem afetar o crescimento da Bachi Barcelona, a organização deve concentrar nos seus pontos fortes para poder proteger seu investimento. De forma seria de conveniente buscar orientação com seus consultores para poder achar algum tipo de solução para estreitar mais as relações com seus fornecedores, através de parcerias comerciais, com a finalidade de reduzir os custos, aumentando assim a margem de lucro e maior grau de competitividade com seus concorrentes.
•Estratégia de Reorientação
Para aproveitar a oportunidade por estar inserida na zona do euro por e possuir politicas definidas e regulamentadas no comercio digital e as sócias possuírem conhecimentos jurídicos, a organização pode investir no conhecimento do mercado exterior para as mesmas, através de cursos que venha a possibilitar o conhecimento de politicas externas.
Ao agir desta forma a organização estará mais preparada para lidar com os impasses de legislações vigentes e poder alcançar mais fornecedores com preços competitivos.
6 - Estratégicas genéricas para a empresa
Estratégia de Liderança de Custos.
A empresa por ser pequena e ainda não possuir conhecimento de como ter acesso no mercado externo, tanto na exposição de seus produtos como na compra de matéria-prima, poderá reduzir os custos de sua produção seguindo os seguintes passos:
- concentrar sua criação e produção em produtos com fácil oferta no mercado local, podendo assim ter mais facilidade nas negociações de preços devido a grandes volumes no mercado.
- reduzir custos utilizando restos de outras coleções e partes não utilizáveis, reduzindo o desperdício de material, custo com descarte e mais espaço em estoque.
Estratégia de Diferenciação.
É aconselhável para a organização manter a linha de diferenciação diante de seus concorrentes, porque além dos trabalhos serem de criação própria os desenhos são feitos manualmente e com estampas internas com a mesma qualidade visual externa.
Tal característica faz dos produtos da Bachi Barcelona peças praticamente únicas, com design próprio, originalidade valorizando seu produto e qualidade na escolha de materiais locais.
Estratégia de Foco.
A empresa tem como estratégia de crescimento voltado especificamente para o mercado digital, onde através de um site de fácil navegação e informativo, ela disponibiliza seus produtos por categorias.
Realiza promoções e descontos temporários, facilita seu pagamento através do Paypal e cartão de crédito, consegue fazer promoções que oferecem entregas gratuitas e ou através de grandes volumes.
A organização utiliza de feiras e eventos dentro e fora da Espanha para divulgar a marca e alcançar novos públicos, além de fazer uso de redes sociais para conquistar novos clientes e mostra seus produtos em sua pagina na web a Bachi estimula novos clientes a se inscrever e receber um desconto automático.
Seria aconselhável fazer algum tipo de parceria com lojas de diferentes segmentos, mas com mesma afinidade, para facilitar a divulgação dos produtos, diminuição de custos em divulgação e capitação de novos clientes.
BIBLIOGRAFIA
- Cruz, D.F.O. Caso de Estudo: Plano de Marketing na CLEANIC – PROGRAMA PORTAGE. Faculdade de Economia Universidade do Porto, 2016.
- Neto, C.G., Castro, B.H.R.Estratégias de Inovação: um Estudo na Indústria Brasileira de Máquinas e Implementos Agrícolas. XXIV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica – Gramado – RS, Brasil, 2006.
- Neto, G.B (et al.). Identificação Dos Recursos Estratégicos Geradores De Vantagem Competitiva: Um Estudo De Caso No Setor Rodoviário. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2016.
- Schnorrenberger, D. Identificação e Avaliação de Ativos Tangíveis e Intangíveis: Uma Ilustração na Área Econômico-financeira. XV Congresso Brasileiro de Custos – Curitiba - PR, Brasil, 2008.
- Estratégia Empresarial - ENEB
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