sábado, 22 de janeiro de 2011

ATO MÉDICO

"Caros senhores favoráveis ao Ato Médico, Se o grande problema é "prescrever", por favor, preciso que me prescrevam um tratamento fisioterapêutico para um paciente de 45 anos com uma tendinopatia crônica do tendão do músculo supra-espinhoso, apresentando calcificação no tendão. Ele apresenta história ocupacional de trabalho com elevação dos membros superiores acima do nível da cabeça (é vendedor de loja de roupas).

Como é ex-jogador de voleibol, desenvolveu lesão do nervo supra-escapular, que culminou numa atrofia do músculo infra-espinhoso. Devido a distúrbios hormonais, desenvolveu osteoporose. Na avaliação, apresentou restrição da mobilidade da cápsula posterior do ombro, fraqueza dos músculos rotadores internos do úmero (grau 3), além de fraqueza de serrátil anterior e trapézio fibras inferiores (graus 4 para os dois músculos).

A articulação esterno-clavicular também tem sua mobilidade diminuída. O que devo fazer, Dr.? Como posso fazer para restaurar a mobilidade da articulação? O que é mais indicado:

mobilização articular ou alongamento? No caso de ser mobilização, que grau devo utilizar? No caso de ser alongamento, é preferível o alongamento ser estático ou balístico? Ou seria melhor utilizar de contração-relaxamento? Qual o tempo adequado de manutenção do alongamento? Ou será que é tudo contra-inidcado, devido à osteoporose?

Com relação ao fortalecimento dos rotadores internos do úmero, qual exercício seria mais indicado para fortalecer o músculo sub-escapular, importante na estabilização dinâmica da articulação gleno-umeral? Devo usar thera-band, halteres,
resistência manual ou simplesmente realizar exercícios ativos livres?

Com relação ao serrátil anterior qual exercício seria mais indicado? Push-ups? Protração resistida? Exercícios ativos apenas, simulando atividades funcionais e procurando evitar movimentos escapulares anormais?

Tudo isso? Nada disso? E se ele utilizar de compensações para a realização dos exercícios, como devo proceder? Com relação ao trapézio inferior, é melhor fazer o exercício contra ou a favor da gravidade? Devo ou não utilizar de movimentos ativo-assistidos?

Qual o melhor exercício? Existe tal exercício? No caso da restrição da articulação esterno-clavicular, é necessário corrigir essa alteração de mobilidade? Se for, é possível corrigí-la? Como proceder. Tem contra-indicações ou precauções?

Não podemos esquecer de tratar também o tecido lesado (tendão do supra-espinhoso). Ele apresenta dor moderada ao elevar o membro superior D acima de 90 graus, que diminui a praticamente zero ao abaixar o braço. É necessára analgesia?

Se for, que forma TENS? Qual a modulação (frequência, comprimento de onda, duração e intensidade)? Ou será que crioterapia é melhor? Em qual forma de aplicação? Por quanto tempo? Ou será que nenhuma analgesia é necessária?

O que posso fazer para estimular o reparo do tendão? US q(uantos MHz? Quantos W/cm2? Por quanto tempo? Onde aplicar?), Laser (qual a intensidade? duração? tem contra-indicações?), exercícios (excêntricos, concêntricos, isométricos, resisitidos, livres? quantas séries e repetições? Qual o intervalo entre séries? Quantos RM? Devo
fazer todos os dias ou não? É contra-indicado exercício?).

Como posso fazer um exercício para supra-espinhoso? Por favor, repassem essa mensagem com urgência para todos os médicos com competência para me ajudar, pois estou com o paciente afastado do trabalho por invalidez e continuo aguardando a "prescrição médica da fisioterapia", já que sem a "prescrição médica", segundo o ato médico, não posso fazer nada $e nós todos os brasileiros, inclusive os médicos
estamos pagando para ele não trabalhar. Não deixemos esse afastametno virar aposentadoria!

Concluindo: Sim ao ato médico, desde que os médicos estudem na faculdade todo o conteúdo que outras 13 profissões da área de saúde têm em seu currículo.

Marco Tulio Saldanha dos Anjos
Fisioterapeuta
CREFITO-4 51246-F

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CONQUISTA



Eu queria conquistar o mundo
preencher de ideias, de conforto de alegria

Eu queria voar para todos os lugares, alcançar lugares, passear conversar
ter e viver com alguem,

Eu queria ter uma sacola mágica, para poder tirar de lá todos os meus sonhos
desejos e desejos e sonhos dos outros,

Eu queria saber segurar por grande e longo tempo a respiração e poder explorar
o mais profundo de todos os oceanos, ver lugares jamais vistos, ver seres jamais observados tocar em plantas, pedras e até descobrir tesouros submersos,

Eu queria poder explorar o profundo de cada ser, saber o que pensa, o que deseja e poder realizar tal feito.

Eu queria ir a lua, visitar todos os sistema solares que existir, viajar no tempo, comquistar distribuir, doar;

Eu queria....mas não posso.

Então o que me resta é sonhar, acreditar e saber distribuir o que tenho, no tempo certo,para pessoas certas e o pouco que tenho fazer tornar um maximo perante aqueles que conseguir ajudar.

Eu queria conquistar o mundo....mas posso conquistar o mundo de alguém com um sorriso
Eu queria voar para todos os lugares.... mas eu posso alcançar o mais profundo coração sem atingir grandes alturas e fazer a diferença nesta vida.

Eu queria ter uma sacola magica para transformar....mas eu posso transformar aqueles que estão proximos a mim, com um carinho, com amor, sabendo dizer sim e também dizer nao em momentos oportunos.

Eu queria saber segurar por grande tempo a respiração...mas eu posso abster de algum momento da minha propria respiraçao e saber atribuir ajuda a outros respirando com eles momentos feliz, triste, curto, longo...sabendo o momento certo de falar ou ficar calado, o momento de chorar ou sorrir juntos, anda ou ficar parado.

Eu queria poder explorar o profunda de cada ser...mas eu posso explorar o meu, fazer
a compreender os meus proprios sentimentos e transmiti-los a outros de forma a transformar.

Eu queria ir a lua. viajar, conquistar...mas eu posso ir muito além, basta colocar a disposiçao

eu queria....eu posso.